Redes Sociais – Onde o meu negócio precisa investir
Em meio a tanta concorrência, uma das dúvidas mais frequentes quando falamos em redes sociais é: Onde o meu negócio precisa investir?
Antes de tudo, sabemos que é preciso estar no meio digital para sermos encontrados pelo público, assim como, realizar campanhas no meio offline.
Logo, é preciso que os negócios conheçam as funcionalidades e objetivos de cada uma das redes sociais.
Bem como:
- Avaliar onde onde o seu público se encontra;
- Analisar os produtos e serviços ofertados por ela, já que cada rede social possui suas funcionalidades e particularidades;
- Ter objetivos bem definidos para desenvolver planos de ação direcionados aos resultados esperados.
A seguir, vamos apresentar algumas das redes sociais mais utilizadas.
Como usar as redes sociais no seu negócio
As redes sociais servem para criar conexões entre negócios e consumidores, o objetivo é interagir e compreender melhor o comportamento dos usuários.
Contudo, é preciso entender como cada uma funciona, para assim usar suas funcionalidades de forma estratégica, visando maior alcance e visibilidade.
Para isso, vamos explicar um pouco sobre as principais redes sociais.
O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo, permitindo a divulgação de diversos tipos de mídias.
Além disso, os negócios podem fazer anúncios e campanhas patrocinadas, aumentando assim as chances de alcance das suas ações.
Para alguns negócios, ele acaba sendo uma das estratégias de marketing mais importantes.
Ou seja, auxilia na captação de novos clientes e ajuda a identificar novas oportunidades de negócios.
Apesar de outras redes sociais estarem ganhando espaço, o site TecMundo mostrou que existem cerca de 1,93 bilhões de usuários ativos diariamente no Facebook.
Através de uma fanpage, as empresas conseguem interagir em tempo real com os usuários, gerando assim engajamento por meio de seus conteúdos e posts.
Além disso, por ser uma rede social onde os consumidores expressam suas opiniões e preferências, é possível captar insights que auxiliarão na criação de futuras campanhas.
Bem como, por meio de comentários, compartilhamentos e curtidas, os conteúdos podem impactar mais pessoas, aumentando assim o seu alcance e sendo uma ótima ferramenta de comunicação.
Outro ponto a ser destacado, é o atendimento ao cliente, já que a interação acontece em tempo real, é possível que os usuários tirem suas dúvidas e já resolvam possíveis imprevistos.
Os negócios que demonstram agilidade em seu atendimento, ganham um distintivo, o objetivo é destacar essa rapidez e o tempo médio de atendimento ao cliente.
Sem dúvida, o Instagram continua crescendo como uma das redes sociais mais populares, além de apresentar as maiores taxas de engajamento.
Em dezembro de 2021, o site Canaltech, revelou que existem 2 bilhões de usuários dentro da plataforma, acredita-se que o motivo é devido ao apelo visual que o Instagram fornece, ou seja, vídeos e fotos em alta resolução.
O que antes era apenas escrito em blogs, agora é compartilhado de forma mais dinâmica e interativa, o que acaba por atrair mais a atenção do público.
Contudo, para que os negócios tenham sucesso dentro dessa rede, é preciso manter consistência e criar conteúdos que despertem a atenção e interesse da audiência, não só pelos conteúdos, mas também pelas imagens postadas.
Além disso, é possível:
- Vender diretamente pelo Instagram Shopping;
- Seus clientes se tornam seguidores, o que aumenta as chances de conversão;
- Possibilidade de usar influencers para divulgar seus produtos e serviços, levando em conta que eles possuem uma boa base de contatos, o seu negócio chega a mais números de pessoas.
O Instagram é mais um meio para que os negócios se aproximem do seu público e mostrem um pouco a sua “cara” e como funciona o seu dia a dia, ou seja, funciona como uma vitrine virtual do negócio, onde os serviços e produtos podem ser divulgados de forma rápida e simples.
Considerada uma das maiores redes corporativas do mundo, o Linkedin conta com 50 milhões de usuários.
Logo, é uma ótima opção para empresas que desejam captar leads qualificados, já que ela é campeã quando o assunto é esse.
Por ser uma rede social composta por um público exigente e bem segmentado, o Linkedin é a única plataforma que tem como foco a venda, a negociação e as relações comerciais, por esse motivo é a rede social mais efetiva para gerar leads no segmento B2B e B2C, oferecendo produtos com alto valor agregado.
Contudo, diferente de outras redes sociais, a abordagem no Linkedin precisa ser mais corporativa, trazendo os diferenciais e as características da empresa, bem como, conteúdos sobre:
- Eventos
- Feiras
- Ações realizadas
- Marcos da empresa
- Notícias
Além disso, é uma rede estratégica usada não só para divulgar conteúdos, mas também fortalecer a marca, criar autoridade e consolidar parcerias.
Entretanto, para se obter sucesso no Linkedin, é preciso que as empresas saibam explorar todos os recursos oferecidos por ele, como:
- Conteúdos relevantes;
- Interagir com influenciadores;
- Fazer networking com pessoas que sejam relevantes para o negócio;
- Usar hashtags estratégicas visando aumentar o alcance do seu conteúdo.
Por fim, dentro do LinkedIn algumas barreiras de atendimento são quebradas, já que é mais fácil a comunicação direta com gestores do negócio.
Segundo o site da Resultados Digitais, o Twitter registrou cerca de 17,2 milhões de usuários ativos em julho de 2021.
Comparado a outras redes sociais, o Twitter é mais rápido ao que tange interação, logo, é preciso que as empresas mantenham frequência na rede social para não perderem o timing.
Apesar de ser conhecida como uma plataforma usada para debates políticos, ela se mostra muito vantajosa para as marcas.
Para muitos usuários, o Twitter é usado de forma mais pessoal, logo, as chances das marcas criarem conexões são maiores, já que elas conseguem compreender melhor o perfil de cada um.
Dentro do Twitter o algoritmo não apresenta barreiras, logo, os conteúdos são entregues para toda a base, bem como:
- Monitorar o sentimento dos usuários em relação ao negócio
- Acompanhar os feedbacks recebidos
- Interagir nas conversas e gerar maior engajamento
Além disso, através do perfil comercial, é possível ter acesso detalhado aos dados do Twitter Analytics e realizar campanhas com o Twitter Ads, o que contribui para potencializar a presença do negócio dentro da rede social.
Segundo o site Forbes, a rede social conta com 460 milhões de usuários ativos mensais, comparado a outras redes sociais, são poucas as empresas que usam ele em suas estratégias de Marketing Digital.
Mas, diferente do Instagram, no Pinterest os conteúdos postados funcionam como uma vitrine virtual, onde os usuários podem optar por categorizar pastas e imagens com base nos seus interesses, servindo mesmo como um catálogo de referências.
Por ser uma rede social focada no compartilhamento, armazenamento e descoberta de ideias e elementos visuais, é possível captar diversos insights para serem usados em projetos futuros.
Para as empresas é uma ótima oportunidade para as estratégias de marketing, tornando-se uma plataforma voltada para negócios, onde as marcas podem divulgar suas ideias e encontrar novos públicos no momento em que esses estão buscando por soluções, aumentando assim, as chances de fechar negócios.
Uma das vantagens para as empresas, é usar o Pinterest como um blog do negócio, já que a visibilidade e notoriedade são maiores, além disso, os usuários já pesquisam pelos assuntos de interesse, assim como no Google.
Youtube
De acordo com o site da Resultados Digitais, o Youtube já conta com 27 milhões de brasileiros dentro da rede, o objetivo é a publicação e visualização de vídeos.
Logo, com a crescente presença dos conteúdos audiovisuais dentro das estratégias de marketing de muitas empresas, ele se tornou uma opção para otimizar os resultados da mesma.
Através desses vídeos, é possível que as empresas façam a disseminação em massa dos seus conteúdos, já que ela é considerada a principal plataforma de vídeos.
Contudo, sabemos que as propagandas devem ser evitadas, mas é uma boa alternativa para que as empresas divulguem seus produtos e serviços, bem como soluções e conteúdos educativos.
Vale lembrar, que os conteúdos influenciam diretamente na experiência do consumidor, tanto em sua percepção de valor, como na percepção que esse passa a ter da empresa.
Uma das vantagens do Youtube para as empresas é o potencial que ele apresenta, estima-se que 5 bilhões de vídeos são assistidos diariamente. Outra vantagem é a possibilidade de trabalhar com conteúdos diferenciados, a fim de atrair o público-alvo.
Contudo, não basta apenas investir na rede social certa, é preciso saber como se posicionar dentro de cada uma, com o intuito de gerar autoridade e visibilidade para o negócio.