São Paulo abre mais de 23 mil vagas de emprego no comércio em julho
O estado de São Paulo registrou um saldo positivo de 23,5 mil novas vagas de emprego no comércio em julho. O número representa um avanço de 0,87% nos postos de trabalho formais no segmento em relação a junho. Os dados são da Pesquisa do Emprego no Estado de São Paulo realizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP), levantamento feito a partir das informações disponibilizadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
De acordo com a entidade, a alta de julho é a maior para o comércio desde novembro de 2020. O setor fechou o mês com 2,74 milhões de pessoas alocadas em postos de trabalho formais no estado, empregando, ao todo, 1,92 milhão de pessoas.
O maior crescimento foi no varejo, que somou 17,2 mil novas vagas. Já o setor de serviços criou 45,2 mil novos postos de trabalho em julho, um crescimento de 0,69% no mês. O ramo de alojamento e alimentação abriu 7,5 mil empregos; o de transporte e armazenagem, 6,9 mil; e o de serviços administrativos e complementares, 10,5 mil, este impulsionado principalmente pelas 2,4 mil pessoas que passaram a ser empregadas pelo teleatendimento.
Reabertura do comércio aumentou demanda por novas contratações
Na cidade de São Paulo, houve crescimento de 0,91% no número de pessoas empregadas no comércio em julho, com abertura de 7,7 mil novas vagas. O setor passou a empregar 862,6 mil pessoas. No período de avaliação, o segmento de serviços gerou 21,5 mil novos postos de trabalho na cidade, uma alta de 0,73% e totalizando 2,95 milhões de vínculos formais de trabalho.
Segundo a FecomercioSP, a reabertura gradual dos estabelecimentos de setores não essenciais que vem acontecendo desde maio fez surgir a necessidade de novas contratações para suprir a demanda reprimida pela pandemia de covid-19. “Estes setores estão gerando vagas, apesar da alta inflacionária, do endividamento das famílias, dos juros ao consumidor e do desemprego”, afirmou a Federação em nota.
Redação MarketUP | Fonte: Agência Brasil