Crie sua conta agora mesmo

e comece a administrar  sua empresa

com o MarketUP.

Mercadinhos de Bairro em Crescimento Exigem Profissionalização

Os mercadinhos de bairro caíram no gosto do brasileiro. Unindo a praticidade necessária para os dias corridos de trabalho ou estudo, com a comodidade de estarem próximos à residência de seus clientes, os empórios, mercearias e os conhecidos mercados de vizinhança apresentaram excelentes índices de crescimento nos últimos anos.
A estabilidade econômica do país na atualidade, aliada as melhorias na renda da população são alguns dos fatores que tem favorecido os minimercados. Esse aumento nas vendas não se reflete apenas na região sul e sudeste do país. Só na cidade de Recife (capital de Pernambuco), o ramo de mercadinhos apresentou um crescimento de 8,5% no ano passado, dados superiores ao do crescimento médio geral do setor (em torno de 5% ao ano).
Mesmo com a forte competição dos hipermercados, que voltaram a apresentar aumento nas vendas, depois de alguns períodos de estagnação, os donos das pequenos varejos estão otimistas e confiam nos seus diferenciais: Atendimento personalizado, produtos que atendem a demanda de seu público consumidor, entre outros, para manter a ascensão do setor.

O desafio da profissionalização

Um dos grandes desafios para o ramo do pequeno varejo está na profissionalização. Alguns dados apresentados por uma pesquisa da GFK (empresa especializada em pesquisas de mercado) chamam a atenção, como, por exemplo: 30% dos empreendedores não sabem definir com exatidão o tamanho do estoque que possuem; 45% não calculam a porcentagem de quebras ou perdas e 55% não sabem informar a quantidade de clientes que fazem alguma compra no seu estabelecimento.
Esses dados nos demonstram que o setor pode ter um potencial de crescimento ainda maior caso utilize de maneira mais profissional informações que são essenciais para qualquer plano de expansão e cumprimento de metas. Além disso, um trabalho mais eficiente com o tipo de dados demonstrado na pesquisa da GFK fortalece as pequenas e médias empresas do varejo na hora de elaborar estratégias para competir com as grandes redes de hipermercados e com o mercado varejista de modo geral. Profissionalize sua empresa para manter-se atualizado as necessidades do seu segmento e para fortalecê-la em momentos de crise.

Utilize a tecnologia a seu favor

Uma boa, rápida e descomplicada maneira de profissionalizar o seu minimercado e pequena empresa do varejo, é com a utilização de um sistema de ERP – Sistema de gestão integrada. Com ele você vai poder ter acesso a todas as informações necessárias para uma boa gestão de seu negócio e poderá aumentar o seu lucro.
Controle o estoque de sua empresa, saiba quando repor produtos em falta, cadastre seus clientes, tenha acesso as informações de fluxo de caixa – e com o sistema de ERP MarketUP você tem todas essas ferramentas completamente gratuitas. O MarketUP te oferece ainda mais vantagens como o controle do PDV (Frente de caixa), sem limite de instalação ou quantidade de uso, e outras vantagens para diferentes tipos de negócio.

Para mais informações verifique o site marketup.com ou entre em contato com nossos canais de atendimento!

 
Por: João F. Barros