Notícias
24
jun

Pequenos negócios geraram 76% das vagas de emprego em 2022

Nos primeiros quatro meses de 2022, as PMEs criaram 470.520 novos empregos do que as grandes e médias empresas. A indústria de serviços é um ponto positivo.

Invista no marketing digital da sua empresa com os parceiros da MarketUP. Conheça agora mesmo.

As micro e pequenas empresas (PMEs) estão impulsionando a criação de empregos formais em 2022. Dos 700.590 empregos formais criados no Brasil de janeiro a abril, 585.560 foram em pequenas empresas, ou 76% do total.

As conclusões são baseadas em pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. Nos primeiros quatro meses de 2022, as pequenas e microempresas criaram 470.520 empregos a mais do que as médias e grandes empresas.

Somente em abril, os pequenos negócios geraram 84% dos empregos formais do mês, com 166,8 mil dos 196,9 mil empregos criados no mês passado. Na divisão por setores econômicos, apenas as pequenas empresas apresentaram saldo positivo na geração de empregos em todos os setores.

O setor de maior destaque é o setor de serviços, onde 93,4 novos empregos foram abertos por micro e pequenas empresas de um total de 117 mil empregos calculados pela CapitaLand. Segundo o Sebrae, a recuperação do setor tem sido impulsionada pela reabertura da economia após a vacina contra a covid-19.

Com os parceiros da MarketUP, você tem acesso a ferramentas para otimizar a divulgação dos seus produtos e serviços e se destacar no mercado. Saiba mais.

O segundo setor a gerar empregos em setembro foi o empresarial, com 28.420 empregos em micro e pequenas empresas de um total de 29.260 empregos. Em terceiro lugar ficou a indústria, que gerou 25,26 milhões de empregos, de um total de 26,37 milhões.

Autor:

Nayara Bolognesi

Jornalista por formação e apaixonada por marketing digital. O meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva. Tudo sempre com bastante informação, qualidade e uma pitada de publicidade.