Qual a hora certa de expandir seu negócio?
Abrir o seu próprio negócio é, certamente, o sonho de muitos brasileiros. Poder controlar melhor seus horários, autonomia, busca por qualidade de vida e conforto financeiro são alguns dos fatores que motivam nossa população na hora de planejar uma empresa e fazem com o que o Brasil esteja presente nas listas dos países mais empreendedores do mundo.
Mas, após concretizar o sonho de abrir um negócio, quais os próximos passos que precisam ser tomados? Quando devo pensar em expandir a minha empresa, por exemplo? Estas e outras dúvidas podem fazer parte da realidade daqueles que já conseguiram atingir a estabilidade necessária para a sobrevivência empresarial. Nós, do Blog MarketUP, vamos tentar ajuda-lo a resolver estas questões no post de hoje.
Planejamento e boa gestão
O primeiro passo para a expansão de um negócio é o planejamento sério, acurado, o qual, por isso mesmo, precisa ser feito sem pressa e levar o tempo que for necessário. Para Paulo Ferreira, professor de Economia e Empreendedorismo da IBE-FGV, a boa gestão dos primeiros anos é outro indicativo para saber a hora certa de expandir sua empresa. “Devemos ficar atentos à boa gestão, que é um dos principais fatores de sucesso. Fazer sempre planejamento, administrar o capital de giro, não misturar finanças da empresa com finanças pessoais. Se o negócio ultrapassar estes primeiros anos, é um indicativo para expansão”, comenta Paulo.
Conjuntura econômica e análise dos próprios recursos
Outro ponto que o empresário precisa analisar quando se preparar para a expansão de seu negócio é a conjuntura econômica do país. “Ela tem grande influência sobre o crédito, os fornecedores e a capacidade de compra dos clientes”, explica o professor da IBE-FGV, Paulo Ferreira. Além disso, você precisa estar ciente de sua capacidade de investimentos, sempre deixando recursos suficientes para o capital de giro. “Se for depender de capital de terceiros, como empréstimos de bancos, por exemplo, fique ciente das taxas de juros que terá de pagar, o que diminui o seu lucro, e pode também se tornar uma dependência perigosa, porque em momentos de crise se diminuem as ofertas de crédito e se aumentam as taxas de juros”, conclui Paulo.
Conheça sua capacidade de gestão
Por fim, a questão essencial para saber se este é o momento certo para a ampliação de sua empresa, avalie sua capacidade de gestão individual. Você está preparado para assumir mais responsabilidades? Confia em sua capacidade decisória mediante situações de pressão e cobrança? Se a resposta for positiva, prepara-se para muito trabalho. “Lembramos que o mundo dos negócios não é perfeito, sucesso passado não garante sucesso futuro. Não existe nenhuma garantia de que a empresa dará certo, além de muito trabalho, dedicação, o prêmio às vezes é sobreviver às crises. O importante é sabermos se estamos dominando o que fazemos, se temos controle sobre todos os aspectos”, diz Paulo Ferreira.
–
Por: Redação MarketUP