Crie sua conta agora mesmo

e comece a administrar  sua empresa

com o MarketUP.

O que é o certificado digital e qual sua importância para as empresas

O que é o certificado digital e qual sua importância para as empresas

Hoje, grande parte da gestão de uma empresa é feita com o uso de tecnologia. Cada vez mais processos são traduzidos para o ambiente digital a fim de trazer maior rapidez, eficiência, segurança e comodidade para o dia a dia dos gestores. Essa não é uma realidade apenas das grandes empresas que investem em inovação: o uso de ferramentas tecnológicas e virtuais tem se tornado muito comum também entre os micro, pequenos e médios empreendedores. Hoje, este é um importante pilar de quem gere o seu próprio negócio — e o certificado digital faz parte desse pilar.

 

Você já ouviu falar em certificado digital? O tema ainda é pouco conhecido — ou compreendido — entre os pequenos negócios, mas a ferramenta pode trazer uma série de benefícios para quem tem uma empresa. Pensando nisso, o Canal PME separou os principais pontos para que você, empreendedor, entenda o que é esse recurso e como ele pode otimizar e trazer mais segurança para o seu dia a dia.

 

O que é o certificado digital

 

Ter segurança ao navegar pela internet é essencial — e quando se utiliza o ambiente virtual para enviar documentos importantes e realizar transações de uma empresa, isso é ainda mais fundamental. Os certificados digitais surgiram justamente para atender a essa demanda. Eles são assinaturas eletrônicas que utilizam criptografia para confirmar a identidade da pessoa física ou jurídica que está fazendo a movimentação. 

 

Esse é um dos mais modernos e importantes avanços tecnológicos das empresas. A assinatura digital de uma empresa, por exemplo, possui validade jurídica e autentifica que as partes envolvidas em uma ação são realmente quem elas dizem ser. Dessa forma, o certificado digital dá maior proteção às transações realizadas entre companhias no ambiente virtual.

 

O certificado digital é obrigatório para os empreendimentos inscritos no regime tributário de lucro real ou lucro presumido — e que, portanto, emitem nota fiscal eletrônica (NF-e). A única exceção se aplica aos microempreendedores individuais (MEIs), a depender do tipo de NF-e que emitem e do estado e município onde estão registrados.

 

Quais as vantagens da ferramenta

 

A assinatura digital traz inúmeros benefícios para as empresas para além da segurança. Isso porque os certificados digitais foram criados também com o intuito de tornar a rotina dos empreendedores muito mais simples, otimizando o tempo que gastam com suas tarefas do dia a dia. 

 

Idas ao banco e entrega de documentos, por exemplo, não são mais totalmente necessárias: agora, é possível resolver essas questões do próprio escritório, empreendimento ou até mesmo de casa. Com os certificados, também é possível enviar declarações, fazer logins seguros, reduzir burocráticas, ter maior privacidade, entre outros. certificado digital é obrigatório em alguns casos. 

 

Como adquirir um certificado digital

 

Os certificados digitais podem ser comercializados por instituições específicas e credenciadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Eles podem ser adquiridos em dois formatos de armazenamento: um dispositivo que deve ser instalado no computador (A1), ou como um arquivo armazenado na nuvem (A3).

 

A Certisign é uma certificadora digital parceira da MarketUP. Ela disponibiliza diferentes opções de certificados para o seu negócio — seja para adquirir um documento novo, seja para renovar um que está prestes a expirar. Para conferir as condições especiais de pagamento para usuários MarketUP, basta acessar a Up.Store diretamente no nosso ERP.

 

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado! Aproveite também para acessar o nosso site, conhecer mais sobre a MarketUP e criar sua conta 100% gratuita.

 

Redação MarketUP