Romero Rodrigues: de fundador do Buscapé a investidor da MarketUP
Conheça a trajetória de sucesso de Romero Rodrigues, um dos principais nomes do mercado de tecnologia e internet do país
Se você acompanha nosso Instagram, deve ter visto que, na última semana, o time da MarketUP teve uma palestra com Romero Rodrigues. Para quem está por dentro das principais notícias sobre negócios do país, o nome não deve soar estranho. Trata-se do cofundador do site de pesquisa de produtos e preços BuscaPé, lançado em 1999. Não acaba aí: Rodrigues é investidor da MarketUP.
Antes de tudo isso, Romero estudava da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação, conheceu seus futuros sócios: Ronaldo Takahashi e Rodrigo Borges. A ideia para o que viria a se tornar o BuscaPé nasceu quase “por acidente”: Rodrigo buscava informações sobre uma impressora na internet, sem sucesso. O grupo percebeu que disponibilizar informações sobre produtos online tinha um grande potencial para um negócio.
Para iniciar o negócio, cada sócio investiu R$ 100 mensais para despesas, compra de equipamentos e desenvolvimento. O trabalho duro viria a mostrar resultados em 2001, quando grandes varejistas começaram a pagar para terem destaque nos resultados das buscas. Quando uma empresa ameaçou processar o site, primeiro caso ela aparecesse entre os resultados de busca, depois caso ela não aparecesse – suas vendas haviam caído -, os sócios souberam que estavam no caminho certo.
Em 2005, um grande investimento na empresa permitiu que o BuscaPé se tornasse o maior site de comparação de preços da América Latina. Não muito tempo depois, escritórios do site foram abertos no México, na Argentina, no Chile e na Colômbia. Em 2009, a Naspers Limited, um grande conglomerado de mídia da África do Sul comprou 91% da empresa pelo valor de US$ 342 milhões. Mesmo depois da venda milionária, Romero continuou na cadeira da presidência.
Em 2015, quando deixou a presidência da empresa que havia criado, Romero tornou-se sócio do fundo de venture capital Redpoint eventures. Atuante no Brasil desde 2012, a Redpoint tem em seu portfólio startups como Creditas, Gympass e PSafe. A nova missão do empreendedor, então, era usar sua própria experiência para ajudar a identificar e selecionar boas oportunidades para novos investimentos.
Mas seu principal objetivo na nova fase profissional era apoiar empreendedores a acelerar o crescimento de suas empresas. “A vivência como empreendedor que colocou argamassa em cada tijolo para começar sua lojinha, foi o veículo catalisador que me levou a pensar em qual seria meu próximo passo na Internet brasileira e global. Agora, nas vestes de investidor, me sinto pronto para ajudar novos bandeirantes em suas cruzadas pelas trilhas digitais”, escreveu no LinkedIn.
Quando Carlos Azevedo apresentou sua ideia de criar um sistema de gestão completo e gratuito para pequenas empresas, Romero não pensou duas vezes: investiu. Juntaram-se a ele outros astros da tecnologia: Hélio Rotenberg, presidente do Grupo Positivo, e Alexandre Hohagen, ex-vice-presidente para a América Latina de dois gigantes do Vale do Silício: Google e Facebook. Nascia, então, a MarketUP.
Por: Luis Carvalho