Pet Shop: aprenda a montar a sua da melhor forma
Um pet shop pode ser o ramo ideal se você tem paixão pelos animais e quer ter seu negócio
O segmento pet shop vem ganhando bastante destaque nos últimos anos e deixou de ser apenas um simples estabelecimento. Hoje, esses locais oferecem uma variedade de serviços, que vão desde a venda de ração até o atendimento veterinário.
Criação de um plano de negócio sustentável
O primeiro passo para montar o seu pet shop é a elaborar um plano de negócio. Ele tem o objetivo de apresentar elementos que serão seguidos durante o curso de sua empresa, desde a abertura até o momento em que ela esteja estável.
Um plano de negócio deve apresentar a missão da empresa, o local onde será montado, o orçamento inicial e o capital de giro.
Definição do público-alvo
Um público alvo de pet shop não são todas as pessoas com animal de estimação. Porém, existem vários tipos de pessoas e diferentes raças de animais. Por este motivo, saiba as espécies que provavelmente irá atender, serviços que oferecerá e o direcionamento da loja nestes sentidos.
Busque também informações sobre os donos dos animais, como faixa etária, preferências e gostos pessoais. Isto definirá ainda mais qual será o seu tipo cliente.
Desenvolvimento do planejamento financeiro
Saber o dinheiro que você tem e o quanto será aplicado é o diferencial para o sucesso na administração de um negócio. Por isso, o primeiro passo do planejamento é colocar no papel tudo o que você já tem de investimento, próprio ou de terceiros, e analisar como ele será usado. Assim, você será capaz de saber a atual situação econômica da empresa e estabelecer metas para o futuro.
Neste plano, também devem estar listadas as principais dificuldades financeiras que podem vir. Para isso, dê preferência a um cenário futuro mais conservador, para não sofrer com surpresas desagradáveis.
Ferramentas para auxiliar a gestão
Existem no mercado algumas ferramentas que podem ser muito úteis para auxiliar no desenvolvimento e na gestão do seu negócio. Entre elas, podemos citar boas soluções para gerir a Ponto de Venda (PDV), controlar o estoque e administrar os clientes.
Ter o controle de tudo o que acontece no PDV é ter a garantia de que o cliente saiu do seu estabelecimento satisfeito, pois é ali que todo o processo de venda se finaliza.
Com a plataforma MarketUP, por exemplo, você consegue administrar seu PDV, o estoque de forma online e ainda ter uma carteira de clientes integrada com o sistema.
Como montar um pet shop com produtos para enriquecer seus serviços
Para montar um pet shop é preciso uma estrutura mínima, como espaço preparado para banho e tosa e consultório veterinário. Se estes locais tiverem um toque especial, podem ainda chamar a atenção dos clientes.
No espaço do banho e tosa pode haver um local dedicado para o relaxamento dos animais, com um ofurô ou abrigos fechados em que o animal fique sozinho, por exemplo. Sempre é importante pensar em como se diferenciar dos outros pets que você já conhece.
Investir em ofertas diferenciadas, como rações com ingredientes light e os últimos lançamentos em brinquedos também pode ser o detalhe que fará os clientes entrarem no seu pet shop.
O básico também é muito importante, como as rações tradicionais, remédios indicados pelos veterinários e caixas de transporte de animais. Afinal de contas, todos querem que seus animais sejam bem tratados e encontrar todas as necessidades deles em apenas um lugar.