Usuário

Informe abaixo os dados para a criação do usuário que será o administrador do sistema

Domínio

Crie um endereço exclusivo para sua empresa acessar o sistema de gestão MarketUP

CONTA CRIADA COM SUCESSO!

Para ativar sua conta e começar a utilizar o MarketUP, basta seguir as instruções enviadas para o e-mail abaixo, utilizado no seu cadastro de administrador.

OCORREU UM PROBLEMA!

Não foi possível, neste momento, completar sua solicitaçao e criar sua conta no MarketUP. Pedimos desculpas pelo ocorrido e solicitamos que tente novamente.

TENTAR NOVAMENTE
Crie sua conta em
1 Minuto
100% grátis

O que é ERP: como um sistema online gratuito pode ajudar sua empresa

MarketUP > O que é  > O que é ERP: como um sistema online gratuito pode ajudar sua empresa

O que é ERP: como um sistema online gratuito pode ajudar sua empresa

Quando se está apenas começando a se aventurar pelo universo do empreendedorismo, conhecer as melhores ferramentas para negócios é essencial. Afinal, saber o que o mercado oferece para pequenos e médios empreendedores pode ser a diferença entre sucesso e fracasso. É o caso, por exemplo, do ERP, que apesar de estar tão em evidência, ainda gera muitas dúvidas entre empreendedores.

Você já deve ter ouvido o termo antes por aí, mas talvez não saiba muito bem o significado de ERP. Se este for o caso, não se preocupe: você não está sozinho. Depois de ler este artigo que preparamos para você, saberá tudo sobre o assunto. Inclusive como escolher o melhor ERP para sua empresa, já que este é um assunto delicado e que exige atenção. Afinal, escolher o software de ERP errado pode custar muito para seu negócio, e você com certeza não deseja isso.

Neste artigo, iremos abordar as principais dúvidas que você pode ter sobre o assunto, tais como:

  • Afinal, qual o significado de ERP?
  • Para que serve um sistema ERP?
  • Quais os benefícios de usar um sistema ERP?
  • Quais funcionalidades um sistema ERP deve conter?
  • Como implementar um sistema ERP na sua empresa?
  • Quais as vantagens de um sistema ERP online?
  • 7 motivos para usar o sistema ERP grátis MarketUP

Agora que você já está por dentro de tudo que iremos abordar a seguir, não perca mais tempo. Prossiga a leitura e saiba o que é ERP e como um sistema online gratuito pode ajudar sua empresa. Boa leitura!

AFINAL, QUAL O SIGNIFICADO DE ERP?

Para simplificar em poucas palavras, ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português. Pode ser comum também que algumas pessoas traduzam como Sistema Integrado de Gestão Empresarial ou apenas Sistema de Gestão Integrado. No fim, é tudo a mesma coisa. Em resumo, sua função é auxiliar a gestão de um negócio por meio de integração entre os departamentos que constituem-no.

Para que você entenda melhor o significado, vamos voltar um pouquinho no tempo e explicar rapidamente a origem desse sistema. Ao contrário do que você talvez esteja pensando, a ideia por trás do sistema ERP não é tão recente assim. Ela já existe há mais ou menos uns 100 anos, apesar de obviamente não ser exatamente como conhecemos hoje. Ela tem origem quando o engenheiro de produção Ford Whitman Harris cria uma fórmula para ajudar a ordenar o estoque. O modelo de gestão criado por ele ficou conhecido como EOQ (Economic Order Quantity), ou Quantidade de Ordem Econômica.

Décadas mais tarde, a informatização permitiu que esse sistema fosse transportado para os então emergentes computadores, que facilitaram o processo. O novo sistema que surgiu disso ficou conhecido como MRP (Material Requirements Planning), ou Planejamento dos Recursos de Manufatura. Poucos anos depois, um sistema mais amplo foi criado para integrar todas as atividades da empresa: o MRP II. Esse sistema passou por atualizações ao longo dos anos até que, nos anos 1990, passou a ser conhecido como ERP. E até hoje novas atualizações surgem para deixá-lo cada vez melhor e mais completo.

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

PARA QUE SERVE UM SISTEMA ERP?

Depois dessa explicação sobre o que é um ERP, você pode estar se perguntando “mas para que isso serve, afinal?”. Essa é uma das dúvidas mais comuns que gestores têm hoje em dia ao abrir um negócio. Afinal, já são tantos termos que permeiam o universo do empreendedorismo que, às vezes, pode ser difícil lembrar de todos. Mas conhecer as funções do ERP é essencial no momento de escolher o sistema de gestão integrado ideal para você. Dessa maneira, você garante que irá saber escolher o melhor modelo para suas necessidades e as de sua empresa.

Para começar, um sistema de gestão ERP tem a função de ajudar na organização de uma empresa e seus recursos. É uma ferramenta essencial no dia a dia de qualquer negócio para gerenciar contas e monitorar as vendas de perto. Além disso, um ERP pode auxiliar no atendimento ao clientes por meio de um PDV personalizado, completo e ágil. Ele permite também emissão de NFC-e/SAT e os melhores ERPs não deixam você na mão nem quando estiver offline.

Mas não pense nem por um segundo que é apenas isto. Veja outras funcionalidades que um bom sistema ERP oferece para seu negócio:

  • controle de comandas com Limite de Consumo e Impressão Distribuída;
  • controle de vendas com Comissionamento, Pedidos, Orçamentos, Devoluções e Boletos;
  • controle de compras com Pedido de Compras, Central de Compras e Importação de NF-e;
  • controle de catálogo com Impressão de Etiquetas e Balança;
  • controle de estoque com Movimentação, Produção e Consulta;
  • controle do financeiro com Contas a Pagar, Contas a Receber e Fluxo de Caixa;
  • controle fiscal com Matriz Fiscal, NF-e, NFS-e, NFC-e/SAT e Certificado Digital.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE USAR UM SISTEMA ERP?

Toda tecnologia tem como objetivo principal facilitar ou melhorar algo na vida das pessoas que a utilizam. No caso do sistema ERP, o objetivo é auxiliar na gestão dos negócios e ajudá-los a alcançar todo seu potencial. Mas se você ainda tem dúvidas sobre adotar este sistema em sua empresa, deve considerar os benefícios dessa decisão.

Para começar, um bom sistema permite que seu negócio tenha uma gestão mais integrada. Na prática, isso quer dizer que você terá muito mais controle sobre os processos operacionais. Gerenciar todas as informações que fazem parte de sua empresa garante um aumento de eficiência e produtividade considerável. Isso porque contar com dados fornecidos por um sistema de software ERP é essencial para ser mais competitivo no mercado.

Além dos benefícios citados acima, adotar um sistema ERP em sua empresa significa otimizar processos por meio da automatização. Ou seja, você não precisa mais perder tempos com tarefas que podem ser feitas muito mais rapidamente pelo software. Isso permite que você controle melhor seus prazos e até mesmo tenha um controle maior sobre seus custos. Dessa maneira, você reduz os riscos de seu negócio e tem mais segurança para investir e garantir que ele cresça.

Por fim, aqui vai um ótimo exemplo de como um sistema de ERP atua em sua empresa. Imagine que o controle de estoque de seu negócio precise ser feito diariamente. Sem um sistema próprio para ajudá-lo nessa tarefa, seria necessário que um funcionário fizesse esse trabalho manualmente. Porém, um sistema de gestão integrado removeria automaticamente os produtos dos registros do estoque assim que fossem vendidos. Dessa maneira, além de agilizar a tarefa, você também já saberia quais produtos comprar a fim de repor o estoque.

QUE SINAIS INDICAM QUE A EMPRESA PRECISA DE UM SISTEMA ERP?

Pelas vantagens que oferece, o ideal seria que o sistema ERP fosse adotado por todas as empresas. Porém, nem sempre os gestores tomam essa iniciativa até sentirem no bolso a falta que um sistema integrado faz. Infelizmente, ainda é muito comum que alguns empreendedores percebam tarde demais que precisam implementar o sistema em suas empresas. Quando isso acontece, precisam correr dobrado atrás do prejuízo e ficam bastante atrás da concorrência. Mas não precisa ser sempre assim. É possível observar quais são os principais problemas da empresa que poderiam ser resolvidos com a ajuda de um ERP.

Um dos primeiros critérios que devem ser observados para definir a necessidade de um sistema ERP é o tempo. Ou melhor, a falta dele. Se os colaboradores gastam tempo demais de seus dias em tarefas pouco produtivas, por exemplo, é um sinal de alerta. Principalmente quando essas tarefas podem ser automatizadas e seu tempo de execução diminuído drasticamente. Outro critério deve ser a dificuldade em unir as diferentes informações sobre a empresa. Se um gestor não consegue ter acesso fácil a todas elas, fica quase impossível planejar as melhores estratégias de negócios.

Para quem trabalha diretamente com o comércio de mercadorias, um dos principais sinais de alerta deve ser o estoque. Como este é uma parte essencial deste tipo de empresa, é necessário saber o tempo todo os níveis do estoque. Afinal, é por meio dele que muitas empresas se baseiam no momento de adquirir novas mercadorias. Quando isso não acontece, pode acontecer do gestor comprar mercadorias de mais ou de menos, o que não é recomendável. E este problema pode ser facilmente resolvido com um sistema ERP que monitora o estoque e repassa as informações necessárias.

COMO IMPLEMENTAR UM SISTEMA ERP NA SUA EMPRESA?

Ok, depois de finalmente constatar que as coisas podiam estar melhores na sua empresa, você decidiu utilizar um sistema ERP. Mas, afinal, por onde começar essa implementação? Como este é um passo importante para sua empresa, não pode ser feito de qualquer maneira, concorda? Afinal, o sucesso de seu negócio dependerá do bom uso desse sistema de gestão integrado.

O primeiro passo, obviamente, é escolher qual o melhor sistema ERP para sua empresa. Na Internet, você encontrará dezenas de versões, mas nem todas são tão confiáveis. Além disso, muitas delas exigirão um custo para poderem ser usadas, mas não garantem todos os resultados desejados. Assim, um sistema ERP gratuito e completo com suporte pode ser a opção mais vantajosa para você e sua empresa.

Uma vez escolhido o melhor ERP do mercado para seu negócio, é o momento de implementar a solução na empresa. Como este pode ser um processo mais extenso e detalhado, o recomendado é contar com ajuda especializada e profissional. Um consultor treinado e capacitado para operar o sistema de maneira adequada e segura pode ser essencial. Assim, você pode ter certeza de que tudo será feito corretamente e pode se concentrar em outras tarefas mais essenciais.

Uma vez que o sistema ERP já tenha sido implementado com sucesso, resta ainda um passo importante: treinar os colaboradores. Como eles também utilizarão o sistema durante grande parte do tempo, é importante que saibam do que se trata. Afinal, esse novo sistema de gestão influenciará diretamente na rotina da empresa, então é importante que todos saibam sua importância. Então, antes de colocar a ferramenta para trabalhar, escolha alguém de confiança para ajudar a equipe nessa fase de adaptação.

QUAIS AS VANTAGENS DE UM SISTEMA ERP ONLINE?

Antigamente, era muito comum que gestores evitassem os sistemas de ERP por acreditarem ser necessário uma infraestrutura cara para mantê-los. Mas hoje, com o avanço da Internet e sua fácil acessibilidade em qualquer lugar do país, isso é passado. E os sistemas de ERP acompanharam essa evolução. Hoje, existe a opção de implementar um sistema de gestão totalmente online em seu negócio. Mas você sabe quais são as vantagens de um ERP online? Dê uma olhada:

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

Custos menores de implementação e manutenção

Uma das maiores vantagens de um sistema de gestão completamente online é seu custo. Como ele funciona na Internet, não há necessidade de comprar aparelhos caríssimos para utilizá-lo. Basta ter um computador ou tablet para acessá-lo. Caso dê algum problema, a manutenção também é mais simples e pode ser feita com a ajuda do suporte. Dê adeus aos gastos estratosféricos com sistemas obsoletos.

Maior segurança dos dados da empresa

Ter seus dados mais preciosos protegidos de concorrentes ou terceiros é essencial para qualquer empresa séria. E é exatamente isso que um sistema de gestão oferece, já que todas as informações ficam armazenadas online. O acesso a essas informações é exclusivo do gestor e pessoas de sua confiança. Dessa maneira, você pode descansar tranquilamente enquanto seus dados estão 100% seguros.

Disponibilidade para usar o sistema em todos os momentos

Enquanto um sistema ERP que não seja online depende de um servidor local, um ERP online depende apenas da Internet. Assim, você pode contar sempre com o sistema, sem medo de mal funcionamento. Mas, caso a Internet não esteja em seu melhor dia, não se preocupe: o sistema ERP MarketUP funciona offline também. Tudo para garantir que você não perca nenhuma venda e tenha todas as ferramentas de que precisa à mão.

Maior possibilidade de mobilidade do sistema

Uma das maiores vantagens em adotar um ERP online em sua empresa é a mobilidade que o mesmo oferece. Imagine a seguinte situação: você está em um uma reunião fora da empresa e um possível investir deseja ver dados. Se você não os tiver facilmente à mão, é possível que ele até mesmo desista de investir em sua empresa. Mas, se você utiliza um ERP online e tiver acesso à internet, pode acessar essas informações de qualquer lugar. Você pode acessar relatórios diários de onde estiver, seja de casa, durante uma viagem ou até mesmo enquanto tira férias.

POR QUE USAR O SISTEMA ERP GRÁTIS MARKETUP?

Agora você já está completamente inteirado sobre como um sistema ERP pode ajudar sua empresa a crescer cada vez mais. Mas se ainda resta alguma dúvida sobre qual software ERP usar, pode ficar tranquilo: temos a resposta. A MarketUP é um sistema de gestão completo para seu negócio que oferece tudo que falamos acima – e muito mais. Nossa startup acredita que um bom sistema de gestão pode fazer a diferença no negócio das micro e pequenas empresas. Veja, a seguir, cinco motivos para usar o sistema ERP MarketUP:

SISTEMA 100% GRATUITO

O maior diferencial da MarketUP frente a seus concorrentes é sua gratuidade completa e incondicional. Nossos usuários não precisam colocar a mão no bolso um momento sequer para aproveitar tudo que temos a oferecer. Gerencie seu negócio, fique de olho no estoque, emita notas fiscais e tenha relatórios completos em mãos com poucos cliques. Tudo para facilitar o dia a dia de sua empresa e fazê-la crescer.

FUNCIONA ONLINE

Ficar preocupado com instalação e armazenamento de um ERP é coisa do passado. O sistema MarketUP é 100% online e pode ser acessado de qualquer computador ou dispositivo remotamente. Até mesmo seus colaboradores podem usá-lo para as tarefas diárias, como controle de comandas e acompanhamento do estoque. Mas se sua conexão não estiver em um bom dia, algumas das principais funcionalidades do ERP MarketUP também funcionam offline. Assim, você não perde nenhuma venda.

EQUIPE DE SUPORTE

Nossa equipe de suporte está preparada para ajudar em quaisquer dificuldades e dúvidas que possam surgir no dia a dia. Basta entrar em contato via telefone, e-mail, Whatsapp ou acessar nosso chat para ser atendido rapidamente. E, assim como todo nosso sistema, você há qualquer tipo de cobrança por esse serviço. De segunda à sábado nossa equipe está a postos para ajudar em qualquer situação.

BACKUPS DIÁRIOS

Descanse tranquilamente sabendo que seus dados estão protegidos e seguros no sistema da MarketUP. Todas as informações de seu negócio são criptografadas e fazemos backups diários para garantir que nada se perca. Assim, você pode se concentrar no que realmente importa: trabalhar para fazer sua empresa crescer cada vez mais.

LOJA VIRTUAL

Em pleno século XXI, uma empresa que não está na Internet praticamente não existe aos olhos dos consumidores. Daí a necessidade de criar uma loja virtual onde vender seus produtos e que tenha a identidade de seu negócio. Para auxiliar você nessa missão, oferecemos a loja virtual da MarketUP. Oferecemos possibilidade de pagamento por meio de quatro empresas de pagamento online e integração com os Correios. Tudo para que você consiga garantir mais vendas e com mais facilidade.

Por: Luis Carvalho

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários no Facebook