Crie sua conta agora mesmo

e comece a administrar  sua empresa

com o MarketUP.

Por que definir missão, visão e valores para a sua empresa

Por que definir missão, visão e valores para a sua empresa

Você, empreendedor, já deve ter ouvido falar que três das mais importantes diretrizes estratégicas de uma empresa — seja ela micro, pequena, média ou grande —são sua missão, sua visão e seus valores. Esses pilares são fundamentais para que a gestão do seu negócio seja bem sucedida. Eles servem como um norte para definir propósito, identidade e cultura organizacionais, além de grandes aliados para identificar oportunidades, engajar colaboradores e estabelecer ações. 

 

Mas ao que cada um deles de fato corresponde? Quais as principais diferenças entre eles? Por que eles são tão importantes? E — talvez o ponto primordial — como definir qual a missão, a visão e os valores da minha empresa?

 

A seguir, o canal PME responde a todas as suas perguntas sobre missão, visão e valores. Confira:

 

O que são missão, visão e valores

 

Missão, visão e valores são os três pontos iniciais para uma empresa definir qual o seu propósito de existir e começar a estabelecer a sua identidade. Eles são, também, o primeiro passo para desenhar o planejamento estratégico do negócio, pois são os principais guias para tomada de decisão e criação de metas e objetivos.

 

Tudo começa pela missão. Ela é, em suma, a razão de ser da companhia, a função que desempenha no mercado e principalmente na vida de seus clientes. É a partir da definição da missão que uma empresa não somente faz o primeiro esboço de sua identidade, mas também delimita suas ações, decisões e atitudes para que correspondam ao seu propósito de existir.

 

Já quando falamos de visão, tratamos sobre como o negócio se vê no futuro. Onde você quer que sua empresa esteja em 5, 10, 20 anos? Quais os seus principais — e inegociáveis — objetivos para ela? A visão nada mais é do lugar onde deseja chegar e das metas que quer cumprir, e deve ser estabelecida de forma prática, realista, temporal e visível para que todas as pessoas que compõe a companhia compreendam e se engajem para concretizá-la.

 

Por fim, temos os valores. Eles são os princípios — também inegociáveis — que regem as ações e decisões de uma empresa, mas também os ideais que ela pretende atingir no dia a dia.

 

Qual a sua importância para as empresas

 

Mas por que eles são pilares tão fundamentais para o seu negócio? Como falamos anteriormente, a missão, a visão e os valores de uma companhia são essenciais para, primeiramente, construir a sua cultura organizacional — ou seja, definir a forma como a organização conduzirá seus negócios e como tratará seus clientes, colaboradores e  parceiros. Esses três conceitos ajudam a empresa como um todo, da presidência aos funcionários, a orientar e motivar suas ações.

 

Missão, visão e valores também são importantes para criar e guiar a gestão e o planejamento estratégico do empreendimento. Todos os objetivos a serem alcançados pela empresa devem respeitar esses três pilares; então, toda a tomada de decisão dos gestores passa por eles. A mensuração dos resultados da companhia, por exemplo, também é feita com base neles. Por isso, é primordial que esses tópicos façam parte da gestão de qualquer organização, seja lá qual for seu tamanho.

 

Como definir esses pilares

 

É normal, entretanto, que os empreendedores fiquem um pouco confusos no momento de definir esses três nortes para sua empresa. 

 

Para a missão, há alguns pontos principais a serem refletidos antes de estabelecê-la. Qual é o negócio da empresa? Quem são seus clientes? Quais as suas vantagens competitivas? Como sua companhia contribuiu para a vida das pessoas? Aqui na MarketUP, por exemplo, a nossa missão é empoderar as PMEs do Brasil através do acesso a uma plataforma de gestão simples, rápida e gratuita. Vale sempre lembrar da premissa de que a sua missão é, em última instância, seu motivo de existir.

 

Para definir sua visão, também é importante levantar algumas questões. Quais os desafios que prevê em sua jornada, tanto para a empresa quanto para as pessoas que fazem parte dela? Quais as oportunidades que visualiza à sua frente? Como deseja que esteja sua relação com o cliente daqui a alguns anos? Como e onde quer que seu negócio esteja no futuro? Em suma, qual o seu sonho? O da MarketUP é ser a principal plataforma de gestão e vendas do Brasil. Lembre-se que esses objetivos principais devem ser mensurados periodicamente para que a empresa avalie o quanto falta para atingi-los.

 

Resta, agora, decidir quais valores vão reger o seu negócio. Comece pensando em alguns critérios para defini-los, tais como clareza, objetividade e adequação com a razão de ser da empresa e com seus objetivos. Por aqui na MarketUP, seguimos ética, oportunidade, formação, respeito e inovação como valores. 

 

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP. Aproveite e também acesse o nosso site para conhecer mais sobre os nossos produtos e serviços e criar sua conta 100% gratuita.

Redação MarketUP