Empreendedorismo
23
mar

Startup: o que é e como funciona esse modelo de negócio

Saiba quais são as características que diferenciam uma Startup de um negócio comum

A palavra startup ficou conhecida nos anos 90, durante o êxtase da internet, quando muitos empreendedores do ramo de informática mostravam suas ideias inovadoras e encontravam muitos financiadores para seus projetos. Tais empresas, principalmente associadas à tecnologia, deram origem ao Vale do Silício, localizado em São Francisco, nos Estados Unidos. Deste local surgiram empresas como o Google, Twitter, Facebook e Apple.

A partir desta época diversos estudiosos fizeram análises sobre o assunto, que é reflexo da nova fase do empreendedorismo digital. Um trecho do livro “Projeto de Proposição de Valor”, do empreendedor Alex Osterwalder, ajuda a entender melhor o significado do termo: “O conjunto de características que você observa em seu público pode te deixar inteirado sobre o mercado”. Além do conceito, o livro apresenta várias ferramentas e exercícios para colocar em prática com clientes reais. Tudo para que a empresa aprenda a criar valor.

O fundador da YCombinator, a mais bem-sucedida aceleradora de startups do mundo, define o modelo de negócio em duas palavras: crescimento rápido. Tudo do negócio está associado ao crescimento, ele foi desenhado para isto e comprovado que funciona na geração valores monetários em velocidades nunca antes vistas. Já para ABStartups – Agência Brasileira de Startups, esse modelo de negócio têm sua base tecnológica, um modelo de negócios repetível e escalável.

De modo geral, uma startup não possui movimentação de caixa o suficiente se entender como uma “empresa”. O maior exemplo é o Google, que só faturou depois de gastar mais de U$S 100 milhões em quatro anos.

Para gerir este tipo de negócio é preciso saber aprender com os seus erros e não se abalar com a frustração. Com ideias estratégicas diferenciadas e equilíbrio, a chance de sucesso pode ser grande.

APRENDA COM QUEM SABE

Para saber como criar (e tocar) esse tipo de negócio, é necessário aprender como ele funciona. Pensando nisso, deixamos 3 dicas de livros para novos adeptos das startups:
• A Startup Enxuta, de Eric Ries – O livro é o básico para o iniciante do assunto. Ele é completo, e de fácil leitura.
• “Motivação 3.0”, de Daniel Pink – Este livro ensina como o empreendedor pode deixar sua equipe animada e engajada.
• “De Zero a Um”, de Peter Thiel – O escritor deste livro tem experiência no Vale do Silício. Ele é cofundador do PayPal. O livro tem ainda alguns comentários de Mack Zuckemberg, criador do Facebook. Seu enredo é para mostrar que inovar e mudar o mundo é possível.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.