Gestão e Vendas
12
mar

Você sabe o que é MRP e como utilizá-lo em sua empresa?

Aprenda o conceito básico do que é MRP e por que em algum momento ele será essencial em sua empresa

Se você costuma ler materiais relacionados à gestão de produção ou à logística, certamente já deve ter se deparado com o termo MRP. Mas você já se perguntou o que é MRP e para que ele serve exatamente na sua empresa? Hoje iremos vamos abordar alguns detalhes sobre esse tema, que é de extrema importância para os gestores. Seu conhecimento pode fazer toda a diferença no dia a dia do seu negócio.

O que é um MRP?

O MRP, ou Material Requiriment Planning, refere-se a um sistema de cálculo que avalia a previsão de demanda em função da necessidade de componentes. Serve principalmente para a medição e contagem do processo de montar determinados produtos, assim como o tempo necessário para sua produção. Com ele é possível definir as necessidades futuras, saber quando certos produtos estão acabando e quando é preciso comprar mais matéria-prima para a confecção. Isso evita a falta ou excesso de materiais guardados e atrasos nas entregas.

Como utilizar em sua empresa?

O sistema MRP tem a finalidade de otimizar a gestão do estoque e reduzir custos operacionais, dessa maneira, está diretamente relacionado com os processos de vendas. Por este motivo, os materiais necessários para a confecção do produto final,devem ser cadastrados como insumos do mesmo.

Para facilitar este processo, nós, da MarketUP, desenvolvemos um módulo MRP específico para produções e confecções – e o melhor: ele é totalmente gratuito. Possuímos um setor de suporte que está sempre à disposição em caso de dúvidas, além da nossa Central de Relacionamento.

Vantagens do MRP

Segundo especialistas, o MRP pode proporcionar uma diminuição dos estoques, evitando compras desnecessárias. Em caso das empresas que trabalham com encomendas, existe um controle melhor e automatizado da produção e dos envios. Outro fator interessante, seria a hierarquização dos procedimentos de fabricação.

Se você utiliza o MarketUP, poderá realizar a integração como sistema ERP, juntamente com uma estrutura formalizada de dados e informações dos processos. Se você ainda quiser realizar um teste, é possível fazer simulações em nosso sistema sem nenhum custo.

Qual a sua serventia?

Para um bom uso do MRP, deve-se levar em conta certos pontos importantes:

• É preciso conhecer toda a estrutura da mercadoria que você vai vender
• Ter uma lista de materiais e suas quantidades necessárias
• Saber detalhadamente as dificuldades da produção
• Fazer suas previsões de vendas

A organização da empresa deve sempre vir em primeiro lugar, com tudo registrado, principalmente, em um sistema inteligente, que acaba se alimentando de todos os seus dados para gerar estimativas para o gestor.

Indicadores básicos de um MRP

Os pontos principais que buscam determinar seu funcionamento básico são: o estoque máximo, estoque mínimo, estrutura do produto, tamanho do lote de fabricação, tamanho do lote de reposição, tempo de fabricação e tempo de reposição. Estes controladores ajudam bastante na manutenção e monitoramento de seu estoque.

Busca um ERP gratuito e completo? A MarketUP possui diversos módulos de gestão que abrangem todas as suas necessidades. Crie sua conta em apenas 1 minuto!

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.