Covid
27
maio

O que é Lockdown

Saiba como esta ação pode contribuir para o controle do novo coronavírus

Nos últimos dias ouvimos falar com certa frequência o termo lockdown, mas o que isso significa? Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o que é de fato este termo.

Lockdown  é uma expressão inglesa que significa confinamento ou fechamento total. Ou seja, com o agravamento da pandemia do novo coronavírus, o governo pode decretar um distanciamento mais severo. Desta forma, há um bloqueio total para que as pessoas de modo geral fiquem em casa cumprindo um distanciamento mais radical. 

Quando as medidas de isolamento social e quarentena não são suficientes para reduzir os casos da doença, algumas cidades começam a implementar o  lockdown.  Com essa alternativa, busca-se achatar a curva de infectados e óbitos, e reduzir o fluxo de pacientes aos hospitais e evitar que o sistema de saúde entre em colapso.

Como funciona o LOCKDOWN?

Quando esta medida é tomada, as restrições de circulação da população em espaços públicos ficam limitadas. Fica liberado apenas para questões essenciais, 

como ir a farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo do governo local.

As atividades essenciais funcionam com controle das autoridades. O acesso a um perímetro da cidade ou do estado é fechado e pode passar a ser controlado também.  Para poder passar pelos controles, as pessoas precisam, por exemplo, de declarações de suas empresas que atestam que elas desempenham uma atividade essencial .

 

LOCKDOWN NO BRASIL

  • MARANHÃO

O primeiro Estado a adotar o sistema de lockdown foi o Maranhão. Foram suspensos todos os serviços não essenciais e entrada e saída de veículos particulares na capital São Luís e nos municípios de Paço Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. O descumprimento da regra poderia acarretar multas e o uso de máscaras de proteção, tornou-se essencial, assim como em muitos estados brasileiros.

 

  • PARÁ

No Pará, o governo decretou “lockdown” em quinze cidades para aumentar índices de isolamento social. Esse tipo de medida foi encerrada na última segunda-feira (25), nas cidades paraenses.

  • CEARÁ

No terceiro Estado com mais casos de coronavírus no Brasil, a restrição na capital Fortaleza iniciou no dia 08 de maio, com tempo inicial de 20 dias. Mas, pode estender este período.

 

  • RIO DE JANEIRO

Os municípios de Niterói e São Gonçalo iniciou no dia 11 de maio o lockdown até o dia 15 de maio com possibilidades de prorrogação.O desrespeito às regras acarretou em multa de R$ 180. 

 

  • PIAUÍ

Adotou lockdown parcial em todo o Estado do dia 15 a 17 de maio. A medida proibiu a comercialização de bebidas alcoólicas, abertura de supermercados, comércios e suspensão do transporte intermunicipal de ônibus.

 

  • AMAPÁ

No Estado as medidas  tiveram início no dia 19 de maio e seguem por 10 dia.

 

  • AMAZONAS

O Estado do Amazonas foi o primeiro a registrar colapso no sistema de saúde por conta do novo coronavírus. Quatro cidades – Tefé, Silves, Barreirinha e São Gabriel da Cachoeira –  Tefé, Silves, Barreirinha e São Gabriel da Cachoeira –  adotaram a medida para bloquear a circulação de pessoas nos municípios. No Estado as regras são para que nenhum comércio não essencial abra até o dia 31 de maio. O descumprimento da ordem acarretará em multas severas.

 

  • RORAIMA

Apenas o município de Bonfim, no norte do estado, decretou  lockdown, no período de 11 a 20 de maio.

 

  • PARANÁ

Já no Paraná, apenas a cidade de Campina Grande do Sul, localizada na região metropolitana de Curitiba, decretou lockdown até o momento. São 15 dias de bloqueio, contados a partir do dia 13 de maio.

 

 

POR: TAINÁ ALMEIDA

 

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.