Gestão e Vendas
25
jul

O que é Benchmarking e como usá-lo ao seu favor

Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas

O benchmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.

O que é o benchmarking

O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização. Tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhorar o desempenho da empresa ou organização.

Os quatro tipos de benchmarking

Atualmente, é possível identificar 4 tipos de benchmarking:

1. Benchmarking competitivo

benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes. É uma área delicada, pois empresas concorrentes defendem e escondem as práticas que as levam ao sucesso.

2. Benchmarking genérico

benchmarking genérico consiste na comparação de parâmetros da funcionalidade das empresas, em aspectos como o tempo que um determinado produto demora a chegar ao cliente, desde que foi requisitado.

3. Benchmarking funcional

benchmarking funcional é muitas vezes comparado ao genérico porque é relativo a um processo de atuação da empresa, como a distribuição.

4. Benchmarking interno

Existe também o benchmarking interno, que é tomar como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa, e tentar apropriá-los ou melhorá-los para outros setores. No âmbito interno, o benchmarking favorece a própria empresa, uma vez que não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil de ser executado.

Como fazer um benchmarking e se comparar com outro negócio

O benchmarking fornece um meio de comparar sua empresa com outras empresas e identificar áreas em que você pode melhorar seu desempenho. Tom Whitney escolhe dez aspectos do seu negócio que você deve avaliar para ver se você está à altura.

1. Concentre-se em seus principais motivadores de negócios

Estes são os processos que sustentam o sucesso da sua empresa e variam de setor para setor e de empresa para empresa. Se você fornecer um serviço, o atendimento ao cliente provavelmente será um dos principais motivadores do negócio; se você for um fabricante de alto volume, a velocidade da linha de produção será um fator essencial para os negócios.

2. Decida com quem comparar

Seu negócio local ou associação comercial deve sugerir parceiros de benchmarking. Escolha firmas de tamanho similar e com objetivos semelhantes para ajudar a calcular os padrões da indústria; mas também compare com empresas fora de seu setor que se destacam nas áreas que você quer medir – importar sua abordagem pode ajudá-lo a ultrapassar os concorrentes.

3. Compare os objetivos estratégicos

Você pode aprender lições estratégicas com parceiros de benchmarking? O foco nos padrões de qualidade lhes dá uma vantagem, por exemplo? Eles estão desenvolvendo canais de vendas on-line? Pense no que os objetivos estratégicos de outras empresas trariam ao seu negócio, se é que existe alguma coisa.

4. Analise sua alocação de recursos

Você está colocando recursos nas mesmas áreas que seus parceiros de benchmarking? Eles têm mais funcionários ou menos? Em quais partes do negócio? Eles investiram mais em TI e outros equipamentos? Eles estão gastando mais em marketing?

5. Trabalhe suas margens de lucro

Sua margem de lucro bruto (lucro direto sobre o custo de bens e serviços vendidos) lhe dirá quão eficientes são seus processos de produção. Comparando isso com a sua margem de lucro líquido (lucro após todos os seus custos terem sido retirados, incluindo marketing e administração) irá dizer-lhe como efetivamente você ganha lucros de vendas. Mas como você se compara com outras empresas? Você deve agilizar sua operação?

6. Meça seus padrões de atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um campo de batalha fundamental para empresas com produtos ou serviços similares. Ao calcular a proporção de vendas contabilizadas por clientes recorrentes, você terá uma imagem dos níveis de serviço, assim como o número de reclamações recebidas e o tempo necessário para atender a um pedido.

Fontes: Significados e ICAEW

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.