Covid
08
abr

Como manter o financeiro saudável em tempos de crise

Com a pandemia que cerca nosso País e o mundo, muitas empresas já têm ou terão problemas financeiros.

O momento atual exige dos empreendedores um alto nível de controle sobre as finanças, especialmente porque este cenário pode implicar em redução no número de clientes, queda no faturamento e muito mais.

Porém, é apenas em épocas de crises que muitos brasileiros se dão conta da real importância da educação financeira. O aperto financeiro traz como consequência um impacto na capacidade de pagamento e, obviamente, um crescimento no número de negativados.

A falta de conhecimento deste assunto tão importante, faz com que o controle das finanças de muitas empresas seja negligenciado. 

Tirar sua companhia de uma crise financeira, independente do motivo, pode parecer um desafio difícil de superar. Mas, com um controle financeiro eficaz o cenário pode mudar.

O gerenciamento das finanças precisa ser uma obrigação do empresário, agora mais do que nunca. No entanto, muitos empreendedores cometem uma série de erros simples. Seja por falta de planejamento ou até mesmo com a análise financeira de sua empresa.

Entre essas falhas cometidas pelos empresários, as mais comuns são:  

  • Confusão entre o patrimônio individual e empresarial;
  • Falta de planejamento financeiro; 
  • Contração de dívidas sem a previsão de receitas.

Portanto, para manter o financeiro da sua empresa em dia e não ter prejuízos futuros, veja algumas ações que podem ajudar o seu negócio.

Analise suas despesas

Em um momento de crise, o planejamento financeiro é essencial. É preciso ter uma visão ampla das despesas, para assim, realizar o planejamento com antecedência. Muitos estabelecimentos, principalmente os pequenos, não possuem uma relação de gastos separados entre despesas fixas e variáveis. Custos como aluguel, folha de pagamento e manutenções entram nas despesas fixas. Já as variáveis estão gastos como itens de insumos, que variam de acordo com as próprias vendas. Os gastos fixos, independem da venda, por isso serão os que mais vão pesar para os empresários nesse cenário.

Organize os gastos

Com uma possível redução no faturamento, o empreendedor deve organizar os gastos e as despesas. Algumas providências podem ser tomadas:

  • Negocie com antecedência o prazo de pagamentos dos fornecedores;
  • Se tiver dívidas com instituição financeira procure negociar as contas, a fim de aumentar o prazo de pagamento;
  • Evite fazer despesas que não são necessárias para o funcionamento do negócio.  

Ao organizar as despesas a serem pagas nos próximos meses, o empreendedor terá mais facilidade para definir as ações preventivas com as despesas e priorizar aquelas que possuem maior impacto nos negócios.  

Corte gastos

Ao realizar o controle financeiro, você irá monitorar todos os gastos e contas que a sua empresa possui. E neste controle, você perceberá quais despesas não são importantes, assim como processos que tenham trago prejuízos para o negócio. Avaliar esses problemas, muitas vezes, pode ser uma alternativa para diminuir gastos.

Inove para aumentar a receita do negócio

Em tempo de crise, o faturamento pode sofrer quedas com a diminuição das vendas. Por isso, inovar e buscar soluções para reverter esse cenário podem ser eficazes para os resultados. Confira algumas dicas:

 

Faça promoções

Busque baixar os preços daqueles produtos/serviços que estão parados há algum tempo no estoque. Desta maneira, além de procurar soluções para o faturamento, também movimenta o seu estoque.

Aposte em serviços diferenciados

Não só em momento de crise, os estabelecimentos precisam  optar por serviços e produtos diferenciados. Pois, sabemos que há muita concorrência em diversos segmentos do mercado. Por isso, um serviço que pode ser interessante neste momento são as entregas mais rápidas. Veja como um bom serviço de entrega pode ser o diferencial para sua empresa.

Ofereça formas de pagamentos

Disponibilizar várias formas de pagamentos pode ser uma boa estratégia de venda. Além disso, lembre-se de fornecer parcelamentos sem juros. Sabemos que neste momento as pessoas não estão gastando muito. Por isso, ofereça o parcelamento para que os seus clientes consigam comprar sem afetar o orçamento financeiro.  

 

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE FINANCEIRO 

Podemos observar que a gestão financeira ajuda o empreendedor a manter o controle e a saúde financeira de seu estabelecimento. E que ela, não é só importante em momentos de crises. Mas sim, uma das atividades essenciais para o bom funcionamento do negócio. É preciso planejar, ter o fluxo de caixa ativo, conhecer o estoque para realizar uma gestão de compras eficiente, organizar as despesas e muito mais.

Ter o controle de uma empresa, pode ser não ser uma tarefa fácil. Porém, ao contar com um sistema integrado de gestão empresarial o cenário muda. A plataforma automatiza todos os processos operacionais da empresa, auxiliando o empreendedor nas tomada de decisão.

Veja como a MarketUP pode te ajudar. O cadastro é simples, rápido, sem falar que a plataforma é gratuita.

PODCAST

Quer saber mais sobre os impactos financeiros da COVID-19 nos pequenos negócios? Saiba mais em nosso podcast com o consultor financeiro do Sebrae.

Saiba mais

Por: Tainá Almeida

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.