Serviços crescem em julho e avançam pelo quarto mês consecutivo
O volume de serviços prestados no Brasil cresceu 1,1% em julho, chegando ao seu maior nível desde março de 2016 e à quarta alta seguida. O setor já acumula um ganho de 5,8% entre o quarto e o sétimo mês do ano e fica 3,9% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e foram divulgados hoje, 14 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado positivo teve influência principalmente da retomada dos serviços prestados às famílias, um dos segmentos mais afetados pelas restrições e medidas de distanciamento instituídas durante a pandemia de covid-19. Alojamento e alimentação são alguns dos segmentos que fazem parte desse grupo.
Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o setor também registrou alta: ele cresceu 17,8%, já descontado o efeito da inflação. Por essa comparação, o setor teve a quinta taxa positiva em sequência. No ano, a taxa acumula alta de 10,7%. Em 12 meses, o setor passou de alta acumulada de 0,4% em junho para 2,9% em julho.
Serviços familiares e profissionais puxaram alta no setor
Das cinco atividades avaliadas pelo IBGE, duas tiveram peso relevante no crescimento do setor. Os serviços prestados às famílias registraram alta de 3,8%, acumulando um ganho de 38,4% entre abril e julho. O segundo segmento que mostrou recuperação é o de serviços profissionais, administrativos e complementares, que avançou 0,6% e cresceu 4,3% nos últimos três meses. Esse último grupo — formado por consultorias, serviços de advocacia, entre outros — superou o patamar pré-pandemia pela primeira vez, ficando 0,5% acima do nível de fevereiro do ano passado.
Ambas as categorias de atividade foram duramente atingidas pela pandemia, pois dependem mais da circulação de pessoas nas ruas. De acordo com o Instituto, o avanço da vacinação contra o novo coronavírus beneficiou para que os segmentos tivessem resultados mais positivos.
Nos serviços prestados às famílias, a pesquisa destaca hotéis, restaurantes, serviços de buffet e parques temáticos, atividades cuja procura costuma crescer em julho devido às férias escolares. Já nos profissionais, administrativos e complementares, foram destacadas as atividades jurídicas, de engenharia e soluções de pagamentos eletrônicos.
Redação MarketUP | Fonte: CNN Brasil