Usuário

Informe abaixo os dados para a criação do usuário que será o administrador do sistema

Domínio

Crie um endereço exclusivo para sua empresa acessar o sistema de gestão MarketUP

CONTA CRIADA COM SUCESSO!

Para ativar sua conta e começar a utilizar o MarketUP, basta seguir as instruções enviadas para o e-mail abaixo, utilizado no seu cadastro de administrador.

OCORREU UM PROBLEMA!

Não foi possível, neste momento, completar sua solicitaçao e criar sua conta no MarketUP. Pedimos desculpas pelo ocorrido e solicitamos que tente novamente.

TENTAR NOVAMENTE
Crie sua conta em
1 Minuto
100% grátis

Indicadores de desempenho: o que são e quais usar

MarketUP > O que é  > Indicadores de desempenho: o que são e quais usar
o-que-sao-indicadores-de-desempenho (2)

Indicadores de desempenho: o que são e quais usar

Para ter maiores chances de sobreviver no concorrido mercado, não são poucas as empresas que investem recursos para obter informações. Afinal, tão importante quanto trabalhar bem é saber o resultado que todo esse esforço está trazendo. 

Imagine um atleta: ele treina arduamente  para aperfeiçoar suas habilidades e poder competir. Mas, se não houvesse um prêmio a almejar (uma meta), como ele saberia que seu esforço teve o resultado desejado? Não é diferente no mundo corporativo.

Porém, infelizmente, ainda não são todas as empresas que conhecem as ferramentas para acompanhar esses resultados. E, se é o caso do seu negócio, ele pode estar ficando para trás da concorrência por esse motivo. Então, o que fazer?

O primeiro e mais importante passo, acredite, você já deu, que é abrir este texto para aprender algo novo. Então, sem mais demora, vamos revelar como é possível resolver o problema da sua empresa: usando os indicadores de desempenho.

Se você jamais ouviu falar em indicadores de desempenho, fique conosco que explicaremos tudo sobre esse assunto a seguir.

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

O QUE SÃO INDICADORES DE DESEMPENHO?

o-que-sao-indicadores-de-desempenho (4)

Também chamados de indicadores KPI (do inglês Key Performance Indicator), os indicadores de desempenho são métricas quantitativas de performance empresarial. Ou seja, analisa-se os resultados obtidos pela empresa em determinado período.

Em resumo, os indicadores de desempenho servem basicamente para comparar os resultados obtidos com o que foi planejado. Então, se sua empresa trabalha em cima de metas, esses indicadores ajudam a saber se elas foram alcançadas ou não.

O ideal é que esse acompanhamento seja feito com uma ferramenta de gestão empresarial capaz de elaborar relatórios completos. Dessa forma, qualquer gestor pode ter esses indicadores em mãos e tomar decisões importantes com segurança.

POR QUE USAR INDICADORES DE DESEMPENHO?

o-que-sao-indicadores-de-desempenho (3)

É comum que muitos gestores ainda não conheçam os benefícios envolvidos em acompanhar indicadores de desempenho dentro de suas empresas. Principalmente quando há outras mil tarefas a serem feitas diariamente. Mas dedicar algum tempo para fazer este acompanhamento pode mostrar resultados positivos. Veja alguns:

Para saber se as metas foram alcançadas

É comum que muitas empresas definam metas a serem cumpridas por seus colaboradores em determinado período de tempo. Mas como saber ao certo se elas foram alcançadas sem fazer o acompanhamento dos indicadores de desempenho?

Medir o progresso da empresa por meio dessa métrica é uma maneira de saber se seus investimentos estão dando resultados. Caso estejam, vale a pena investir mais; caso contrário, deve-se avaliar onde está o problema e talvez cortar custos.

Saber se as metas foram alcançadas também ajuda a saber como está a saúde da empresa. Como está seu fluxo de caixa? Seu planejamento estratégico está funcionando? O que pode ser melhorado para garantir o cumprimento das metas? 

Para resolver problemas internos da empresa

A fim de funcionar perfeitamente, uma empresa deve estar com todos os seus mecanismos calibrados e integrados, como num relógio. Se uma das peças começar a falhar, pode comprometer todo o desempenho da máquina e pará-la.

Identificar os mecanismos que podem e devem ser melhorados é essencial para evitar prejuízos mais graves no futuro. E isso é possível com o acompanhamento dos indicadores de desempenho, que registram resultados de todos os setores.

Uma vez que os problemas que afetam o desempenho da empresa sejam identificados, o gestor pode trabalhar para consertá-los. Agora, imagine ter que fazer isso sem saber exatamente por onde começar. Um desperdício de tempo, certo? 

Para reconhecer oportunidades no mercado

Um dos indicadores de desempenho mais importantes para qualquer empresa é a quantidade de vendas realizadas em determinado período. Ele permite que o gestor saiba quais produtos foram mais vendidos, em que quantidade e quanto faturou.

Esse indicador de vendas, para um gestor experiente, pode indicar uma possível oportunidade a ser explorada no mercado. Será que vale a pena investir mais naquele produto já que os consumidores demonstram tanto interesse nele?

Porém, é necessário estar atento à armadilhas que possam levar o gestor a falsas conclusões. Uma dessas armadilhas é a sazonalidade. Se seu produto vendeu mais em determinada época do ano, deve-se investigar o motivo antes de investir mais.

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

QUAIS INDICADORES DE DESEMPENHO DEVO USAR?

o-que-sao-indicadores-de-desempenho (1)

Agora que você já sabe o que são indicadores de desempenho e para que servem, deve se perguntar: “quais usar?”. Esta é uma das dúvidas mais comuns dos gestores que desejam conhecer mais a fundo seu negócios. A resposta, infelizmente, é: depende. Afinal, os indicadores podem variar muito de acordo com o produto ou serviço oferecido pela empresa. Veja, a seguir, os mais comuns.

Indicador de lucratividade

Você sabe dizer quanto lucrou em determinado período? Vale lembrar que o lucro da sua empresa não é a mesma coisa que faturamento. E essa informação é essencial no momento de fazer o controle financeiro do seu negócio. Para conhecer seu índice de lucratividade, divida o lucro líquido anual pela receita total do ano e multiplique por 100. O resultado dessa operação irá indicar sua porcentagem de lucro.

Indicador de produtividade

O indicador de produtividade tem a função de apontar a relação entre os recursos usados na produção e resultados obtidos. Para chegar ao resultado desse índice, deve-se considerar informações como custo de produção, quantidade de funcionários e produtos/serviços terminados. Assim, é possível saber se é necessário investir mais em recursos ou contratar mais, por exemplo.  

Indicador de turnover

O termo turnover refere-se à saída e entrada de funcionários dentro de um empresa. Entender essa rotatividade é fator essencial para determinar a organização interna da empresa, assim como sua capacidade de reter colaboradores. Um alto índice de turnover pode representar um problema para a produtividade da empresa. Isso porque muito tempo e recursos são utilizados para seleção e treinamento.

Indicador de estratégia

Como saber se a estratégia adotada por sua empresa está dando certo? Será que ela está alinhada aos desejos do mercado? Como compará-la com a estratégia de empresas concorrentes? Avaliar esse índice de estratégia é essencial para entender essas questões e tomar atitudes que possam consertar quaisquer erros. Dessa maneira, é possível alinhar melhor como a empresa é e como deveria ser.

Indicador de satisfação

Não conhecer o nível de satisfação de seus clientes pode prejudicar toda a empresa. Se eles não estiverem satisfeitos com seus produtos ou serviços, a chance de evasão é muito alta. Por isso, vale a pena investir em pesquisas de satisfação que avaliam esse índice e fornecem dados precisos. Assim, fica mais fácil elaborar estratégias, saber em que setores investir e quais mudanças adotar.

Por: Luis Carvalho

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários no Facebook