Notícias
05
ago

Pequenos negócios geram 72% dos empregos no primeiro semestre de 2022

As micro e pequenas empresas (MPE) foram os grandes responsáveis por contribuir para a criação de empregos no primeiro semestre. De janeiro a junho deste ano, foram cerca de 1,33 milhão de postos de trabalho formais criados no Brasil, 72,1% do total.

É o que mostra o levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. 

Apenas no mês de junho, os pequenos negócios foram responsáveis pela abertura de 63,6% das vagas formais no mês, total de 176,8 mil. Já as médias e grandes empresas abriram 73,9 mil vagas, representando 26,6% do total.

SETORES DE DESTAQUE

O setor de serviços foi destaque entre as micro e pequenas empresas, gerando 533 mil vagas, sendo que, apenas em junho, o segmento foi responsável por abrir 78 mil novos postos.

Em segundo lugar aparece o setor de construção e indústria, com 168,8 mil empregos gerados. O comércio contabilizou um total de 90,6 mil novas vagas de janeiro a junho. Em contrapartida, as médias e grandes empresas, fecharam 42,8 mil vagas no primeiro semestre de 2022.

Tenha recursos gratuitos para gerir o seu negócio e aumentar suas vendas com o MarketUP

Fonte: Agência Brasil 

Autor:

Amanda Almeida