Notícias
18
jan

Micro e pequenas empresas terão acesso a crédito de R$ 6 bilhões

O Sebrae e o BNDES assinaram acordo para liberar o dinheiro para empresas em até 2 anos

Sebrae e o BNDES assinarão um acordo de cooperação para liberar R$ 6 bilhões para empreendedores nos próximos dois anos. As ações da parceria entre as instituições devem beneficiar 150 mil microempreendedores individuais (MEI), 90 mil microempresas e 40 mil empresas de pequeno porte.

O acordo foi assinado pelo presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, e do BNDES, Paulo Rabello de Castro, na última quarta-feira (17), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília.

O plano prevê quatro etapas principais. Desde a concessão de crédito orientado com garantias, passando pelos canais de distribuição de crédito e financiamento, depois, a capitalização das pequenas e microempresas e por fim o relacionamento institucional.

A medida é uma resposta as liberações de crédito de instituições privadas e públicas que vêm caindo nos últimos 4 anos. De acordo com informações do Banco Central, de 2014 a 2017, houve uma redução de 33% para as micro e 29% para as pequenas empresas.

O objetivo é que as novas regras criem um efeito positivo no volume de crédito ofertado pelo sistema de bancos operantes das linhas do BNDES. “O crédito é o combustível para as micro e pequenas empresas e nossa batalha é desburocratizar o acesso e conseguir melhores taxas de juros para elas”, disse Afif Domingos, em nota.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.