Notícias
16
set

Programa do Senai vai financiar inovação tecnológica para setor da indústria

Empresas do setor da Indústria, já podem enviar ao Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), projetos de aplicação de Indústria 4.0 em seus processos produtivos. 

O Senai lançou um edital de R$28 milhões, para financiar a inovação tecnológica no setor industrial. Além de promover o desenvolvimento da segurança e saúde na indústria.

Assim, o financiamento inclui a chamada Smart Factory, realizada em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério da Economia.

Segundo o Senai, o conceito de Smart Factory traz referência ao uso das técnicas de automação que geram impactos na eficiência operacional das empresas.

Serão selecionados cerca de 60 projetos para desenvolvimento e inovação (PD&I) de empresas no setor de soluções para máquinas, equipamentos e sistemas, entre outras áreas.

Cada projeto selecionado poderá contar com até R$ 800 mil, incluindo tanto o desenvolvimento quanto a implementação da tecnologia nas empresas-clientes, e está disponível na Plataforma de Inovação para a Indústria.

Como Participar?

O programa destina-se a empresas do setor industrial de qualquer porte ou startups, com CNPJ ativo, elegíveis a participar, respeitando as regras de cada categoria.

Para participar é só enviar a ideia pela Plataforma de Inscrição, seguindo as normas e cronogramas de cada categoria.

 Por fim, projeto terá duração máxima de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 6 meses.

Acesse o regulamento geral e as categorias.

Crescimento das Indústrias Digitais 

A indústria brasileira está mais digital do que há cinco anos. Em 2016, 48% das empresas utilizavam alguma das tecnologias digitais analisadas.

Do mesmo modo, no ano de 2021, o percentual foi de 69%, como mostra a Sondagem Especial Indústria 4.0, da Confederação Nacional (CNI)

Contudo, a pesquisa buscou identificar o avanço do uso das tecnologias chamadas de indústria 4.0. Prevendo a digitalização da produção industrial para integrar as diferentes etapas da cadeia de valor, desde o desenvolvimento do produto até o uso final.

Solução ERP MarketUP

O ERP MarketUP é um sistema online que oferece diversos recursos para facilitar o dia a dia do pequeno negócio, com praticidade e maior agilidade.

Logo, o recurso de Produção MRP, é ideal para empresas que vendem produtos de fabricação própria e podem cadastrar com facilidade seus insumos e demandas.

Assim, você tem mais praticidade para identificar quais materiais estão em falta no seu estoque, e organizar melhor a sua linha de produção.

Desse modo, é possível automatizar e agilizar seu processo produtivo, possibilitando aos seus clientes a compra de produtos inteiros ou fracionados, também é possível realizar o acompanhamento de toda sua cadeia produtiva direto do ERP MarketUP gratuitamente.

Acesse agora nosso site, crie sua conta grátis e economize tempo e dinheiro!

Fonte: Agência Brasil

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP
Aproveite também para seguir a MarketUP nas redes sociais agora.

Autor:

Amanda Almeida