Como otimizar seu negócio para ter a satisfação do cliente
A satisfação do cliente é uma das métricas mais importantes nos negócios para se avaliar o passado e o futuro da empresa
A satisfação do cliente não apenas ajuda a impulsionar as vendas e gerar receita, mas também é um fator-chave para a aquisição de uma nova base de clientes. Hoje, o ambiente competitivo do mercado é tal que você não pode ignorar o valor de clientes satisfeitos e leais.
Os clientes satisfeitos não são menos do que os próprios embaixadores da marca – eles recomendam seu produto ou serviço e também fazem com que outros confiem em seus negócios.
Um alto grau de satisfação do cliente é um ponto decisivo de diferenciação, ou seja, ajuda você a se destacar da concorrência, o que, por sua vez, pode levar a sua marca a lugares que você não imaginaria.
A razão simples para isso são empresas que fornecem um alto nível de experiência do cliente, são capazes de construir ambientes onde a satisfação é alta e os defensores dos clientes são muitos.
Existem maneiras de satisfazer seus clientes valiosos em que você precisa incorporar uma abordagem estratégica. Em outras palavras, você tem que otimizar seus negócios de forma que a excelente experiência do cliente se torne sua principal força. A excelente experiência do cliente deve ser sua prioridade máxima e, para otimizar seus negócios, você precisa de um plano de negócios sólido.
Veja como você pode otimizar seus negócios para melhorar a satisfação do cliente:
1. Desenvolva técnicas inteligentes de retenção de clientes
No processo de aquisição de novos clientes, você não deve esquecer de manter seus clientes existentes. Para isso, é uma boa ideia riscar seus dados e observar quais tipos de clientes estão sendo retidos.
De acordo com um relatório da Gartner, 80% da receita futura da sua empresa será proveniente de apenas 20% de seus clientes existentes. Outro estudo da Bain & Company mostra que um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar a lucratividade de uma empresa em 75%.
Então, o que essas estatísticas sugerem? Essa retenção de clientes paga muito. O que você precisa fazer é observar os padrões e comportamentos de compra de seus clientes. passe algum tempo estudando diferentes grupos de clientes e descubra quais clientes precisam ser mantidos a taxas mais altas.
Você também pode fornecer um cupom para compradores iniciantes ou melhorar suas ofertas.
2. Construa confiança com seus clientes
Toda vez que seu cliente interage com sua marca, sua percepção é impactada. É por isso que construir confiança tem tanto valor – confiabilidade e satisfação do cliente andam de mãos dadas.
Construir confiança depende muito de entregar produtos ou serviços que realmente ajudem seus clientes; Portanto, você tem que constantemente continuar inovando. Você deve implacavelmente procurar a próxima grande ideia.
A confiança também depende de quão bem você se comunica com seus clientes. Eles são capazes de encontrar respostas através de canais de auto-atendimento ao entrar em contato com o suporte ao cliente?
Você é capaz de responder às suas perguntas online de maneira rápida e eficaz? Certifique-se de que seus representantes de atendimento ao cliente estejam entusiasmados, cheios de energia e animados para ajudar seus clientes.
Outro fator importante para construir confiança com seus clientes é educá-los. Ou seja, quando você fornece a eles informações úteis, relevantes e fáceis de encontrar que os ajudam a resolver seus problemas, eles começarão a confiar na sua marca ainda mais.
3. Capacite sua equipe para fornecer atendimento excepcional ao cliente
Capacitar seus funcionários é muito mais do que apenas dizer a eles o que fazer; o que realmente se resume é quem você contrata e como você os treina e trata. Seus funcionários são capazes de se encaixar perfeitamente em sua cultura?
Para fornecer um atendimento excepcional ao cliente, seus funcionários devem possuir uma variedade de habilidades, que podem compartilhar com outras pessoas da equipe. Funcionários energéticos com grandes ideias são mais propensos a motivar outras pessoas e podem manter os clientes felizes.
Você pode fazer algumas perguntas pertinentes aos seus funcionários, como – como eles acham que as empresas devem operar? Como eles acham que os clientes devem ser tratados? Como suas experiências foram com os clientes no passado? Se você tiver as respostas para essas perguntas, sua equipe será capacitada.
4. Busque feedback do cliente para melhorias
As reclamações, preocupações e sugestões dos clientes são inevitáveis em qualquer negócio; então, ao invés de se preocupar com isso, considere o feedback do cliente como um presente. Você pode usar esses feedbacks para melhorar seu produto ou serviço, ou a experiência do cliente.
Hoje, existem muitos canais pelos quais seus clientes podem entrar em contato com você, portanto, responder a eles é tão benéfico quanto necessário para você.
As pesquisas de feedback do cliente são inestimáveis para aprender o desempenho do seu serviço em relação às expectativas dos seus clientes. Mais importante, você pode tomar as medidas e etapas necessárias antes que seja tarde demais.
5. Use estratégias de mídia social e marketing de conteúdo
Na era digital atual, as mídias sociais tornaram-se indispensáveis. Mais e mais pessoas estão se conectando com marcas e empresas através de várias plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.
Por isso, é uma boa estratégia seguir seus clientes nas mídias sociais (o Twitter é o melhor para isso) e envolver-se em conversas saudáveis. Seja pessoal e agradeça a cada um de uma maneira única. Se possível, compartilhe seus depoimentos com o mundo.
Como você deve interagir com eles usando o marketing de conteúdo? Você deve começar postando blogs mais longos, mais acionáveis e mais educativos. A melhor maneira de fazer isso é produzir conteúdo que você mesmo leu e compartilhou com seus amigos. Você também deve investir na distribuição de bons conteúdos e também ouvir o membro se o seu nicho.
Pensamentos finais
Simplificando: seus clientes são seus contracheques – sem clientes, sem negócios. No entanto, simplesmente atender os clientes e não fazê-los se sentir especiais é apenas o meio trabalho feito.
Você também deve enfatizar a satisfação de seus clientes e fornecer a experiência que ninguém pode. Cabe às suas próprias estratégias e entender como você otimiza o seu negócio, mas as técnicas acima mencionadas certamente ajudarão você a melhorar a satisfação do cliente.
Fonte: Infusionsoft