Notícias
16
nov

Pix se torna o meio de pagamento mais utilizado dos brasileiros

O Pix completa dois anos nesta quarta-feira (16). O sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC), somou 26 bilhões de transações pela ferramenta desde seu lançamento em 16 de novembro de 2020. 

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), mostrou que, nos últimos 12 meses, as operações utilizando o sistema cresceram 94%.

Esse número faz da ferramenta o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, patamar atingido em fevereiro, quando ficou à frente dos cartões de crédito.

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, afirma que o crescimento do Pix demonstra que a aceitação popular é fundamental para impulsionar a bancarização no país. 

Com relação ao potencial tecnológico e de dialogar com outras propostas de inovação do sistema bancário, os economistas destacam que o segundo ano do sistema abriu espaço para novidades, como o Pix Saque e Troco.

“O Pix Saque e o Pix Troco são ótimos exemplos de evolução que foi rapidamente adotada pela população. Neste ano, R$ 202 milhões foram movimentados usando essas funcionalidades”, diz Rodrigo Henriques, líder de inovações financeiras da Fenasbac.

Segundo Henriques, o sistema ainda dialoga com outras ferramentas recém-cheadas, como o Open Banking e o Open Finance. Para ele, as transações de pequeno valor, de boa parte da população, eram “invisíveis”. Ou seja, não podiam ser usadas como dados para análise de crédito, por exemplo. Logo, com o uso do Pix e do Open Finance, e o consentimento do usuário, “podem ser usados para ter acesso a serviços financeiros melhores e mais baratos“.

Para os próximos anos, especialistas afirmam que o sistema possui grande capacidade de trazer novas funções, entre elas, destaca-se o uso do Pix por aproximação (assim como nos cartões de crédito e débito), o Pix Garantido (que funciona como uma solução de crédito) e o Pix Internacional com pagamentos transfronteiriços. 

Crie sua loja virtual gratuita e personalize conforme a identidade visual da sua marca

Impactos no e-commerce

O Pix também trouxe impactos nas compras feitas pela Internet. Um levantamento feito pelo Mercado Pago entre seus usuários mostra que a inserção do Pix nos pagamentos online cresceu 7 pontos percentuais no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, indo de 16% para 23%.

Além disso, a ferramenta respondeu por 1 em cada 4 transações online realizadas no Mercado Pago no terceiro trimestre do ano.

O levantamento mostra ainda que a preferência pelo Pix, ultrapassou outros meios. Ao observar os pagamentos feitos “à vista”, a cada 5 pagamentos 4 são com Pix (80%) e 1 com boleto (20%).

Com relação às regiões onde os usuários do Mercado Pago mais utilizam o sistema de pagamentos, o Sudeste lidera o ranking, seguido por Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.

Tenha recursos gratuitos para gerir o seu negócio e aumentar suas vendas com o MarketUP

Conheça o MarketUP 

Na plataforma MarketUP, você encontra recursos exclusivos para as vendas e a gestão do seu negócio, facilitando o dia a dia da sua empresa, com condições para você focar nos processos internos e no seu time. 

Tenha uma visão ampla do seu negócio e fique por dentro de tudo que acontece em tempo real na sua empresa. 

Por fim, com o Marketplace+ você integra o ERP MarketUP aos maiores marketplaces do Brasil, centralizando todo o gerenciamento de vendas e estoque do seu negócio em um único sistema. 

Crie sua conta grátis!

Fonte: CNN Brasil

Autor:

Amanda Almeida