Como ser Pet Friendly é importante para seu negócio
Muitos brasileiros consideram seus animais como parte da família, por este motivo se sua empresa ser pet friendly, você conquistará mais clientes
Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC Brasil) revela que 61% dos brasileiros veem seus animais de estimação como parte da família. Aderir à tendência do pet friendly é uma boa alternativa para conquistar estas pessoas que consideram os animais tão importantes.
Um outro estudo indica que 42% dos donos de animais de estimação deixaram de frequentar ou de ir à algum lugar que não aceitava os pets. Algo que, muito provavelmente influencia na potencialização do negócio e na melhora em atrair novos clientes para a empresa em sua cidade.
Além disso, o Brasil já é o terceiro maior mercado de produtos e serviços destinados aos pets, movimentando mais de R$ 25 bilhões. Isso representa um crescimento de 7% no setor no ano passado.
Para aproveitar estes dados uma alternativa é tornar o seu negócio pet friendly, ou seja, amigo dos animais. Mesmo que o seu estabelecimento não chegue a oferecer produtos direcionados aos pets.
O que é ser pet friendly?
O termo pet friendly é recente e tem sido amplamente utilizado para designar lugares e estabelecimentos onde os animais de estimação são bem-vindos. O conceito não se refere aos lugares onde os pets podem apenas entrar, mas sim onde o ambiente esteja preparado para recebê-los bem e proporcionar conforto para os bichos.
Apesar da vontade de muitos empreendedores em aderir ao pet friendly, muitas dúvidas podem atrapalhar ou desestimular a ideia. Algumas observações devem ser feitas antes de adotar políticas de inclusão e permanência de animais de estimação em seu estabelecimento. Veja alguns dos itens para deixar à disposição dos animais e donos:
- recipiente com água e comida;
- saquinhos de lixo;
- pano de limpeza;
- produtos desinfetantes;
- sinalizadores de portas de vidro;
- coleira para deixar os animais;
- caminhas para descanso.
Antes de adotar o pet friendly é importante avaliar a viabilidade de adequar o espaço. É preciso dispor de um lugar onde haja saquinhos de lixo e panos para auxiliar na limpeza do ambiente pelo próprio dono do animal, caso ele venha a fazer sujeira no estabelecimento.
A essência do pet friendly é entender que os animais de estimação são importantes para os clientes. Nesse sentido, oferecer água e comida é um diferencial, e permite que seu cliente permaneça mais tempo dentro da sua loja, uma vez que estará despreocupado com os cuidados com o pet.
Restrições
Estabelecimentos como restaurantes e padarias devem seguir algumas regras para estarem de acordo com as normas de vigilância sanitária. Segundo normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a entrada de animais domésticos em estabelecimentos onde haja consumo ou preparo de alimentos só é permitida se o lugar dispor de uma área externa para os pets.
Além disso, é necessário um ponto com água corrente e um profissional dedicado à fazer a limpeza do ambiente. O mesmo profissional não poderá exercer atividades que envolvam o alimento.
Benefícios da empresa ser pet-friendly
1. Melhora na saúde das pessoas e relações de trabalho
O Banfield Pet Hospital realizou recentemente um estudo sobre animais no Local de Trabalho. Nele, eles perguntaram a mais de 1.200 funcionários e gerentes de RH sobre o impacto de ter um local de trabalho que aceita animais de estimação.
Em áreas como melhoria do moral dos funcionários, maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, melhores relações de trabalho e capacidade de trabalhar mais horas, os entrevistados concordaram entre 75 e 95% do tempo.
2. Menos stress e mais produtividade
Os animais nos ajudam a relaxar e reduzir a frequência cardíaca. Eles ajudam a aumentar a satisfação no trabalho pois aumentam os momentos de lazer e recreação. Com animais por perto, as pessoas trabalham mais horas, o que aumenta a produtividade da empresa.
3. Mais descontração, pausas colaboração e confiança
As pessoas adoram falar de seus pets. Eles são ótimos pretextos para iniciar uma conversa, fazer muito networking e quem sabe até a partir daí surgir uma ideia nova de negócio ou parceria.
Quando você está perto de algum animal aumenta-se o número de pausas ao longo do dia. Isso melhora o seu foco e criatividade, além de diminuir a chance de erros. Muitas horas seguidas de esforço mental sem nenhum descanso pode causar fadiga e menor produtividade.
Estudos indicam que cães e gatos deixam os funcionários mais confiantes e colaborativos quando estão presentes em reuniões de grupo ou apresentações.
Fonte: Blog Sebrae SC e Blog Beer Cofee