Notícias
18
maio

Mercados tentam driblar inflação com descontos

Modalidade ganha espaço nas prateleiras dos supermercados com 50% de desconto

 

Um novo tipo de marketing está ganhando espaço nos supermercados: vender produtos próximos do vencimento, chamados de “vencidinhos”, e itens com embalagens amassadas que não comprometem a qualidade, chamados “feinhos”. Ganha o consumidor, quem mantém o padrão de compra e quem economiza; os fornecedores sem devoluções; e os supermercados.

 

No Rio, a prática ainda avança lentamente, mas a Superprix a adotou. Os descontos online variam de 10% a 50%. O produto tornou-se uma saída para muitos consumidores manterem seus padrões de compra, mantendo-se dentro de seu orçamento.

 

Quer administrar com mais facilidade os recebimentos do seu negócio? Conheça a MarketUP.

 

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) aclamou a comercialização desses produtos. Em São Paulo, por exemplo, já existem estabelecimentos comerciais dedicados à venda desses produtos.

 

“ A Asserj incentiva muito esse tipo de iniciativa, que é boa para todo mundo: para a indústria, que escoa a produção, para o supermercado, que garante a venda, e para o consumidor, que neste momento está muito atento ao preço, e consegue uma grande oportunidade. Principalmente o consumidor de baixa renda, porque ele consegue ter acesso ao produto que está absolutamente próprio para o consumo e com o preço bem mais em conta. Além disso, esse tipo de comercialização evita o desperdício de alimentos, porque, se vencessem na prateleira, obviamente seriam descartados”, avalia Fábio Queiróz, presidente da Asserj.

 

Para algumas marcas, é possível negociar a substituição de produtos vencidos por outros produtos mais novos. Para marcas que não possuem essa negociação, as mercadorias são descartadas.

 

No SuperPrix, os produtos são reprogramados para promoções à medida que se aproximam da data de vencimento, que ficam próximas ao caixa ou em local de destaque para chamar a atenção do cliente. Essas promoções são frequentes e acontecem em todas as lojas.

 

Aviso é colocado na etiqueta

 

No Superprix, a promoção dos “vencidinhos” é realizada em todas as lojas da rede e pode ser identificada por rótulos colocados nas gôndolas ou carrinhos de compras para o consumidor escolher.

 

Entre as ofertas disponíveis, você encontra biscoitos da marca Toddy que variam de 3,79 reais a 2,99 reais. Um Guaracamp por 1,19 reais pode ser adquirido por 0,79 reais. Até as bebidas estão com desconto: a Skol Beats caiu de 5,49 reais (uma lata) para 2,99 reais.

 

Que tal emitir as notas fiscais eletrônicas do seu estabelecimento de forma totalmente gratuita? Conheça o nosso sistema. 

 

A etiqueta indica que o produto está prestes a expirar. As informações devem ser claras para os consumidores.

 

Suzi Moraes, psicóloga e publicitária de 52 anos da Tijuca Norte, usa promoções de supermercado para abastecer sua despensa e cortar custos.

 

“Aproveito o preço mais em conta e não me preocupo, porque sei que não vai me dar problemas”, explica Suzi, que inclui na lista frios, chocolates e biscoitos.

 

Fonte: O Globo 

Autor:

Nayara Bolognesi

Jornalista por formação e apaixonada por marketing digital. O meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva. Tudo sempre com bastante informação, qualidade e uma pitada de publicidade.