Notícias
25
mar

Mais da metade dos usuários de Redes Sociais utilizam as mídias para fins profissionais

Fonte: Thinkstock

Fonte: Thinkstock

Embora a comunicação, relacionamento com amigos e estudos seja o objetivo inicial das redes sociais, a utilização voltada a negócios e gestão profissional já ocupa grande parte deste universo online. Pesquisa realizada pela empresa ESET América Latina, revela que mais da metade dos usuários de perfis em redes sociais utilizam para fins corporativos.

Em resposta a questão “Que tipo de dados você compartilha em redes sociais”, 49% disseram compartilhar informações de trabalho, enquanto 55% postam informações pessoais e 53% publicam notícias que consideram relevantes. Analisando estes dados, percebe-se que o usuário está mais ponderado ao expor sua vida, considerando que pode estar não só estar sendo observado pela atual empresa, mas também,  tendo o seu perfil/conteúdo visualizado e por vezes analisado para possíveis cargos e projetos de outras corporações.

Segundo Carlos Contar, diretor regional da Business Partners Consulting, especializada em recrutamento e seleção de executivos, diz que é mais comum do que se imagina, pesquisar perfis e experiências profissionais  nas redes sociais. “Os métodos de análise continuam sendo os bancos de talentos, dados e referências profissionais, mas há posições bem específicas, onde o perfil pessoal e suas linhas de pensamento são muito importantes. Nestes casos, uma busca no perfil do candidato acontece, sim”, diz o diretor.

As redes servem principalmente para conectar pessoas e interesses. “Há redes específicas, como o Linkedin, que servem não só de vitrine profissional, mas de fonte de informação e exposição de conteúdo. Através delas, o profissional se atualiza do mercado, acompanha movimentações e projetos. Em uma possível entrevista, além da avaliação por experiências e competências, iremos ratificar o alinhamento das informações contidas em seu perfil contido nas redes sociais”, diz o consultor.

Mais uma dica importante é o cuidado com seu perfil profissional. “Mantê-lo atualizado, com projetos que participou e com experiências relevantes e autênticas, é uma ótima forma de estar sempre bem representado no mundo virtual. Convites de conexões também devem ser respondidos em pouco tempo. Atualmente há vários aplicativos para smartphones que permitem fácil acompanhamento. Devemos utilizar a tecnologia a nosso favor. Certamente, são pontos positivos para o desenvolvimento de qualquer carreira”, diz Carlos.

Fonte: Cristiane Dubena

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.