3 razões para ter um chatbot de conversação em seu negócio
Um chatbot de conversação pode ajudar bastante seu negócio ao se comunicar com clientes, realizando filtragens e evitando trabalhos repetitivos
A idéia que a maioria de nós tem em mente é um chatbot de conversação que é semelhante a um humano. Esperamos poder falar com eles da mesma maneira que fazemos com um assistente de loja, um garçom ou até mesmo um amigo.
No entanto, ainda estamos longe disso. Chatbots serão chatbots, não humanos, mas talvez possamos torná-los mais humanos. Como? A chave é conversa.
Entre outras coisas, o que distingue humanos e máquinas é a capacidade de conversar. A razão pela qual muitas pessoas ainda são reticentes em adotar bots como um canal de comunicação com as empresas é que elas não sentem que podem manter uma conversa semelhante à que teriam com um humano.
Razão número 1
O primeiro motivo pelo qual você precisa de um chatbot de conversação é o fato de que a maioria dos que estão disponíveis hoje em dia são baseados em botões e modelos de árvore de decisão. Se supõe-se que os bots sejam o futuro, não devemos usar uma técnica que tenha sido empregada por call centers para tempos com sucesso limitado.
Forçar os usuários a escolher entre um conjunto de opções apresenta alguns problemas óbvios. É provável que em algum momento da interação a opção que eles precisam não faça parte desse conjunto, e é ainda mais provável que, se eles tentarem digitar o que eles querem, o bot não os entenda.
Outro grande revés é que, se o usuário mudar de ideia durante a troca e decidir trocar o leite desnatado por leite de soja, por exemplo, ela não poderá voltar atrás nessa decisão e será forçado a recomeçar. O resultado do uso dessas técnicas antigas é o mesmo em ambos os casos: uma experiência ruim para o usuário.
Razão número 2
Os bots de conversação oferecem uma melhor experiência do usuário aos clientes, e esse UX melhorado leva a um aumento na fidelidade e nas vendas, o que, por sua vez, traz mais receita com o passar do tempo.
O boca-a-boca é uma das técnicas mais antigas e eficazes para atrair clientes, e também pode ser aplicado a bots. Quando você recebe um bom serviço em algum lugar, você tende a compartilhá-lo e recomendá-lo a seus amigos, parentes e às vezes em redes sociais e fóruns. Portanto, se o seu bot fornecer aos seus clientes uma experiência positiva, eles recomendarão seus amigos e familiares.
Vamos mostrar um exemplo: imagine que você queira comprar cápsulas Nespresso. Normalmente, a linha na loja é longa e, às vezes, sua localização não é conveniente. Um bot conversacional poderá perguntar-lhe o tipo de sabor que você gosta e fazer recomendações com base em suas preferências, como o assistente de loja faz na loja de tijolo e argamassa.
Evitar botões para selecionar opções também permitirá que seu cliente mude de ideia ou peça um produto sazonal que não esteja normalmente no catálogo.
Razão número 3
A terceira e não menos importante razão trata dos novos sistemas de Inteligência Artificial. Eles devem trabalhar para os humanos e não o contrário. O que isto significa? Não deve ser o usuário quem modifica a maneira como fala para ser entendido por chatbots e assistentes virtuais, eles devem ser capazes de entender a linguagem natural.
Fonte: Tita Risueño em Chatbots Magazine