Pequenos negócios são responsáveis por 71% dos novos empregos
As micro e pequenas empresas continuam puxando a criação de empregos formais em 2021 no Brasil. Dos cerca de 2,5 milhões de novos postos de trabalho criados entre janeiro e setembro, 1,8 milhão — o equivalente a 71% do total — foram abertos por pequenos negócios. A conclusão é do levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), feito com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.
Apenas em setembro, os negócios de menor porte foram responsáveis pela abertura de 72,5% das vagas formais no mês, com 227,9 mil de um total de 313,9 mil postos de trabalho criados. Na divisão por setores da economia, somente as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo em todos os segmentos. Ao todo, elas criaram 1,2 milhão de empregos a mais do que as médias e grandes empresas nos nove primeiros meses de 2021.
Segmentos de serviço e comércio foram destaque na criação de vagas formais
Dentre os setores avaliados pelo levantamento, o de maior destaque é o de serviços, com a abertura de 103,4 mil vagas em micro e pequenas empresas de um total de 143,4 mil postos apurados pelo Caged. De acordo com o Sebrae, o avanço da vacinação contra a covid-19 tem sido um dos principais fatores a impulsionar a recuperação do segmento.
O comércio aparece em segundo lugar, com 54,4 mil vagas em micro e pequenas empresas de um total de 60,8 mil. Em seguida vêm indústria (37,6 mil de um total de 76,2 mil) e agropecuária (3 mil de 9,1 mil). Na construção civil, o saldo positivo do mês passado se deve unicamente aos pequenos negócios: eles geraram 27,5 mil postos de trabalho, enquanto as médias e grandes empresas fecharam cerca de 3 mil vagas.
Redação MarketUP | Fonte: Agência Brasil