Por que vender seus produtos em marketplaces na Black Friday
Como está a preparação do seu negócio para a Black Friday 2021? Faltam apenas duas semanas para a data, uma das mais importantes do ano para quem trabalha com comércio. Além dos descontos agressivos e condições de pagamento especiais, uma das características mais importantes da Black Friday são as vendas online. Por mais que as lojas físicas participem da data, hoje é principalmente no ambiente digital que os consumidores buscam por promoções e adquirem os produtos que desejam. E nesse cenário, os marketplaces têm um papel de destaque.
O marketplace é um dos formatos que mais tem feito sucesso entre as micro e pequenas empresas. Nele, uma grande plataforma de e-commerce reúne diversas empresas e fornecedores em um único lugar. Para entender melhor como funciona um marketplace, basta pensar nos shoppings centers. Neles, é possível encontrar inúmeras lojas de diferentes segmentos em um único local. Os marketplaces funcionam da mesma forma: ao acessar a plataforma, o consumidor tem à sua disposição uma infinidade de produtos, serviços e fornecedores reunidos no mesmo site.
Sua loja já está nos principais marketplaces? Se a resposta for negativa, agora é um bom momento para mudar isso. Confira a seguir 3 motivos para a sua empresa vender seus produtos em marketplaces na Black Friday 2021:
Confiança e credibilidade
Quando o assunto são compras online, segurança e confiabilidade são pilares fundamentais para conquistar os clientes. Continua sendo bastante comum o hábito que uma importante parcela da população tem de evitar adquirir produtos de sites que não conhecem. Essas pessoas preferem ir até lojas virtuais de maior popularidade — dentre elas, estão os marketplaces. Mercado Livre, Amazon, Americanas, Magazine Luiza e muitos outros já possuem a confiança dos consumidores, e é essa confiança que fará com que eles comprem do seu empreendimento casa ele esteja presente nesses grandes e-commerces.
Talvez um cliente não se sinta totalmente seguro ou confortável em consumir os produtos diretamente na sua loja, mas esse cenário muda quando ele vê que sua marca vende dentro de um marketplace já conhecido e consolidado no mercado. Oferecendo seus produtos nesses grandes shoppings virtuais, as chances de converter vendas, criar um vínculo de confiança com esse público e fazer com que ele volte a comprar da sua loja são significativamente maiores.
Plataforma estruturada
Para além da boa reputação, é possível aproveitar também a estrutura dos marketplaces para fortalecer e ampliar suas vendas online. Grandes sites de compra contam com uma plataforma robusta não somente para as operações de compra e venda, mas também para dar suporte e segurança para quem a utiliza — e isso vale tanto para o comprador, quanto para a marca que anuncia e comercializa seus produtos lá.
Nos marketplaces, seus clientes têm acesso a todas as principais e mais populares formas de pagamento, conseguem tirar dúvidas com maior agilidade e, caso necessário, podem solicitar troca, cancelamento ou reembolso com facilidade. Toda essa estrutura simplifica os processos de venda e traz uma melhor experiência para seus consumidores.
Baixo investimento
Segurança, credibilidade, confiança, estrutura robusta, boa reputação… Quando se inicia no zero na internet, esses são elementos que custam tempo e dinheiro para a empresa. Uma plataforma de marketplace já fornece tudo isso para o seu negócio, permitindo reduzir o investimento da sua empresa em ações de marketing e publicidade, por exemplo. O fluxo de usuários em um grande shopping virtual é enorme — os marketplaces mais conhecidos recebem milhões de visitas diariamente, e são ainda mais procurados pelos consumidores durante a Black Friday.
Realizar suas vendas através de marketplaces também permite que sua marca reduza consideravelmente o seu investimento em operações digitais, caso ela esteja no início de sua inserção no ambiente virtual. O custo de comercializar seus produtos em grandes e-commerces é inferior ao de criar e manter a sua loja online própria, fazendo com que as vendas se tornem mais vantajosas no marketplace.
Integração entre ERP e marketplaces
Como você gerencia as suas vendas? Se o seu negócio ainda não utiliza um ERP, sistema de gestão empresarial totalmente online, a preparação para a Black Friday pode ser um bom momento para mudar isso. Uma ferramenta como o ERP torna todos os seus processos operacionais e administrativos muito mais simples, fáceis, rápidos e otimizados.
Seja na Black Friday, seja no dia a dia da sua empresa, um ERP traz uma série de vantagens para a sua administração. Alguns deles são:
- organização interna aprimorada;
- centralização de pedido;
- melhor gestão financeira;
- automação de processos;
- integração entre setores da empresa.
Um ERP completo pode ser o grande diferencial do seu negócio, ajudando a incrementar ainda mais as suas vendas durante a Black Friday. Com o ERP MarketUP, você tem acesso a um sistema com inúmeros recursos e funcionalidades para suas vendas, seu estoque, suas finanças e sua gestão, tudo isso sem precisar gastar nada. Totalmente gratuito, a plataforma MarketUP permite que você administre todos os processos da sua empresa em um único lugar.
Para facilitar ainda mais o gerenciamento de suas vendas em marketplaces, temos uma novidade para você. O Marketplace+ é uma nova assinatura do MarketUP que integra os maiores marketplaces do Brasil ao nosso sistema de gestão. Agora, é possível anunciar e comercializar seus produtos e serviços em plataformas como Magazine Luiza, Mercado Livre, Americanas, Casas Bahia, Submarino, Shoptime, Sou Barato, Ponto Frio, Extra e gerenciar todas suas vendas em um único lugar: o MarketUP. A integração permite que você administre pedidos, emissão de nota e controle de estoque de todas as suas lojas nesses marketplaces em um mesmo sistema.
Ficou interessado? Acesse o nosso site, conheça mais sobre os nossos produtos e serviços e crie sua conta 100% gratuita. E fique de olho no Canal PME e em nossas redes sociais para saber em primeira mão sobre os nossos descontos de Black Friday!
Redação MarketUP