5 maneiras de ser mais produtivo em 2018
Aprenda a como enfrentar suas tarefas diárias e ser mais produtivo
Com o início de ano, todos querem colocar em prática seus projetos e planos a fim de ser mais produtivo. Porém, não são todas as pessoas que o conseguem mudar sua rotina diária, principalmente por conta da correria do dia a dia.
De acordo com o professor de psicologia David De Steno, para o New York Times, até a primeira semana de janeiro, 25% das promessas costumam ficar pelo caminho. Isso prova que nossos hábitos diários têm grande poder sobre nossa produtividade e que é necessária perseverança e resiliência se quisermos alcançar a excelência.
Para te ajudar a começar o ano muito mais motivado e produtivo, principalmente no trabalho, selecionamos algumas dicas importantes que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia. Confira:
1. Leve seu sono a sério
Vivemos em uma cultura que encoraja convicções como: “Eu vou dormir só quando morrer” e “Dormir é superestimado”. Como consequência, é fácil pensar que mais horas de trabalho equivalem a mais sucesso. Este fato, no entanto, não poderia estar mais longe da verdade. Como dizem os especialistas, existem vários efeitos colaterais negativos com esse estilo de vida.
Diversas pesquisas mostram que pessoas com privação de sono têm sete vezes mais probabilidades de sofrer com depressão. Arianna Huffington, criadora do The Huffington Post, em entrevista ao site Entrepreneur, em 2016, advertiu: “O mito da privação de sono como preço para realização do sucesso, é perigoso”.
2. Resista ao desejo de verificar e-mails a todo o momento
O e-mail é a principal ferramenta de comunicação no trabalho. Normalmente, funcionários do escritório gastam, em média, 6 horas por dia verificando e-mails, sendo 3 horas dedicadas aos e-mails de trabalho e as outras 3 horas para mensagens pessoais.
Enquanto a maioria de nós lê os e-mails de manhã, especialistas em produtividade dizem que você encontrará mais sucesso se você verificar e-mails somente depois de ter realizado uma tarefa.
Então, quando chegar à sua mesa, comece completando algo de sua lista de tarefas e somente depois leia seus e-mails. Desta maneira você não é sugado pelo “vórtex” de e-mails no início do dia.
3. Desenvolva uma rotina pela manhã
Como você começa o seu dia dá o tom para o que fará no trabalho. Por esta razão, muitos empresários bem-sucedidos têm uma rotina matinal. Sendo assim, acorde bem antes de precisar entrar no escritório. Como o site Entrepreneur afirmou: líderes possuem hábitos de sucesso que se tornaram rotineiros e tendem acordar cedo e ganhar tempo para o que é importante para eles.
Dica extra: o exercício eleva suas endorfinas e aumenta sua produtividade. Você estará mais acordado e pronto para enfrentar o dia.
4. Comprometa-se a sempre escrever algo
Escrever as coisas que ocorrem ao longo do dia irá deixá-lo mais organizado, dará clareza e aumentará a produtividade. Um dos principais benefícios de escrever é que você não se esquece das coisas importantes, visto que é ativada uma parte diferente do seu cérebro, permitindo que informações sejam processadas de maneira focada.
Além de escrever suas tarefas diárias use o método do “pensar no papel”. Ele permite que você coloque para fora todas as suas ideias de maneira fluida. Richard Branson, famoso empresário britânico, tem o costume de dizer que uma de suas melhores posses é um caderno escolar de tamanho padrão. “Qualquer pessoa que deseja liderar uma empresa deve desenvolver o hábito de tomar notas. Eu carrego um caderno para todos os lugares que vou”, afirma sempre.
5. Implemente a “regra dos dois minutos”
Se seu objetivo é maximizar seu tempo, a implementação da “regra dos dois minutos” é um hábito que você pode adotar. Esta regra estabelece que qualquer ação que pode ser tomada em dois minutos ou menos, deve ser completada imediatamente.
Segundo os pesquisadores David Maxfield e Justin Hale, da empresa de treinamento de liderança Vital Smarts, essa é uma prática que muitos funcionários superiores implementam, pois permite que eles finalizem rapidamente pequenas tarefas antes delas aglomerarem.
Dica extra: aplique esta regra não apenas no trabalho, mas também em suas tarefas pessoais, como doar dois minutos do dia para fazer sua cama ou limpar os seus pratos imediatamente após a refeição.