Crie sua conta agora mesmo

e comece a administrar  sua empresa

com o MarketUP.

Por que a cobrança de valores em atraso é importante e como fazê-la

Por que a cobrança de valores em atraso é importante e como fazê-la

Se você possui um negócio próprio, é bastante provável que sua empresa já tenha deixado de receber algum pagamento. Toda empresa, tenha ela o porte que for, acaba lidando com a inadimplência de clientes e precisa recorrer à cobrança dos débitos em aberto. O assunto é delicado e causa insegurança e muitos gestores, pois pode impactar diretamente no relacionamento entre a marca e seus consumidores.

 

O tema pode causar calafrios, mas é absolutamente necessário. A negociação de dívidas com clientes com débitos em atraso é uma oportunidade importante não somente de recuperar esses valores e incrementar o caixa do negócio, mas também de estreitar o contato com essas pessoas, conhecendo melhor quem são e qual sua realidade.

Tem dúvidas sobre por que é essencial fazer a cobrança de pagamentos em atraso? Confira o conteúdo que o Canal PME preparou para você.

 

Recuperação de crédito 

A cobrança não é garantia de que os débitos em aberto serão quitados, mas ela amplia consideravelmente as chances de que esses créditos sejam recuperados. A partir dela, é possível identificar os clientes que estão inadimplentes e ter acesso a informações como a quantia que estão devendo, há quanto tempo esses valores estão em aberto, quais as vendas realizadas que não foram pagas, entre outras. 

 

Controle do fluxo de caixa 

Como já tratamos no Canal PME, o fluxo de caixa está entre as ferramentas mais importantes da gestão financeira de uma empresa. Ele registra todos os valores que saem e entram no negócio em determinado período de tempo. Essa janela de tempo pode ser diária, semanal, mensal, semestral ou até mesmo anual, a depender das escolhas e necessidades de controle financeiro do empreendimento.

 

É a partir do acompanhamento do fluxo de caixa que o gestor consegue avaliar a saúde financeira da empresa — e se houver valores a serem recebidos em atraso, o fluxo de caixa será comprometido. Gerenciar esses débitos a receber é essencial; para isso, a cobrança desempenha um importante papel. Saber quem são os clientes inadimplentes, o valor em atraso, quando ele deveria ter sido pago e entrar em contato com eles para tratar dessa situação e tentar resolvê-la garante um fluxo de caixa mais fidedigno e saudável.

 

Relacionamento com o cliente 

Para além da recuperação de crédito e da movimentação do fluxo de caixa, a cobrança de dívidas em aberto por ser uma oportunidade de estreitar os laços com seus clientes. Pode parecer um pouco controverso, já que cobrar o pagamento de débitos é algo bastante delicado; contudo, se feito da forma correta, esse contato tem o potencial de criar uma relação mais saudável e duradoura entre empresa e consumidor. 

 

Com as informações do cliente em mãos e o preparo adequado para lidar com a situação, a pessoa que entra em contato com o consumidor para realizar a cobrança consegue criar um ambiente confortável o suficiente para negociar de igual para igual e mostrar que sua empresa é compreensiva. Assim, não somente chega-se em uma solução viável para ambos os lados, mas cria-se um vínculo mais duradouro e baseado em confiança, aumentando as chances desse relacionamento fidelizar o cliente.

 

Quais os cuidados tomar durante a cobrança de clientes

 

Como falamos acima, o processo de cobrança é bastante delicado. É algo que precisa ser feito com muita cautela para não causar atritos no relacionamento com o cliente. 

Então, é necessário criar e colocar em prática estratégias eficientes tanto do ponto de vista da efetivação do pagamento em atraso, quanto do atendimento ao consumidor.

 

Para recuperar os créditos atrasados e manter o relacionamento com o cliente saudável, é importante tomar os seguintes cuidados:

 

  • entenda o que levou o cliente a atrasar o pagamento;
  • seja gentil e empático com a situação do consumidor;
  • não utilize tons ameaçadores ao cobrá-lo;
  • tente negociar a dívida e chegar a um meio termo ideal para ambas as partes.

 

Como a MarketUP pode ajudar seu negócio nesse momento

 

Como você gerencia as suas vendas? Se o seu negócio ainda não utiliza um ERP, sistema de gestão empresarial totalmente online, a preparação para a Black Friday pode ser um bom momento para mudar isso. Uma ferramenta como o ERP torna todos os seus processos operacionais e administrativos muito mais simples, fáceis, rápidos e otimizados.

 

Um ERP completo pode ser o grande diferencial do seu negócio. Com o ERP MarketUP, você tem acesso a um sistema com inúmeros recursos e funcionalidades para suas vendas, seu estoque, suas finanças e sua gestão, tudo isso sem precisar gastar nada. Totalmente gratuito, a plataforma MarketUP permite que você administre todos os processos da sua empresa em um único lugar. 

 

Os recursos do MarketUP podem ajudá-lo a gerenciar as suas cobranças. Com a lista de pagamentos em atraso, você tem um relatório detalhado sobre todos os clientes que estão inadimplentes com a sua empresa, bem como todos os dados para entrar em contato com esses consumidores. Caso precise de auxílio, a MarketUP conta com uma parceria com a PagouFácil, plataforma especializada em negociar débitos e ajudar consumidores a sanarem suas dívidas de forma simples e segura.

 

Ficou interessado? Acesse o nosso site, conheça mais sobre os nossos produtos e serviços e crie sua conta 100% gratuita. E fique de olho no Canal PME e em nossas redes sociais para saber em primeira mão sobre os nossos descontos de Black Friday!

 

Redação MarketUP