Novos meios de pagamento Finanças e Tributos
15
jul

Novos meios de pagamento: como preparar seu negócio 

Nunca houve uma variedade tão grande de novos meios de pagamento como hoje. São tantas as opções que cheques, cartões, documentos e principalmente dinheiro se tornaram métodos ultrapassados.

Inovações impulsionadas por instituições financeiras tradicionais, fintechs e startups tornam as transações mais práticas, seguras e baratas. Tudo isso com tarifas cada vez mais baixas, tornando o consumo mais atrativo tanto para quem vende quanto para quem compra.

Quer atender melhor os seus consumidores? Disponibilize diferentes formas de pagamento para seus clientes com o sistema MarketUP. 

Neste artigo, você encontrará quais são as mudanças nos meios de pagamento e a importância dessa inovação. Nele, abordaremos as vantagens dos novos meios de pagamento e como oferecer diferentes tipos. Confira os tópicos que abordaremos a seguir.

  • Quais novos meios de pagamento merecem a sua atenção?
  • A importância dos novos meios de pagamento
  • As vantagens dos novos meios de pagamento
  • Como oferecer diferentes meios de pagamento?

Vamos lá!

Quais novos meios de pagamento merecem a sua atenção?

Conforme observado no estudo do Mastercard New Payments Index, 63% dos entrevistados disseram ter tentado um novo método de pagamento durante a pandemia, uma solução que tradicionalmente não teria surgido.

O mesmo relatório afirma que 93% dos consumidores estão considerando o advento dos métodos de pagamento digital, ajudando a reforçar as previsões de que muitos dos fundos usados ​​durante esse período continuarão existindo.

Os novos métodos de pagamento que revolucionaram o varejo após a pandemia incluem:

  • contactless;
  • carteira digital;
  • links de pagamento;
  • WhatsApp Pay;
  • biometria;
  • QR Code.

A importância dos novos meios de pagamento

O aumento da oferta de serviços digitais, novos meios de pagamento e o desenvolvimento do e-commerce não seriam possíveis sem o avanço tecnológico dos últimos anos.

Primeiro, a conectividade é o grande fator que possibilita qualquer transformação digital. Afinal, sem acesso à internet, seja estacionária ou móvel, os meios de pagamento mais recentes não poderiam ser utilizados em lojas e pontos de venda.

Além disso, por exemplo, no e-commerce, a velocidade do processo de compra tem impacto direto na experiência do consumidor. Portanto, contar com uma troca de dados rápida e altamente disponível pode fazer a diferença que seu negócio precisa para se destacar.

Nesse sentido, a chegada iminente do 5G é outro fator que traz grandes expectativas para as empresas. A conexão de quinta geração terá latência inferior a 1 milissegundo e velocidade de transmissão de até 20 Gb/s.

De fato, essa melhoria na conectividade também afetará outras tecnologias importantes que suportam métodos de pagamento, como a nuvem. No cenário digital, os serviços em nuvem estão surgindo para fornecer opções econômicas. 

Facilite o recebimento dos valores referente às vendas do seu estabelecimento. Conheça o sistema ERP MarketUP.

As vantangens dos novos meios de pagamento

Conheça agora as vantagens de utilizar novos meios de pagamento na sua instituição ou empresa.

Redução de fraudes

Quem tem uma loja física e trabalha com dinheiro sabe o risco de assalto é grande. Isso pode criar insegurança para a segurança pessoal de seus funcionários e a instabilidade financeira do seu negócio.

Usar apenas dinheiro, panfletos e cheques também pode levar a um menor controle financeiro sobre as operações, principalmente no que diz respeito à inadimplência. Com uma nova forma de pagamento, a gestão fica mais eficiente e integrada, tornando seu negócio mais estável no mercado.

Aumento da praticidade

As empresas que não oferecem métodos de pagamento eletrônico arriscam ver os clientes sair. Afinal, as pessoas buscam facilidade na hora de fazer compras – e oferecer essa possibilidade é uma excelente forma de simplificar e desburocratizar o atendimento ao consumidor.

Adicionar opções de pagamento também é uma forma de tornar o atendimento mais prático e confortável para os clientes.

Maior controle

Seus clientes podem ver exatamente quais itens foram comprados e o valor de cada item através de métodos de pagamento eletrônico. Dessa forma, você pode garantir que nada seja feito sem a permissão dele.

O controle também é uma vantagem muito grande para os proprietários de comércio. Você poderá revisar com mais facilidade as faturas geradas, os clientes que precisam ser faturados, estabelecer critérios de cobrança, realizar a análise de crédito mais precisa e ajudá-lo a gerenciar os relatórios financeiros de sua loja.

Redução no atendimento

O uso de dinheiro apenas conta cada compra feita pelo caixa e pelo cliente. Com esta solução, o valor cobrado é automatizado, economizando tempo dos consumidores.

Além disso, o parcelamento (geralmente) exige uma análise de crédito de cada nova cartilha emitida, diferente da oferta oferecida pelo próprio cartão da loja. É claro que os gerentes de negócios podem visualizar essa margem a qualquer momento, pois todas as parametrizações são ajustadas à situação real da empresa.

Flexibilidade para a empresa

Não é apenas o processo de lidar com dinheiro que é trabalhoso. À medida que sua carga de trabalho aumenta, a necessidade de calcular esses valores pode desacelerar seu processo contábil. Ao pagar eletronicamente, o dinheiro é depositado diretamente na conta, o que é mais prático e seguro.

Além disso, os pagamentos eletrônicos são uma maneira de receber pagamentos mais rapidamente, sem grandes complicações. A tecnologia e as conexões aceleradas de internet usadas nesses meios são essenciais para coordenar e reunir fundos de transações.

Como oferecer diferentes meios de pagamento? 

Leve as finanças da sua empresa ainda mais longe com as ferramentas que o ERP MarketUP oferece. Com ele, você pode simplificar a gestão da sua empresa com um sistema totalmente gratuito que atende a todas as suas necessidades.

As ferramentas de pagamento do MarketUP são pensadas para quem precisa evitar erros de faturamento empresarial e organizar a gestão financeira de sua empresa.

Se você deseja oferecer aos seus clientes uma variedade maior de opções de pagamento, precisa agilizar seu processo de vendas e deseja um controle fácil sobre seus recebíveis, o sistema ERP MarketUP é para você.

Com esta ferramenta, você pode proporcionar-lhes maior comodidade, atender às necessidades dos compradores, otimizar a conciliação bancária da sua empresa, incluir diferentes formas de pagamento, modernizar seu negócio, organizar suas finanças e proporcionar condições diferenciadas de pagamentos​​​.

Conclusão

Neste artigo, você encontrou quais são as mudanças nos meios de pagamento e 

sua importância. Nele, abordamos as vantagens dos novos meios de pagamento e como oferecer diferentes tipos.

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP

Aproveite também para seguir a MarketUP nas redes sociais agora.

Compartilhe!

Autor:

Nayara Bolognesi

Jornalista por formação e apaixonada por marketing digital. O meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva. Tudo sempre com bastante informação, qualidade e uma pitada de publicidade.