Segmentos para investir mesmo em meio à pandemia de covid-19 Covid
29
jun

Segmentos para investir mesmo em meio à pandemia de covid-19

A pandemia de covid-19 mexeu profundamente com a economia mundial. Essas mudanças refletiram diretamente não somente no mercado, mas também nos hábitos e demandas de consumo da população. Quarentena, distanciamento social e restrições de funcionamento de estabelecimentos atingiram diferentes negócios de diferentes maneiras, fazendo com que empreendedores tivessem que se reinventar.

 

Novas formas de atender os clientes são um ponto fundamental no cenário em que vivemos. A necessidade de ficar em casa fez com que as compras virtuais aumentassem exponencialmente, e as empresas tiveram que se modernizar e se adaptar aos novos tempos.  Além disso, alguns segmentos, nadando contra a crise econômica, cresceram durante a crise sanitária que vivemos. Esses mercados representam uma boa oportunidade para os novos empreendedores que querem investir em um novo negócio.

 

Quer iniciar sua própria empresa, mas não sabe em que segmento deve atuar? Confira algumas dicas de setores que estão em alta hoje, mesmo diante da pandemia.

 

Compras em lojas virtuais

 

Talvez o segmento com o impacto positivo mais perceptivo durante a pandemia do novo coronavírus, o e-commerce se tornou a principal ferramenta de compras dos consumidores no último ano. A necessidade de praticar o distanciamento social fez com que grande parte da população ficasse a maior parte do tempo em casa. Nesse cenário, o uso de tecnologia e meios digitais se intensificou não apenas para usuários e clientes, mas também para as próprias empresas. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), o faturamento do setor cresceu 56,8% em 2020, atingindo a marca de R$41,92 bilhões.

 

Delivery de comida, medicamentos e outros produtos

 

Quarentena, distanciamento social e restrição de circulação de pessoas também tornaram mais usual o hábito de fazer compras através de aplicativos de delivery. Estabelecimentos comerciais dos mais diversos segmentos — mercado, papelaria, loja de roupas, farmácias — e restaurantes intensificaram seus serviços de entrega a domicílio. A estratégia foi essencial não somente para atender à nova demanda dos seus clientes, mas também para manter suas atividades lucrativas.

 

Exercícios físicas em casa

 

A pandemia também trouxe consigo o fechamento de academias. O impacto foi sentido tanto pelos alunos, quanto pelos professores. A necessidade de se reinventar fez com que esses profissionais passassem a oferecer aulas de forma on-line, através de chamadas de vídeo, por exemplo. Para aquelas pessoas que tinham dificuldade em encaixar os exercícios físicos em sua agenda, a situação também se mostrou como uma oportunidade: estando em casa na maior parte do tempo, ficou mais fácil começar a se exercitar, principalmente com a facilidade de ter um personal trainer na tela do celular.

 

Plataformas de comunicação on-line 

 

Nunca se utilizou tanto plataformas de comunicação digital como durante a pandemia. Essenciais para o trabalho home office, para aulas e cursos — que, hoje, acontecem principalmente em modo on-line — e também para que familiares e amigos se comunicassem durante o isolamento, essas ferramentas estão entre os segmentos que mais cresceram no último ano.

 

Redação MarketUP

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.