Usuário

Informe abaixo os dados para a criação do usuário que será o administrador do sistema

Domínio

Crie um endereço exclusivo para sua empresa acessar o sistema de gestão MarketUP

CONTA CRIADA COM SUCESSO!

Para ativar sua conta e começar a utilizar o MarketUP, basta seguir as instruções enviadas para o e-mail abaixo, utilizado no seu cadastro de administrador.

OCORREU UM PROBLEMA!

Não foi possível, neste momento, completar sua solicitaçao e criar sua conta no MarketUP. Pedimos desculpas pelo ocorrido e solicitamos que tente novamente.

TENTAR NOVAMENTE
Crie sua conta em
1 Minuto
100% grátis

Team Building: como adotar essa estratégia na sua empresa

MarketUP > O que é  > Team Building: como adotar essa estratégia na sua empresa
team-building-o-que-é

Team Building: como adotar essa estratégia na sua empresa

Um dos principais desafios com que gestores modernos precisam lidar diariamente é a produtividade – ou falta dela – de sua equipe. Afinal, qualquer empresa depende (e muito) da boa produtividade de seus colaboradores para entregar resultados tangíveis e, é claro, lucrar. Mas como fazer isso quando a equipe está desmotivada? Demitir todos e contratar novos funcionários não é uma opção prática, então nem cogite a ideia. Mas uma técnica é capaz de melhorar a situação: o Team Building.

Se você jamais ouviu falar no conceito de Team Building, não se preocupe que vamos explicar tudo num instante. O termo em inglês pode ser traduzido como “construção de equipe”. E, como é possível concluir, trata-se de uma estratégia corporativa que visa melhorar a relação entre os funcionários da empresa. Transformá-los, de fato, em um time calibrado, integrado e mais eficaz. Assim, espera-se que a equipe seja capaz de entregar resultados ainda mais satisfatórios.

O melhor é que o Team Building é bem-vindo em qualquer empresa, seja uma loja de roupas ou uma hamburgueria. Então, se você deseja aplicar essa estratégia em seu negócio, continue lendo e preste atenção nas dicas que separamos.

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO TEAM BUILDING?

team-building-empresas

É capaz que você esteja perguntando a si mesmo neste momento: “por que eu deveria perder tempo fazendo Team Building?”. Afinal, com tantas tarefas que ocupam o dia a dia, dedicar algumas horas semanais com isso parece perda de tempo. Mas, como todo bom gestor sabe, se dedicar a tornar a equipe mais eficaz trata-se, na verdade, de um investimento. E um investimento que pode resultar em vantagens tanto para os próprios funcionários quanto para a empresa como um todo. Ainda com ressalvas? Então dê uma olhada nos exemplos a seguir:

Estimula a comunicação e a interação

Durante as atividades de Team Building, os colaboradores têm a oportunidade de se relacionarem sem as amarras do ambiente corporativo. Assim, eles ficam mais livres para se conhecer, conversar, compartilhar experiências e interagir com quem têm pouco contato. Essa interação pode tornar o trabalho mais agradável no dia a dia e deixar os funcionários mais felizes e satisfeitos. E quem não quer isso, não é?

Reforça o espírito de equipe

Espírito de equipe pode ser o que falta na empresa para levar adiante projetos que demandam participação de muitos colaboradores. Afinal, quando se reúne uma equipe que mal conversa entre si, pode ser difícil tirar alguma coisa boa do papel. A prática do Team Building contribui para reforçar esse espírito dentro do ambiente de trabalho e criar uma equipe sincronizada. Quem sabe o que pode surgir daí…

Deixa colaboradores mais motivados

Às vezes, a rotina no trabalho contribui para que os funcionários fiquem desmotivados, percam o foco e, consequentemente, a produtividade. Mas quebrar essa rotina estressante com atividades de Team Building pode reverter essa situação. Isso porque os colaboradores têm a chance de aliviar a tensão do dia a dia de maneira saudável e divertida. E ficam mais motivados para retornar ao trabalho.

Atenua conflitos internos na equipe

Toda equipe possui alguns atritos entre seus membros, isso é natural em qualquer trabalho que demanda muitas pessoas. Mas esses conflitos internos não contribuem em nada para a realização das tarefas ou para a empresa como um todo. Investir tempo em Team Building pode dar aos funcionários a chance de se conhecerem melhor e resolver esses problemas pessoais. Daí, todo mundo sai ganhando.

Aumenta a produtividade da equipe

Por fim, o Team Building tem a função primordial de tornar os funcionários mais produtivos. Afinal, uma equipe unida e sincronizada pode realizar muito mais do que alguns colaboradores que mal se falam durante horas. Uma equipe que se conhece conhece as forças e fraquezas de cada membro e consegue trabalhar melhor. No final de cada mês, ou até da semana, os resultados serão muito mais significativos.

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

COMO APLICAR O TEAM BUILDING NA EMPRESA

team-building-atividades

Ainda que muitos gestores reconheçam a importância do Team Building para suas empresas, é comum que não saibam como fazê-lo. Afinal, como promover a cooperação entre seus funcionários fora da empresa para que o façam mais dentro dela? Não é tarefa fácil, é verdade, mas com algumas técnicas é possível obter sucesso e aumentar a produtividade nos negócios. Veja como:

Leve sua equipe para fora da empresa

Propor alguma atividade lúdica dentro da empresa pode parecer estranho e inibir ainda mais seus colaboradores, então leve-os para fora. Pode ser num parque, campo de esportes ou qualquer outro lugar ao ar livre que tenha bastante espaço. Desde que não seja qualquer tipo de ambiente corporativo, está valendo.

Proponha fazer atividades em equipes

Fora da empresa, você deve propor a seus funcionários que dividam-se em equipes. Ou, se preferir, o próprio gestor pode separar as equipes para evitar as famosas “panelinhas”. Então, proponha alguma atividade que só pode ser realizada desde que todos trabalhem juntos. Se não tiver nenhuma ideia, falaremos sobre isso mais adiante no texto.

Esqueça na empresa a postura de chefe

Lembre-se: sua posição de chefe deve ficar somente na empresa. Fora dele, o ideal é que o gestor tenha uma postura e atitude de líder. Ou seja, aquele que não está acima de seus funcionários, mas ao lado deles. Então oriente-os, elogie, mostre interesse e, principalmente, incentive que outros façam isso entre si também.

Incentive a comunicação e a cooperação

O objetivo desse exercício é aproximar seus colaboradores e dar a eles um espírito de equipe, certo? Então é seu dever incentivar que todos interajam, ajudem uns aos outros, se conheçam mais e trabalhem como um time. Mas nem pense em forçar isso sobre seus funcionários, deixe que cada um sinta-se pronto para tal.

Não deixe que todos esqueçam as lições

De que adianta ter todo o trabalho para unir a equipe se todos se esquecerem disso ao entrar na empresa? Se você quer fazer seu Team Building valer a pena, não deixe que seus colaboradores deem um passo atrás. Continue incentivando a comunicação, a cooperação, dê encorajamento, etc. Com o tempo, resultados virão.

COMO FAZER: 3 ATIVIDADES DE TEAM BUILDING

team-building-como fazer

Selecionamos, a seguir, três dicas de atividades perfeitas para o Team Building. Existem muitas outras possibilidades, é claro, mas estas podem ser aplicadas aos mais variados tipos de equipes. Lembre-se das dicas anteriores ao propor as atividades e, logo mais, você terá uma equipe nota 10 nas mãos. Dê uma olhada:

#1 – 2 verdades e 1 mentira

O objetivo desta atividade é simplesmente aumentar a intimidade entre os funcionários. Cada um deve escrever em um pedaço de papel duas verdades e uma mentira sobre si mesmos, marcando a falsa. Em seguida, um colega deve ler os três itens para todos, que devem tentar adivinhar qual das afirmações é falsa.

#2 – Escape Room

Você com certeza já ouviu falar nas Escape Rooms, as famosas “salas de fuga” que se popularizaram recentemente. Então por que não levar sua equipe a uma delas e propor que tentem se libertar da sala trabalhando juntos? Essa atividade é perfeita para exercitar a comunicação e cooperação entre todos, além de ser bem divertida.

#3 – Mão na massa

Você conhece o programa de entretenimento culinário MasterChef? Se já, conhece bem as regras do programa: várias equipes devem preparar um prato trabalhando juntas. Os resultados costumam ser os mais variados. Então que tal propor algo parecido para as equipes de sua empresa? O objetivo é que todos aprendam a trabalhar juntos sob pressão, assim como pode acontecer no ambiente de trabalho.

Por: Luis Carvalho

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários no Facebook