Crie sua conta agora mesmo

e comece a administrar  sua empresa

com o MarketUP.

O que é a DRE e por que ela é essencial para a sua empresa

O que é a DRE e por que ela é essencial para a sua empresa

A gestão financeira é comumente apontada como um dos pilares com os quais empreendedores têm maior dificuldade ao gerenciar seu próprio negócio. Existem diversos tipos de controles e relatórios para se acompanhar e avaliar o andamento das finanças de uma empresa — e essa extensa gama de ferramentas, somada à necessidade de realizar grandes e importantes cálculos operacionais, pode confundir os gestores. Esses recursos, contudo, são fundamentais para garantir que o negócio tenha resultados positivos. Dentre eles, está a DRE.

 

Com a DRE, é possível visualizar mês a mês todos os custos, receitas e resultados da empresa um a um. Isso pode ser um trabalho árduo, complicado e cansativo, mas analisar essas informações é de grande valia para qualquer negócio.

Mas você sabe exatamente o que é uma DRE? A seguir, confira todos os principais pontos que qualquer gestor precisa saber e entenda melhor por que essa ferramenta é tão fundamental para acompanhar e avaliar a saúde financeira do negócio.

 

O que é a DRE

 

A DRE, ou demonstração do resultado do exercício, nada mais é do que um relatório para análise das finanças e do desempenho do negócio em um determinado período de tempo. Nela, constam todas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados no atual exercício. Através da listagem de todos esses gastos, recebimentos e operações, a empresa tem uma “fotografia” de sua saúde financeira.

 

Para fins legais, a DRE deve ser feita anualmente, mas costuma ser feita mês a mês para acompanhamento gerencial da empresa e suas finanças.  O relatório do demonstrativo de resultados do exercício deve ser sempre preparado respeitando o chamado regime de competência — ou seja, registrando as contas conforme a ocorrência do fato gerador do registro contábil, independentemente do efetivo recebimento da receita ou do pagamento da despesa já ter sido efetuado.

 

Qual é a sua importância

 

Mais do que aprender o que exatamente é a DRE, é fundamental entender qual sua importância dentro da contabilidade das empresas. A demonstração do resultado do exercício tem como principal objetivo fornecer de forma simples ao gestor os relatórios financeiros de sua empresa, os dados básicos e essenciais da formação do resultado do lucro ou do prejuízo em determinado período de tempo. Esse documento mostra a capacidade e a real situação financeira do negócio, funcionando com uma importante ferramenta para tomada de decisões estratégicas.

 

Se feita corretamente, a DRE permite extrair informações extremamente relevantes, tais como a somatória geral de todas as despesas gerais da empresa, a composição dos custos relacionados aos seus produtos e serviços, a receita total de vendas, o lucro obtido pelo empreendimento com suas operações e os impostos que incidem sobre as atividades e mercadorias do negócio. Dessa forma, é possível conhecer melhor a saúde financeira da empresa e quais as melhores estratégias para melhorá-la.

 

Como a DRE deve ser apresentada

 

A demonstração do resultado do exercício possui uma ordem pré-estabelecida para sua apresentação. São discriminados os valores referentes à receita bruta de vendas de produtos e serviços, suas respectivas deduções, os impostos incidentes sobre as operações e demais abatimentos, chegando ao valor da receita líquida do período. Desse montante, devem ser subtraídos custos dos produtos vendidos e serviços prestados para se ter o resultado operacional bruto. 

 

Em seguida, subtrai-se do valor operacional bruto as despesas referente ao período e acrescidas às demais receitas, dando origem ao resultado operacional líquido. Faz-se o cálculo dos impostos e, então, tem-se o resultado líquido final. Caso a empresa tenha a política de distribuição de dividendos, é nesse momento em que eles são calculados. A conta é simples: o valor do prejuízo acumulado nos exercícios anteriores é subtraído do resultado líquido. 

 

Gestão financeira com o ERP MarketUP

 

Um dos maiores aliados para o seu negócio é um sistema de gestão empresarial completo, acessível e intuitivo. Com uma plataforma ERP, todos os processos financeiros da sua empresa podem ser otimizados e automatizados, economizando tempo e minimizando erros. Se você ainda não utiliza um software de gestão online, a MarketUP pode te ajudar. 

 

O nosso sistema ERP conta com uma gama de recursos e funcionalidades para todas as áreas da sua empresa, inclusive para a sua gestão financeira. O MarketUP traz maior facilidade e agilidade para o seu empreendimento e a sua administração. Com ele, você conta com uma série de recursos para controlar todos os valores que entram e saem do seu negócio, dentre eles a própria DRE gerencial. Cadastrando todos os seus pagamentos e débitos nas contas a pagar e atribuindo categorias a elas, o sistema cria automaticamente seu demonstrativo mensal para que tenha uma visão mais precisa sobre suas despesas.

 

Ficou interessado pelo MarketUP? Acesse o nosso site, conheça mais sobre os nossos produtos e serviços e crie sua conta 100% gratuita. E fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP!

 

Redação MarketUP