Notícias
06
dez

Pequenos negócios foram responsáveis por criar 8 em cada 10 vagas em outubro, aponta Sebrae

Um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae), mostrou que, em outubro, os pequenos negócios foram responsáveis por oito em cada dez novas vagas de trabalho

O número de empregos gerados por empresas de diferentes portes, nesse período, foi de 159.454, os pequenos negócios correspondem a 125.114 das contratações (78,5%).

Em nota, o Sebrae destacou que pelo décimo mês consecutivo, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo na geração de empregos no país. 

No acumulado de 2022, o país contabilizou 2,3 milhões de novos postos de trabalho, destes 1,66 milhão (71,6%) foram através das micro e pequenas empresas. Além disso, a participação de médias e grandes na criação de empregos é de 22%, com 513 mil contratações.

Emita notas fiscais eletrônicas gratuitas pelo MarketUP e ganhe tempo no processo de emissão

Setores

Dos setores analisados, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo em todos, enquanto médias e grandes empresas registraram saldo negativo, na construção civil e na extrativa mineral.

Já na área de serviços, por exemplo, o saldo de contratações dos pequenos negócios foi de 60,2 mil, enquanto médias e grandes empresas aumentaram seus quadros em 29,1 mil novos contratados.

As contratações pelos pequenos negócios no comércio também foram bem superiores: 39,1 mil contra 8,3 mil, respectivamente. No acumulado de 2022, as mpes do setor de serviços foram as que mais contrataram, com 850.781 novos empregos, além de 274.679 postos na construção civil e 262.143 no comércio.

Conheça o MarketUP 

A plataforma MarketUP, conta com recursos exclusivos para a gestão do seu negócio, facilitando o dia a dia da sua empresa. Com condições para você focar nos processos internos e no seu time. 

Tenha uma visão ampla do seu negócio e fique por dentro de tudo que acontece em tempo real na sua empresa. 

Por fim, com o PDV MarketUP, você otimiza seu processo de vendas e atende seus clientes de forma mais ágil, e o melhor gratuitamente. 

Crie sua conta grátis!

Fonte: Agência Brasil

Autor:

Amanda Almeida