Projeto de lei beneficia mulheres chefes de família de baixa renda Notícias
11
jun

Projeto de lei beneficia mulheres chefes de família de baixa renda

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) 1629/21, cujo objetivo é dar prioridade a mulheres chefes de famílias de baixa renda na concessão de microcrédito. O texto é da deputada federal Tia Eron (Republicanos-BA).

De acordo com a autora do PL, “o projeto visa a municiar a mulher trabalhadora brasileira de mais um instrumento na luta por sua efetiva inserção econômica e social”. Ela afirma que se trata de uma medida necessária para cumprir com a Constituição Federal, que prega a igualdade material entre gêneros.

Juros menores para mulheres chefes de família em operações de crédito

A proposta altera a Lei 10.735/03, norma que obriga bancos a manter uma parcela dos depósitos à vista em operações de crédito destinadas a microempreendedores e à população de baixa renda. O texto do PL inclui na lei mulheres chefes de família e prevê que sejam oferecidas a elas taxas de juros pelo menos 10% menores que as praticadas.

Eron justifica a importância do projeto lembrando que as mulheres chefiam cerca de 38% dos lares brasileiros, mas possuem renda inferior à dos homens na maior parte das vezes.

Tramitando em caráter conclusivo, o PL 1629/21 está sendo analisado pelas comissões dos Direitos da Mulher; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Redação MarketUP | Fonte: Agência Câmara de Notícias

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.