MEIs aderem a pagamento digital cada vez mais rápido, aponta pesquisa
Ao menos 40% dos microempreendedores individuais (MEIs) disponibilizam a opção de pagamentos digitais aos seus clientes no seu primeiro ano de funcionamento. Para as médias e grandes empresas, esse percentual aumenta para 61%. Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Visa Consulting & Analytics (VCA), consultoria da Visa.
A pesquisa considera o prazo entre a data de abertura do CNPJ na Receita Federal e a primeira transação feita com Visa. O pagamento digital pode ter sido realizado em e-commerces, por meio link de pagamento e em maquininhas com cartões de crédito, débito e pré-pago.
“Nos últimos dois anos, percebemos que os MEIs têm buscado com mais rapidez os pagamentos digitais, por entenderem os benefícios de segurança, opções de parcelamento e garantia de recebimento e pela crescente demanda dos clientes por experiências de compras mais inovadoras, práticas e convenientes”, comentou Oscar Pettezzoni, diretor executivo da Visa Consulting & Analytics.
Adesão a pagamento digital é maior entre novos MEIs e segmentos alimentícios
Segundo reportagem do G1, o número de microempreendedores individuais têm crescido desde o início da pandemia de covid-19. O Brasil registrou recorde na abertura de novos MEIs no início de 2021, ultrapassando a marca de 11 milhões. Muitos desses negócios já iniciaram as suas operações oferecendo o pagamento digital a seus clientes.
O estudo mostrou que segmentos como restaurantes (60%), fast food e delivery (54%) e atacadistas, supermercados e mercados (47%) se destacam entre os MEIs que adotaram em menos de um ano os pagamentos digitais. A alta adesão se dá principalmente pela natureza dos seus negócios.
Os números do levantamento feito pela Visa apontam, ainda, que os índices de aceitação do pagamento por aproximação e de vendas pela internet dos MEIs são próximos aos de empresas de grande e médio portes. “Os estabelecimentos comerciais que seguem a tendência de pagamento por aproximação têm notado um grande potencial para alavancar os negócios de suas empresas dada a rapidez e inovação desta modalidade de pagamento – é um caminho sem volta e que agrega muito à toda a experiência de compra”, finalizou Oscar.
Redação MarketUP | Fonte: G1