Usuário

Informe abaixo os dados para a criação do usuário que será o administrador do sistema

Domínio

Crie um endereço exclusivo para sua empresa acessar o sistema de gestão MarketUP

CONTA CRIADA COM SUCESSO!

Para ativar sua conta e começar a utilizar o MarketUP, basta seguir as instruções enviadas para o e-mail abaixo, utilizado no seu cadastro de administrador.

OCORREU UM PROBLEMA!

Não foi possível, neste momento, completar sua solicitaçao e criar sua conta no MarketUP. Pedimos desculpas pelo ocorrido e solicitamos que tente novamente.

TENTAR NOVAMENTE
Crie sua conta em
1 Minuto
100% grátis

Relatórios de vendas: como ele pode ajudar no controle da sua empresa

MarketUP > Gestão  > Relatórios de vendas: como ele pode ajudar no controle da sua empresa
Relatórios de vendas: como ele pode ajudar no controle da sua empresa

Relatórios de vendas: como ele pode ajudar no controle da sua empresa

Veja o que é e como o relatório de vendas pode ser uma ótima ferramenta para o controle do seu negócio

 

Quando pensa-se em relatório já vem a imagem de inúmeros papéis e dados para serem mensurados. Ou seja, uma tarefa burocrática típica de toda empresa.

 

Mas não é essa função do relatório e sim auxiliar nas tomadas de decisão inteligente dentro de sua organização.

 

O relatório de vendas é um documento de extrema importância para o seu negócio. Com ele você consegue identificar falhas no processo de vendas e como saná-las.

 

Vender é uma das tarefas mais importantes na empresa, pois através dessa atividade provém os lucros, aspecto importante para a sobrevivência no mercado.

 

Por isso se você está com problemas para reconhecer como está o desenvolvimento de sua empresa, como está o cenário de vendas de seu estabelecimento, não se preocupe iremos te ajudar.

 

Muitos empreendedores já passaram por esta situação, por isso preparamos um artigo com vários passos para te orientar.

 

Neste artigo falaremos:

 

  • O que é relatório de vendas
  • A importância do controle de vendas
  • Como fazer um relatório de vendas
  • Quais dados devem constar no relatório de vendas
  • Quais são os benefícios de um sistema de controle de vendas
  • Como melhorar as vendas em seu estabelecimento

 

O que é relatório de vendas

 

O relatório de vendas é um documento para considerar as informações de vendas da empresa. Nele, deve constar dados referente ao volume de vendas realizadas em um determinado período, receita das vendas, qual é o ticket médio entre outras informações.

 

Pois através do relatório é possível ter o controle de vendas mais assertivo sobre o desenvolvimento do negócio.

 

Geralmente preenchido pelo vendedor ou atendente de sua loja o relatório de vendas permite visualizar indicadores das transações, dos vendedores e dos clientes atendidos.

 

Além disso, você consegue também descobrir qual é o tempo de atendimento, qual produto possui mais vendas, desenvolvimento da sua equipe e muito mais.

 

Com essa análise dos dados de seu estabelecimento você consegue estabelecer também alguns parâmetros como: o quanto você está faturando e qual estratégia precisa ser ajustada para vender mais.

 

 

A importância do controle de vendas

 

Controlar sua empresa é entender se o planejamento estratégico está dando certo ou se precisa de adaptações.

 

O setor de vendas requer muita atenção, pois precisa sempre estar em atualizações a fim de acompanhar o mercado. Os clientes querem ser impactados pelas empresas e por isso sempre acompanham tendências, tecnologias e inovações. Para que decidam qual local comprar.

 

Logo, os relatórios de vendas ajudam a ter uma visão gerencial melhor da organização. E com isso fica muito mais fácil traçar as estratégias e metas de curto, médio e longo prazo.

 

Planilhas em Excel para desenvolver a planilha de vendas de sua empresa pode ser um processo nada atrativo. Além de ser um trabalho árduo e cansativo. Não só isso, mas os dados ficam vulneráveis e podem ser perdidos quando salvos em um documento no computador.

 

Por essa razão, implemente processos tecnológicos para fazer o gerenciamento de sua empresa. Um software de gestão e vendas garante que seus dados sejam preenchidos rapidamente, evitando erros e quaisquer problemas.

 

Sem contar que relatórios impressos não são interessantes. Por isso faça a automatização dos seus processos.

 

Relatórios de vendas: como ele pode ajudar no controle da sua empresa

Como fazer um relatório de vendas

 

Bom, agora que você viu o que é o relatório de vendas e como ele é importante, vamos falar sobre como fazer. Assim você conseguirá avaliar o desempenho comercial do seu negócio. Vamos aos três passos para construir um relatório de vendas eficaz para o seu negócio.

#1 – Registre as informações corretas

 

Fazer um controle de vendas não é só preencher diversos dados para ter um relatório completo. Além disso, na hora de mensurar as informações pode levar tempo para achar os dados necessários para análise.

 

Portanto, tenha em mente para quem este relatório se destinará, como por exemplo: gerentes, vendedores ou o próprio proprietário do estabelecimento.

 

Desta forma consegue-se criar um relatório com uma linguagem mais adequada, assim como obter as informações corretas a serem analisadas.

 

Além disso, é importante também saber qual é o objetivo desse controle de vendas. Assim é possível entender o que se busca com os dados inseridos como:

 

  • Faturamento dos melhores períodos;
  • Retorno sobre investimento (ROI);
  • Aumento do valor médio das vendas;
  • Melhorias no planejamento estratégico.

 

Se você precisa entender sobre o faturamento do seu negócio. Nesse caso, as informações para esse relatório são ticket médio, produtos com mais saída e etc.

 

#2- Padronize seus relatórios

 

É importante que o layout desses relatórios sejam padrão, ou seja todos os colaboradores da empresa devem utilizar o mesmo. Pois assim, fica mais fácil de localizar as informações e métricas necessárias.

 

O relatório deve ser de fácil entendimento e leitura. Não basta apenas inserir os dados sem ter uma estrutura lógica.

 

Em geral, o relatório precisa ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Ou seja, gráficos e figuras facilitam o entendimento das informações.

 

#3- Inclua prazos e metas

 

Quem trabalha com vendas sabe que é preciso estabelecer metas. Assim é possível observar se o seu estabelecimento está conseguindo alcançar ou não aquele desafio proposto.

 

Por isso, inclua metas no controle de vendas, pois desta maneira fica mais fácil identificar se os seus vendedores estão conseguindo vender ou não. E caso os indicadores indiquem que as metas não estão sendo atingidas, pode ser o momento certo para rever as estratégias de vendas do estabelecimento.

 

Além do mais, estabeleça prazos para esses relatórios. Assim você consegue ter um controle de suas vendas com mais assertividade, seja por períodos como semanais, mensais ou até mesmo anuais.

 

 

Quais dados devem constar no relatório de vendas

 

Se for parar para pensar quais dados envolvem neste relatório, você deve ter notado que há muita informação. Porém, você deve analisar apenas os dados de acordo com os processos de sua empresa.

 

Se você quer um ter controle de vendas eficiente em sua empresa, veja a seguir quais informações devem conter no seu relatório.

 

Dados do faturamento

 

É importante controlar o valor total das vendas, assim como a quantidade de produtos vendidos. Desta maneira, você consegue entender como está o desempenho do seu negócio.

 

Ticket Médio de vendas

 

Defina qual é o ticket médio das vendas gerais, assim como o ticket médio de cada produto ou serviço. Identifique o valor unitário da venda. Com essas informações, é possível entender se a empresa está tendo lucros ou prejuízos.

 

Taxas de conversão

 

A fim de ter um retorno positivo para o estabelecimento é normal que empresas façam investimentos em seus negócios. Por isso, é importante identificar quantas pessoas se envolveram com o estabelecimento e se tornaram clientes efetivos da organização.

 

Dados dos clientes

 

Outro índice importante é entender os dados dos clientes, pois eles podem ter grande interferência no desempenho de vendas da loja. Muitos indicadores podem ser úteis em seu relatório de vendas como: satisfação dos compradores, percentual de devoluções, nível de lealdade entre outros fatores.

 

Indicadores dos vendedores

 

Essa métrica deve ser muito bem avaliada, pois é como sua equipe está te ajudando a conquistar seus objetivos e metas. Se houver falhas com seu time todo o desempenho do seu negócio pode ser prejudicado. Portanto, fique atento à quantidade de e-mails enviados, telefonemas feitos, reuniões agendadas, propostas enviadas, negócios fechado, número de clientes prospectados, pois com essas informações você consegue analisar o desempenho de cada um para motivarem a sempre oferecer um ótimo atendimento. O entusiasmo é o grande sucesso de suas vendas.

 

 

Quais são os benefícios de um sistema de controle de vendas gratuito MarketUP

 

Ainda que as planilhas de vendas sejam muito úteis, existem outras opções mais modernas e eficazes para os empreendedores. Uma delas é o sistema de controle de vendas gratuito MarketUP. Com este sistema, você não precisa sequer perder tempo criando ou buscando uma planilha de vendas para usar em sua empresa.

 

Por meio do controle de pedidos de vendas é possível ter todas as informações do que foi vendido, assim como dados do cliente. Além de otimizar as vendas, esse recurso permite ainda que os empreendedores tenham mais segurança em seu controle de saída de produtos. Desta forma, oferece um controle maior na gestão do seu negócio.

 

Até o processo de devoluções de produtos, que costumam ser uma dor de cabeça para empresários, pode ficar mais fácil. Isso é possível com a ajuda de um recurso do sistema de gestão gratuito MarketUP que permite o estorno total ou parcial de compras. E o melhor é que seu estoque e o financeiro também são corrigidos automaticamente.

 

E se a emissão de boletos é uma tarefa chata, um sistema de controle de vendas pode mudar isso. E também facilitar diversas formas de pagamento para os clientes. Além, é claro, de emitir boletos com condições especiais como descontos e facilidades no prazo do repasse padrão.

 

Por fim, um sistema de controle de vendas pode também facilitar o pagamento da comissão aos vendedores da empresa. Você pode também excluir, ajustar e aprovar bonificações de seus funcionários, além de saber quem são os seus melhores vendedores.

 

POR: Tainá Almeida

 

VEJA MAIS

5 bons motivos para você usar um emissor gratuito de nota fiscal

> O que é ERP: como um sistema online gratuito pode ajudar sua empresa

Saiba como um sistema de gestão empresarial melhora sua empresa

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários no Facebook