O que você precisa saber sobre fluxo de caixa para seu e-commerce
Como já vimos anteriormente no Canal PME, o e-commerce foi um dos segmentos que mais cresceu no último ano. Segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust, o setor cresceu quase 74% em 2020. A tendência continua em 2021: no primeiro trimestre, as vendas em lojas virtuais tiveram alta de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Uma das ferramentas mais fundamentais para manter a saúde do seu e-commerce é o fluxo de caixa. Conhecer o conceito de fluxo de caixa e saber como usá-lo é uma maneira de melhorar o controle das finanças da sua empresa. Além disso, se usado corretamente, o fluxo de caixa pode ser um importante aliado para alavancar o seu negócio e otimizar o seu faturamento.
O fluxo de caixa é um esquema, em formato de tabelas, que mostra de onde o dinheiro vem e para onde ele vai. Nele, registra-se todos os lucros da empresa e as despesas. Ele auxilia, por exemplo, no diagnóstico da situação do negócio e aponta cenários futuros. Por ser um elemento tão importante, é preciso ter cuidados com a periodicidade, a forma de lançamento e o controle dos resultados fornecidos pelo fluxo de caixa.
Ao acompanhar a situação financeira do seu e-commerce através do fluxo de caixa, você terá em mãos importantes dados para fundamentar as suas tomadas de decisão futuras. Você saberá, de forma concreta, como se dá o crescimento semanal, mensal ou anual do seu e-commerce.
Confira algumas dicas para utilizar o fluxo de caixa a favor do seu negócio.
Atenção às contas a pagar e aos valores a receber
Um dos maiores pontos de atenção na gestão financeira de um e-commerce são as compras feitas a prazo. Por isso, é necessário ter cuidado redobrado com as contas a pagar e a receber. Lance adequadamente os prazos referentes aos valores que deve pagar e receber, além de se atentar para não lançar incorretamente compras feitas a prazo como se fossem à vista, ou toda a sua gestão e a sua tomada de decisão serão prejudicadas.
Taxas devem estar incluídas no fluxo de caixa
Muitas empresas cometem o erro de não considerar as diversas taxas referentes ao funcionamento do seu e-commerce e às vendas realizadas através dele. Toda compra feita pela loja virtual, mesmo que tenha sido à vista, através do cartão de crédito tem uma taxa de processamento, por exemplo, e esse valor precisa ser levado em consideração na sua gestão financeira. Taxa de hospedagem e funcionamento do e-commerce também entram aqui.
O controle financeiro deve ser constante
Tão importante quanto ter um fluxo de caixa é alimentá-lo e avaliá-lo com frequência. A constância no controle das entradas e saídas do seu e-commerce evita que seu negócio fique exposto a possíveis dificuldades financeiras e que perca boas oportunidades para aumentar seu faturamento.
Utilize a tecnologia a favor do seu e-commerce
Se antes era necessário criar e preencher manualmente tabelas de Excel, hoje temos inúmeras ferramentas para otimizar os processos de gestão financeira das empresas. O sistema de gestão da MarketUP conta com uma série de funcionalidades para o seu e-commerce, inclusive para controle do seu fluxo de caixa. Nosso ERP é totalmente gratuito e permite que você administre melhor o departamento financeiro de sua empresa através da total integração com seu fluxo de caixa.
Ficou interessado? Clique aqui e conheça mais sobre essa e outras vantagens que o sistema ERP da MarketUP traz para a gestão financeira do seu e-commerce!
Redação MarketUP