sebrae - pmes Notícias
04
jul

Sebrae lança estudo sobre o perfil dos PMEs: entenda

Para comemorar seus 50 anos, o Sebrae decidiu lançar um estudo inédito sobre o cenário empresarial brasileiro. O estudo foi elaborado para fornecer uma visão geral dos pequenos empresários do país, desde suas principais características e motivações pessoais até a renda média gerada por seus negócios.

“Atlas dos Pequenos Negócios” foi lançada nesta terça-feira em evento presencial organizado pelo Sebrae na sede da agência em Brasília, também via divulgação online.

Os dados fornecidos no panorama incluirão a renda média dos empreendedores no país e a dependência dos pequenos empreendedores da renda mensal das empresas. Segundo o Sebrae, cerca de 11 milhões de empreendedores dependem inteiramente dos recursos da empresa para sobreviver.

Relevância das PMEs
As PMEs representam grande parte da força de trabalho e da economia do Brasil. De acordo com o Ministério da Economia, as micro e pequenas empresas juntas respondem por 99% dos negócios do Brasil, além de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Em termos de geração de receita, a agência espera que as PMEs gerem cerca de R$ 416 bilhões anualmente.

Eles também são responsáveis ​​pela maior parte dos empregos formais abertos no país, principalmente em 2022. Nos primeiros quatro meses deste ano, as PMEs criaram sete em cada dez empregos, ou cerca de 76% do total, segundo levantamento do Sebrae, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.

Fonte: Exame

Autor:

Nayara Bolognesi

Jornalista por formação e apaixonada por marketing digital. O meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva. Tudo sempre com bastante informação, qualidade e uma pitada de publicidade.