Crie sua conta agora mesmo

e comece a administrar  sua empresa

com o MarketUP.

Os 5 principais erros na gestão financeira de uma empresa

Os 5 principais erros na gestão financeira de uma empresa

Um dos processos mais importantes em uma empresa é, sem sombra de dúvidas, a sua gestão financeira. Ela cuida de todos os valores que o empreendimento deve pagar e receber a fim de realizar o seu planejamento financeiro. Ao administrar as finanças, você garante que há verba para investir no crescimento do seu negócio, aumentar a sua lucratividade e cumprir com todos os seus compromissos. 

 

A gestão financeira é essencial para a sobrevivência e sucesso do empreendimento — e é justamente por isso que nada ameaça mais uma empresa do que os erros que podem ser cometidos nesse processo. Aqui, qualquer equívoco mexe com o dinheiro e os recursos em caixa para fazer a empresa crescer e arcar com suas obrigações financeiras, comprometendo diretamente as fundações do negócio.

 

A falta de gestão financeira é um dos fatores que explicam as altas taxas de mortalidade das empresas no Brasil, especialmente dos pequenos negócios. Por conta disso, o Canal PME separou 5 dos principais erros cometidos pelos empreendedores quando o assunto é administração de finanças. Confira e conheça as melhores práticas financeiras para o seu negócio fugir dessa estatística.

 

Misturar finanças empresariais com finanças pessoais

 

Não separar as finanças do negócio das pessoais é um erro bastante comum, principalmente em empresas pequenas ou individuais. Pagar a conta de luz da sua casa com o caixa do seu negócio pode até fazer sentido de primeira, mas essa ação pode trazer grandes problemas para o futuro. Qual o valor que sua empresa tinha em caixa? Quanto que restou depois de pagar essa conta? Qual foi o lucro do empreendimento ao final do mês? Quanto você, dono dessa empresa, recebeu como salário? Quando se misturam pessoal e profissional, pode haver desencontro de informações, criando uma enorme confusão sobre como realmente estão as finanças do seu negócio.

 

Não conhecer o rendimento operacional da empresa e projetar o seu fluxo de caixa

 

Conhecer os rendimentos mensais do seu negócio é essencial para uma boa gestão financeira. Quanto a empresa lucrou recentemente, de onde esse dinheiro veio, quanto saiu da empresa e qual foi o seu destino são algumas das principais questões que você, empreendedor, deve saber responder para conseguir analisar as tendências do seu negócio. Com essas informações, você sabe quando é o melhor momento para investir em novidades e melhorias, ou quando é a hora de cortar gastos. Esse conhecimento também permite fazer projeções futuras sobre os gastos e receitas da sua empresa, construindo um planejamento financeiro a longo prazo.

 

Não saber como precificar seu produto

 

Você sabe como precificar o seu produto ou serviço? Grande parte dos donos de pequenos negócios erram no momento de definir o preço daquilo que vendem. Uma série de pontos devem ser levados em consideração, tal como quanto se gasta para produzir o seu produto — incluindo matéria-prima, mão-de-obra e custos fixos —, qual a margem de lucro em cima desse valor, qual o desconto que você consegue dar ao seu cliente sem prejudicar o seu caixa, entre outros. É fundamental calcular o seu preço de venda ideal para, assim, tirar o maior proveito possível de sua comercialização.

 

Falta de um plano financeiro e má gestão do lucro

 

Administrar uma empresa sem um planejamento é como sair de casa sem rumo: mais hora ou menos hora, você vai se perder — e quando reencontrar o seu caminho, já pode ser tarde demais. Um plano financeiro é essencial para comparar aquilo que foi estimado com o que de fato a empresa conseguiu realizar. Um planejamento financeiro também é importante para que o lucro seja gerido e investido da melhor forma possível.

 

Não ter uma ferramenta para gerir suas finanças

 

Para que as finanças sejam registradas e controladas de maneira correta e efetiva, é necessário que se tenha à mão uma ferramenta para lançar e organizar todas essas informações. Se antes eram utilizadas planilhas no Excel, ou até mesmo caneta e papel, hoje o empreendedor encontra à sua disposição uma gama de sistemas e plataformas digitais de gestão para o seu negócio.

 

Você já conhece o MarketUP? Além de ser totalmente online, nosso sistema de gestão ERP é 100% gratuito. A plataforma conta com uma série de ferramentas e recursos para auxiliar e otimizar a sua gestão financeira como lançamento de contas a pagar e receber, fluxo de caixa, relatórios, DRE (demonstração do resultado do exercício), conciliação bancária, entre outras. Com o nosso ERP, é possível administrar suas finanças — e todas as demais áreas do seu negócio — a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Ficou interessado pelo MarketUP? Acesse o nosso site, conheça mais sobre os nossos produtos e serviços e crie sua conta gratuitamente no nosso sistema de gestão. E fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP!


Redação MarketUP