Empreendedorismo
08
maio

PME: conheça algumas formas de atrair investidores

Os tempos mudaram, até mesmo o PME pode conseguir investidores para expandir seu negócio

Antigamente, conhecer investidores e atraí-los para a ideia de seu negócio era uma tarefa árdua e concorrida deslealmente. Graças aos avanços de nossa economia, hoje até um PME tem a chance de atrair investidores para sua empresa. Seja para a expansão, ou abertura de uma filial.

Tudo começou com a Lei Complementar n° 155/2016, que buscar regulamentar o financiamento para micro e pequenas empresas. Desta forma, realidades que eram apenas de grandes negócios chegaram para as empresas de pequeno porte.

Aprenda agora a atrair investidores para a sua PME com estas X dicas:

1.Veja quem pode investir em seu negócio

Um investidor tem o capital para investir em uma empresa, aplicação, ou pessoa que terá o dever de lhe oferecer algum retorno financeiro. Você deverá escolher o seu investidor no meio de vários tipos deles: títulos públicos, dívidas públicas, imoveis, empreendimentos, startups, entre outros.

2.Verifique se sua empresa pode receber investimentos

De acordo com o governo, uma PME deve receber um investimento limitado de investidores, as microempresas têm a receita máxima anual de R$ 900 mil.

Já nas empresas de pequeno porte, devem ter o faturamento máximo de R$ 4,8 milhões. Se seu negócio se encaixa nestas faixas de faturamento, já pode começar a procurar um investidor.

3.Saiba que investimento não é receita

O capital investido pelo investidor-anjo não vai fazer parte do capital social da empresa considerado na Receita Federal. Desta forma, não ocorrerão tributos sob o valor investido na empresa. Além do mais, como não é considerado pela receita, a empresa não mudará do regime, por exemplo, no Simples Nacional.

4.Tenha uma boa ideia de negócio

Pense em um problema que um grupo de pessoas passa e descubra uma maneira, através de um produto ou serviço, de resolvê-lo. Pesquise outras empresas que oferecem serviços e produtos parecidos com os da sua ideia. para criar o seu diferencial de mercado.

5.Crie um protótipo

Mostre seu produto ou serviço através de uma apresentação. Se ainda não existe o produto elabora um protótipo. Desta forma você ganhará mais confiança dos investidores, que verão a materialização de sua ideia.

6.Persista

Nunca desista, principalmente ao ouvir uma resposta negativa, pode ocorrer de você ter que apresentar sua empresa várias vezes até que você conquiste a devida atenção do investidor.

Até mesmo empresas de sucesso precisaram persistir para conquistar investidores em seu início.

7.Pergunte a si se você investiria o seu próprio dinheiro

Se colocar no lugar do investidor é primordial para ser racional e conseguir um ponto de vista diferenciado. Não seja influenciado pela sua relação emocional com a empresa.  Verifique a possibilidade do seu negócio superar o fracasso, da forma que pensa um investidor;

8.Tenha um controle das finanças equilibrado

O equilíbrio de caixa, que determina os recebimentos e pagamentos, o capital de giro, que determina  se empresa tem dinheiro o suficiente para manter suas atividades e a politica dela. Estes são alguns fatores que determinam o histórico da empresa, que por sua vez sempre é estudado pelos investidores antes de qualquer aporte financeiro.

9.Avalie seu negócio

Contrate um especialista para esta difícil tarefa, seja um contador ou profissional de finanças. Existem muitas variáveis envolvidas no processo. E um agente externo da empresa na avaliação também dará mais credibilidade para estas informações.

10.Tenha um bom controle financeiro

A melhor forma de conseguir isso é usando a tecnologia ao seu favor, com um software de gestão como a MarketUP. Ele registra tudo automaticamente, com relatórios e bancos de dados prontos para serem consultados e usados em projeções futuras.

11.Veja plataformas para atrair investidores

Encontre investidores nas seguintes plataformas: Kria, StartMeUp e Eu Sócio. Estes são sites que valem a pena conferir, eles proporcionam um canal direto entre investidores e investidos, podendo haver vendas de participações de negócios.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.