Empreendedorismo
02
jul

Como as PMEs podem fazer parceria com grandes negócios

Se pergunte por que você precisa de uma parceria, ela pode ser um relacionamento de troca, um acordo de divisão de receitas e até mesmo um patrocínio, podendo ser até os três

Não se deixe intimidar quando você se aproxima de grandes empresas sobre ideias de parceria – as pequenas empresas têm muito a oferecer. Quando você está começando, pode ser difícil abordar grandes marcas sobre uma possível parceria.

É difícil fazer com que uma grande empresa responda, muito menos concordar com uma reunião. Depois, há a questão de se conectar com a pessoas certa que tem a autoridade para influenciar a tomada de decisões. Mas, como um pequena empresa inovadora, você terá muito a oferecer, por isso não fique de fora.

No entanto, como você começa essas conversas iniciais? E a partir da[i como você protegerá os seus interesses mais importantes? Aqui estão algumas dicas para te ajudar neste caminho:

1. Saiba o que você quer

Antes de começar a abordar empresas, considere o porquê você precisa de uma parceria. É um relacionamento de troca que você procura, um acordo de divisão de receita, patrocínio, ou os três simultaneamente?

É essencial que você seja claro em relação às suas perspectivas e expectativas, sabendo quais seriam os resultados mais importantes para sua empresa antes de você começar. Você estará em uma posição muito melhor para obter uma resposta positiva de um parceiro se puder articular claramente o por que você deveria trabalhar em conjunto.

2. Saiba o que eles querem

Não selecione uma empresa apenas porque ela é uma marca de rua. Faça uma pesquisa e certifique-se de que seus valores e objetivos estejam alinhados com os seus – caso contrário, você poderá desperdiçar uma enorme quantidade de tempo em busca de um acordo que nunca se concretizará.

Por exemplo, observe onde um parceiro em potencial está gastando seus orçamentos de marketing e Responsabilidade Social Corporativa (CSR). Se isso corresponder bem ao trabalho que você está fazendo, é mais provável que ele deseje participar e conversar sobre comerciais.

3. Domine seu campo

Grandes empresas recebem centenas de ofertas de parceria, por isso, um e-mail genérico não o corta. Concentre-se – saiba com quem você precisa falar, seja conciso e rápido para destacar como você pode agregar valor aos negócios deles. 

Muitas empresas menores se decepcionam porque estavam muito conscientes de seu tamanho em relação a algum parceiro. Em última análise, você é um líder em seu campo, então você deve estar confiante no trabalho que você faz. Se ainda estiver preocupado, faça uma breve apresentação, incluindo um portfólio de cobertura da mídia e um resumo dos principais marcos da empresa para compartilhar com clientes em potencial.

4. Mantenha sua conversa fluindo

Quando tiver sucesso (e com persistência, você terá) mantenha um relacionamento próximo com o novo parceiro. Esteja preparado para ser firme. Não importa o tamanho deles, se você achar que um parceiro não está cumprindo a proposta, esteja pronto para informá-los.

5. Toque na sua rede

Assegurar sua primeira grande parceria é sempre o mais difícil, mas uma vez que você tenha uma, isso pode levar a um mundo de novas oportunidades. Pergunte a seus parceiros se há alguém a quem possam apresentar. 

Ou, se você abordar novos parceiros em potencial sem uma introdução calorosa, saliente que já conseguiu gerenciar uma transação em larga escala antes. Se você fez isso uma vez, não há razão para que você não possa fazer isso novamente. 

Portanto, considere a cada esquecimento uma oportunidade para refinar sua apresentação, avaliar o que você está oferecendo a um parceiro e, em seguida, encontrar um novo alvo qualificado. Isso só será mais fácil.

Fonte: Douglas Lloyd em Telegraph

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.