Loja física VS Loja virtual: vantagens e desvantagens
Quer decidir entre abrir uma loja física ou online? Ou você pretende abrir uma versão virtual de sua empresa local?
A MarketUP traz para o leitor uma análise entre as vantagens e desvantagens entre a a loja física e a loja virtual. Para que você possa entender melhor como funciona a dinâmica destes dois modelos de negócio. Um deles (a loja virtual) cresce todos os anos em um ritmo acelerado, onde de acordo com o E-commerce Brasil, deve aumentar 15%, para um valor de R$69 bilhões ao ano. Por outro lado, os clientes tradicionais não hesitam em querer ver os seus produtos antes de comprá-los.
Vantagens de lojas online versus lojas físicas
Costuma-se dizer que os números falam por si. Se confiássemos apenas nesse critério, poderíamos dizer que as lojas virtuais já conquistaram negócios locais por KO.
De acordo com o blog da Moip, o ano de 2017 surpreendeu muitos lojistas virtuais com seus resultados, demonstrando que o varejo online ainda é uma ótima oportunidade para fazer comércio, mesmo em tempos de crise financeira.
Segundo a 36° edição do relatório Webshoppers, publicada pelo Ebit, em 2017 o volume de pedidos online cresceu 3,9% em comparação aos anos de 2015 e 2016.
Além disso, um outro fator importante diz respeito ao engajamento dos consumidores ao mercado online. Em relação a 2016, houve um aumento de 10,3% no volume de clientes, deixando claro que a migração para os meios digitais é constante e se mantém expressiva.
A seguir, estão as razões para o e-commerce crescer tanto ultimamente:
1. Você está aberto ao mundo
Uma das principais vantagens de ter um negócio online é que você quebra as barreiras físicas. Você não depende do número de pessoas que passam pela sua rua ou do número de folhetos entregues nas caixas de correio. Da Internet você pode vender para o mundo.
2. Novos Clientes
Você já viajou e desejou que a loja incrível que você descobriu estivesse em sua cidade? Com uma empresa local, você só pode atrair clientes que chegam à sua loja. Com a Internet, não importa onde os clientes estão, apenas importa quão bom é o seu produto.
3. Novas opções de vendas
O dropshipping, é o processo consiste em receber as ordens de serviço (vendas) online e encaminhá-las ao fornecedor, ou seja, o parceiro dropship, que por sua vez envia o produto para o seu cliente em nome da sua empresa. é uma opção atraente para iniciar um novo negócio e para quem já tem um estabelecido.
Se você tem uma loja, o dropshipping permite que você abra novas linhas de produtos e diversifique seus fluxos de receita sem fazer um grande investimento. Lembre-se que a chave é encontrar um bom provedor.
4. Custos mais baixos
Aqui não há dúvida, os custos de abrir uma loja online são muito menores do que se você tivesse que abrir uma empresa local.
5. Sem horários
Uma das principais desvantagens das lojas físicas em relação ao comércio eletrônico é essa. Não há feriados nem horários de encerramento, sua empresa está operando 365 dias por ano, 24 horas por dia.
Vantagens de lojas físicas versus lojas online
Como se costuma dizer, cada moeda tem dois lados e esta questão não seria uma exceção. As lojas físicas continuam se destacando em vários pontos que as lojas virtuais ainda não atingiram. Vamos ver o que eles são.
1. Os clientes querem ver o produto
Ainda há pessoas que precisam tocar, ver e sentir o produto antes de comprá-lo. As empresas on-line colocaram as rodas em movimento a esse respeito e estão oferecendo cada vez mais a possibilidade de um retorno completamente gratuito se o produto não satisfizer.
2. A dificuldade em vender certos produtos online
Existem produtos que, pelo preço ou pela natureza especial, parecem impossíveis de vender online. Um exemplo típico são os carros, embora, as concessionárias de carros on-line sejam uma realidade cada vez mais próxima.
3. Lealdade do cliente
É verdade que para servir os clientes em pessoa promove a lealdade, mas isso não é um argumento definitivo em favor das lojas locais. Lojas online têm suas próprias maneiras de obter a lealdade do cliente. Se seus produtos e serviços são competitivos, você ganhará sua confiança.
Conclusão: lojas físicas vs. lojas online
Embora cada modelo de negócio tenha suas vantagens, a tendência é que as vendas através do comércio eletrônico sejam uma fatia crescente do bolo. Se você definir agora, exceto em um caso muito estranho, é melhor que seus primeiros passos sejam com uma loja online.
Mas, todo o dinheiro que você economizar em aluguel e outros custos, invista na criação de uma boa estratégia de marketing digital.
Se você acha que tudo o que precisa fazer é enviar produtos online para o seu site, está muito enganado. Você tem uma loja física?
A realidade é que a cada dia que passa sem você criar a versão virtual da sua loja, você está perdendo dinheiro. Este é um investimento mínimo para todos os benefícios que ele pode trazer para você.
Quer abrir uma loja online? A MarketUP disponibiliza para você o domínio e hospedagem gratuitos, integração com Correios e cálculo de frete, personalização da sua loja e selo E-Bit para maior confiança do consumidor! Faça o seu cadastro e comece a vender virtualmente e fisicamente!