Finanças e Tributos
27
fev

Qual a diferença entre ECF e SAT?

ECF e SAT são serviços parecidos, porém, um é a evolução do outro

Sabemos que manter a empresa em dia com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) é obrigação de qualquer empreendedor, afinal, a falta de emissão de nota fiscal pode causar sérios problemas para a empresa. No entanto, são muitos os que não entendem do assunto e acabam deixando tudo nas mãos do contador. É claro que esse apoio é importante, mas também é preciso conhecer alguns detalhes e adotar práticas que possam evitar futuras dores de cabeça.

Estar atento às obrigações da empresa é extremamente necessário e, por isso, todo empreendedor deve conhecer as diferenças entre os tipos e notas e cupons fiscais eletrônicos, principalmente o ECF e o SAT.

E o que é ECF?

O Emissor de Cupom Fiscal (ECF) é um equipamento que emite cupons fiscais com o objetivo de registrar os dados da venda, emitido em duas vias. A primeira, sempre em papel, é entregue ao cliente. A segunda fica com a loja, sendo que pode ser em papel ou arquivo eletrônico. Ao final do mês o empresário verifica, por meio de relatórios, qual será o valor deduzido de impostos cobrados.

E o SAT?

O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT) documenta de maneira eletrônica as transações comerciais dos contribuintes varejistas de alguns estados como Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

O SAT substitui os equipamentos ECF e também gera e autentica os CF-e-SAT – Cupons Fiscais Eletrônicos, e os repassa, via internet, periodicamente para a Secretaria da Fazenda.

Este projeto que, no futuro, deverá ser implementado no Brasil inteiro, permite que os consumidores localizem mais rapidamente seus documentos fiscais. É similar ao programa da Nota Fiscal Paulista, que simplifica as obrigações tributárias dos estabelecimentos varejistas.

Dica: para se adequar ao SAT, entre no site da SEFAZ.

Qual a diferença entre ECF e SAT?

O ECF é o emissor de cupom fiscal instituído pelo órgão responsável pela fiscalização para a impressão do Cupom Fiscal – CF, que por sua vez será trocado pelo SAT gradativamente.

Quando nos referimos a ele como Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT-CF-e), trata-se de um dispositivo tecnológico com baixo custo que registra a venda e automaticamente mantém a informação fiscal do produto.

Tudo isso funciona juntamente ao Certificado Digital disponível na MarketUP, em nossa parceria exclusiva com a Certisign. Juntos, já emitimos mais de 9 milhões de certificados, facilitando o uso das NF-e e os CNPJ-e.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.