MEIs impulsionaram abertura de novos negócios em março Notícias
23
jun

MEIs impulsionaram abertura de novos negócios em março

Foram criadas 351.714 novas empresas no Brasil em março de 2021, segundo levantamento do Indicador Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Os dados, divulgados ontem (22 de junho), representam um aumento de 17,9% em relação ao mesmo período do ano passado. 

O crescimento do número de negócios iniciados em março deste ano, último mês com dados consolidados, foi impulsionado principalmente pela abertura de microempresas individuais (MEIs). De acordo com o levantamento, 282.211 dessas novas novas empresas são MEIs, número que equivale a 80,3% do total.

Setor de serviços concentrou o maior número de novos negócios

Em fala à Agência Brasil, Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, afirmou que a crise decorrente da pandemia de covid-19 continua sendo fator importante na decisão de empreender. “As pessoas seguem optando por investir na abertura de empresas para geração de renda, já que o desemprego continua em alta”, comentou.

Além das MEIs, o setor de serviços foi um dos responsáveis pela alta na criação de novas empresas. O levantamento apontou que do total de 351.714 empresas criadas em março, 240.166 são de negócios voltados para o segmento de serviços (68,2%), enquanto 81.890 são de comércio (23,3%) e 26.419, da indústria (7,6%).

Sociedades limitadas também registraram alta

A pesquisa da Serasa Experian também mostrou um aumento na abertura de sociedades limitadas. No último mês de março, 45.145 sociedades limitadas foram criadas, 12,9% do total. Em comparação ao mesmo mês de 2020, esse número representa um 67,3%, maior alta entre os diferentes tipos de natureza jurídica que uma empresa pode ter. Somente 10.383 dos novos negócios foram registrados como empresas individuais (2,9% do total) e 13.965, como outros tipos (3,9%).

“O aumento desse tipo de empresa pode indicar que os empreendedores estão preferindo trabalhar em sociedade para garantir, principalmente, apoio financeiro em meio à crise econômica, já que o investimento inicial costuma ser decisivo para garantir a saúde e o sucesso do novo negócio”, finalizou Rabi.

Redação MarketUP | Fonte: Agência Brasil

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.