Especiais
22
set

Prateleira infinita: Entenda como integrar seu estoque físico e digital

Quem tem loja física sabe o quanto a falta de um produto no estoque pode gerar insatisfação no seu consumidor.

Buscando solucionar o problema, promover a satisfação e fidelização, as marcas estão recorrendo a um novo modelo de vendas que é a Prateleira infinita.

Essa estratégia permite ao empreendedor integrar o seu estoque e vender os produtos do seu e-commerce na sua loja física. Tendência que contribui cada vez mais para a retomada das compras presenciais.

No artigo de hoje, vamos explicar o que é a prateleira infinita, como funciona, as vantagens e como implementar essa estratégia no seu negócio. 

Vamos lá!

O que é Prateleira Infinita? 

A prateleira infinita representa uma extensão do seu estoque, de modo que, seu cliente terá a possibilidade de realizar a compra quando não houver, por exemplo, a numeração, cor ou tamanho do item que ele deseja, disponível na sua loja física.

Também conhecida como vitrine infinita, os produtos do seu e-commerce ficaram disponíveis também na sua loja física, evitando possíveis perdas de venda pela falta de algum item.

Dessa forma, no momento do atendimento, o vendedor poderá verificar a disponibilidade do item no e-commerce. Ajudando o cliente a realizar o pedido online, e retirá-lo no endereço próprio ou na loja.

Assim, para os varejistas que desejam oferecer maior variedade de produtos aos seus clientes, a prateleira infinita é uma ótima opção. Uma solução inteligente para não perder vendas, ou perder o consumidor para a concorrência.

Tenha uma loja virtal gratuita com o MarketUP

Como Funciona?

Na prática, digamos que um cliente vai até a sua loja física e procura por uma peça X, e não disponível no estoque físico a numeração que ele deseja. Assim como, para não perder esse cliente, você apresenta a ele a solução de realizar o pedido na loja virtual e retirá-lo como deseja. 

Em outros casos, o cliente visualizou uma determinada peça no seu e-commerce e deseja vê-lo presencialmente antes de finalizar a compra no seu site. Neste caso, também é possível visualizar, e até mesmo experimentar, e então finalizar a transação.

Desse forma, o lojista também oferece maior comodidade ao consumidor e ele poderá realizar o pedido do produto na loja mesmo. Além disso, realizar o pagamento e escolher a melhor forma de entrega ou retirá-lo na loja no prazo disponível.

Vantagens 

Uma das principais vantagens da prateleira infinita é a possibilidade de concluir uma venda sem a necessidade de manter estoque em todas as lojas.

Bem como, aumentar as vendas, fidelizar clientes no ambiente virtual e presencial, e melhorar a experiência do cliente no atendimento no momento da compra, entre outros benefícios. Como:

Variedade na oferta de produtos

Como não há a necessidade de armazenar todos os itens no estoque físico. O lojista conseguirá disponibilizar uma variedade maior de produtos em suas lojas físicas. 

Dessa forma, o negócio terá menos falhas de estoque, evitando perda de vendas pela indisponibilidade de algum produto.

Melhor experiência de compra e atendimento

O atendimento ao consumidor é essencial para manter a boa relação com os clientes, na prateleira infinita, seus vendedores poderão atuar de maneira mais consultiva.

Ou seja, o atendimento e a experiência do seu cliente no seu empreendimento se torna mais eficiente. Em outras palavras, isso eleva a satisfação e a interação com a sua marca. 

Torne seu atendimento mais eficiente com o PDV MarketUP

Aumento de Vendas

A estratégia da prateleira infinita contribuirá para o aumento de vendas no seu negócio, visto que, o intuito é justamente não perder vendas mesmo quando não houver um produto disponível em seu estoque físico.

Além disso, seu negócio demonstra preocupação com seu cliente, fazendo com que ele se sinta especial e foco em toda a jornada de consumo. 

Bem como, seu negócio se destaca influenciando na fidelização e interação do seu cliente com sua marca.

Como implementar a prateleira infinita no meu negócio?

Quando falamos de prateleira infinita, o primeiro passo é contar com uma plataforma de e-commerce que ofereça esse recurso. Assim como, um sistema de gestão para integrar o controle do seu estoque.

E para essa estratégia funcionar da melhor forma, a gestão do seu estoque é fundamental. Ou seja, controlando a entrada e saída de mercadorias e, sempre que possível, manter o inventário organizado e atualizado.

Além disso, também é ideal capacitar sua equipe de vendas para atuar nesse modelo, com intuito de oferecer maior comodidade, e tornando a experiência de compra mais adequada às necessidades do cliente.

Como o MarketUP ajuda sua empresa?

Com o ERP MarketUP, você conta com recursos exclusivos que te ajudam, da criação do seu e-commerce gratuito até a gestão completa do seu estoque.

Permitindo que você realize todas as movimentações, produção e organização do seu estoque em múltiplos locais.

Além disso, você integra seu e-commerce ao ERP e acompanha em tempo real todas as vendas realizadas na sua loja virtual.

Recursos MarketUP para gerenciar o seu estoque:

Com o MarketUP você otimiza seu negócio online e gratuito. Crie sua conta grátis!

Leia também:

Dicas para ter um estoque mais eficiente

Venda sem estoque próprio com o Dropshipping

Como fazer o controle de estoque: o que é, dicas e sistema

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP

Aproveite também para seguir a MarketUP nas redes sociais agora.

Autor:

Amanda Almeida