Micro e pequenos negócios impulsionam criação de vagas de trabalho Notícias
06
jul

Micro e pequenos negócios impulsionam criação de vagas de trabalho

Ao menos 182,2 mil novos postos de trabalho foram gerados pelas micro e pequenas empresas em maio de 2021. Os dados foram divulgados na última segunda-feira, 5 de julho, pelo Sebrae e têm como base informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. O número corresponde a aumento de 115% na comparação com abril deste ano.

Segundo os dados do Caged, o valor é 2,5 vezes maior do que aquele registrado pelos médios e grandes negócios, que criaram 70,9 mil vagas neste período. As informações mostram, ainda, que maio foi o 11º mês consecutivo em que as micro e pequenas empresas apresentaram um resultado positivo nas contratações no País.

Nos cinco primeiros meses deste ano, os micro e pequenos negócios foram responsáveis por 858.419 novos postos de trabalho, contra 279.195 dos médias e grandes. De acordo com a análise mensal feita pelo Sebrae, o mercado mostra uma ligeira retomada ao patamar de 300 mil contratações por mês, após uma queda no ritmo entre março e abril.

Setor de serviços foi o responsável pela maior geração de novos empregos

A análise setorial do Sebrae aponta que as micro e pequenas empresas fecharam o mês de maio com um saldo positivo na geração de empregos em todos os segmentos. O setor que mais registrou a criação de novas vagas foi o de serviços, um dos mais afetados pela pandemia de covid-19. Foram 78,6 mil novos postos de trabalho em serviços, 51,4 mil no comércio, 25 mil na construção civil e 21 mil na indústria de transformação.

O estado que mais criou novas vagas em números absolutos (50,2 mil) foi São Paulo, seguido por Minas Gerais (20,7 mil) e Rio de Janeiro (14,4 mil). Uma análise comparativa levando em consideração a proporção do número de habitantes aponta Amazonas como o estado que mais gerou empregos a cada mil habitantes (19,8 vagas a cada mil habitantes), com o Pará (15,5) em segundo lugar e o Piauí (14,34) em terceiro.

Redação MarketUP | Fonte: G1

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.