Usuário

Informe abaixo os dados para a criação do usuário que será o administrador do sistema

Domínio

Crie um endereço exclusivo para sua empresa acessar o sistema de gestão MarketUP

CONTA CRIADA COM SUCESSO!

Para ativar sua conta e começar a utilizar o MarketUP, basta seguir as instruções enviadas para o e-mail abaixo, utilizado no seu cadastro de administrador.

OCORREU UM PROBLEMA!

Não foi possível, neste momento, completar sua solicitaçao e criar sua conta no MarketUP. Pedimos desculpas pelo ocorrido e solicitamos que tente novamente.

TENTAR NOVAMENTE
Crie sua conta em
1 Minuto
100% grátis

Os Desafios de ter uma Empresa Familiar

MarketUP > Gestão  > Os Desafios de ter uma Empresa Familiar
Os desafios de ter uma empresa familiar

Os Desafios de ter uma Empresa Familiar

Como trabalhar com os familiares e não prejudicar as relações?

 

A ideia de empresa familiar compreende o fato de que, em algum momento, você, seus filhos ou netos estarão no comando do negócio. O crescimento da empresa será viável por meio da dedicação de cada um, mas ainda assim os conflitos são inevitáveis. O desafio, portanto, é impedir que os problemas comuns do trabalho impactem diretamente no ambiente familiar.

 

É preciso também saber se os herdeiros estão capacitados e comprometidos em assumir o negócio, caso seja necessário. Entretanto, a especialização deve ocorrer quando os atuais líderes ainda estiverem em atividade, não às pressas.

 

Por isso, com base nessas questões anteriores, separamos algumas dicas para você manter uma empresa familiar de sucesso e evitar conflitos; confira.

 

ATENÇÃO À RELAÇÃO FAMILIAR

 

Em uma empresa familiar, é importante deixar claro para todos os parentes quem está dentro do negócio e quem não está. No dia a dia, essa separação será muito importante. Isso evitará alguns problemas no núcleo familiar que dizem respeito ao ambiente de trabalho. Alguns temas discutidos na hora errada, por exemplo, podem gerar um grande problema depois.

 

ESTABELEÇA REGRAS PARA REMUNERAÇÃO

 

Estabelecer critérios de remuneração para cada membro da família e para quem é colaborador da empresa mantém um fluxo de caixa saudável. Inúmeros conflitos podem surgir caso não haja a exposição clara das condições de pagamento. É importante dizer que desempenho e expertise devem pautar esses critérios. Afinal, a remuneração dos familiares ativos na empresa não deve ser necessariamente maior do que de outros funcionários. É preciso levar em conta o tempo no cargo, experiência na função e, claro, o desempenho.

 

NÃO CENTRALIZE DECISÕES

 

Centralizar decisões no fundador da empresa pode deixar os funcionários presos à sua presença. Em uma empresa familiar, é necessário ter um plano alternativo de gestão caso ele precise se ausentar. Afinal, estabelecer essa estratégia pode servir como simplificador de processos em uma eventual sucessão repentina. Por isso, é muito importante ter em mente a importância da gestão participativa e descentralizada, próxima dos funcionários e que resulte em um maior comprometimento da equipe com os resultados.

 

VALORES DO NEGÓCIO E O CONTRATO DE USO DE MARCA  

 

Ao longo da história de uma empresa, podem surgir divergências quanto ao uso da marca. Uma dúvida bastante comum em uma empresa familiar é se os membros podem abrir novas empresas com marcas diferentes. A melhor maneira de tirar qualquer dúvida sobre o assunto é revisar ou reiterar o que está no contrato. Absolutamente tudo deve estar previsto neste tipo de documento.

 

É importante compreender que os valores de uma empresa familiar são elementos que pesam bastante na hora das tomadas de decisão. Geralmente, esses valores também são o diferencial do negócio. Porém, deve haver um cuidado redobrado para que os valores não limitem o posicionamento da empresa.

 

EVITE BRIGAS ENTRE HERDEIROS

 

Aproximadamente 30% das empresas familiares chegam à segunda geração e 5% chegam à terceira. E muitas vezes, há mais do que um candidato para tomar conta dos negócios de uma empresa familiar. O desafio, portanto, é encontrar uma solução pacífica, que agrade ambos os sucessores e ainda esteja de acordo com os interesses da empresa. Uma boa sugestão é estabelecer posições de liderança com pesos semelhantes. Com isso, é possível evitar rusgas desnecessárias e fortalecer o núcleo de gestão.  

 

Porém, apesar da importância de novas ideias e modernização das práticas de negócio com o novo gestor, é necessário compreender a essência da empresa e dar continuidade ao negócio que está estabelecido desde outra geração.

 

 

VEJA MAIS

> As novas tecnologias que podem ajudar seu negócio

> Qual a melhor tecnologia para meu estabelecimento?

> O que é Indústria 4.0? Como ela impacta em seu negócio?

  • 23
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    23
    Shares

Comentários no Facebook