Sebrae lança estudo sobre o perfil dos PMEs: entenda
Para comemorar seus 50 anos, o Sebrae decidiu lançar um estudo inédito sobre o cenário empresarial brasileiro. O estudo foi elaborado para fornecer uma visão geral dos pequenos empresários do país, desde suas principais características e motivações pessoais até a renda média gerada por seus negócios.
“Atlas dos Pequenos Negócios” foi lançada nesta terça-feira em evento presencial organizado pelo Sebrae na sede da agência em Brasília, também via divulgação online.
Os dados fornecidos no panorama incluirão a renda média dos empreendedores no país e a dependência dos pequenos empreendedores da renda mensal das empresas. Segundo o Sebrae, cerca de 11 milhões de empreendedores dependem inteiramente dos recursos da empresa para sobreviver.
Relevância das PMEs
As PMEs representam grande parte da força de trabalho e da economia do Brasil. De acordo com o Ministério da Economia, as micro e pequenas empresas juntas respondem por 99% dos negócios do Brasil, além de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Em termos de geração de receita, a agência espera que as PMEs gerem cerca de R$ 416 bilhões anualmente.
Eles também são responsáveis pela maior parte dos empregos formais abertos no país, principalmente em 2022. Nos primeiros quatro meses deste ano, as PMEs criaram sete em cada dez empregos, ou cerca de 76% do total, segundo levantamento do Sebrae, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.
Fonte: Exame