Gestão e Vendas
08
jun

Use as técnicas da PNL para alavancar suas vendas

A Programação Neurolinguística é uma técnica responsável por entender o que se passa no subconsciente das pessoas

Segundo dados da Serasa Experian, a projeção de crescimento de vendas de uma loja online em 2018 seria de 15%, chegando ao volume de 220 milhões de pedidos e um faturamento de R$ 69 bilhões, isso só no Brasil. Usar da PNL para vender pode te inserir nestes número e melhorar seu relacionamento com o cliente.

Se você souber o que é PNL e treinar seus vendedores a usarem as técnicas corretas da Programação Neurolinguística, as chances da sua empresa vender mais são grandes.

O que é a PNL?

A PNL ou Programação Neurolinguística, é um sistema de conhecimentos múltiplos baseados na mente e no comportamento das pessoas. As técnicas de PNL permitem a alguém compreender de maneira mais fácil o funcionamento interno da cabeça das pessoas, o subconsciente delas.

Entender o que é PNL envolve conhecer alguns vícios da mente humana. Um desses vícios é o contágio pelo mundo externo.

Por que aplicar as técnicas de PNL?

Só para você ter uma noção, especialistas em comportamento humano, pesquisadores, médicos e até mesmo CEOs de grandes empresas utilizam essa metodologia para ajudar seus colaboradores a terem uma noção melhor de como funciona o comportamento dos clientes.

Dessa forma, a PNL pode ser utilizada em diferentes meios sempre com o objetivo de te ajudar a conhecer um indivíduo e deixar claro quais seriam suas escolhas com base nos estímulos mentais recebidos por essa pessoa.

Sendo assim, a PNL pode ser usada na Psicologia, na Pediatria, no Coaching e até nas vendas.

Ela serve para qualquer nicho! Tudo vai depender dos objetivos dos profissionais e do estudo de perfil de seus clientes.

Técnicas de PNL para vender mais

1. Conheça o espelhamento

Ter as mesmas atitudes corporais do outro é uma forma de se igualar ao estado de espírito dele, pois isso criará uma certa identificação entre vendedor e consumidor.

Isso acontece porque ao criar um espelhamento das atitudes corporais de um indivíduo ao qual está na sua frente é possível fazer ele se identificar mais com você.

Imagine que você entra em uma sala de reunião a fim de vender seu produto ou serviço para o CEO da empresa.

Mas o homem está sentado à sua frente com os braços e as pernas cruzadas, um sinal claro de defesa.

Sua missão como vendedor é espelhar a linguagem corporal dessa pessoa para gerar identificação com ela. Assim, a negociação fica até mais fácil.

Mas espelhar não tem a ver apenas com a sua postura corporal diante do cliente. Sua roupa também diz muito sobre a sua futura relação com o cliente e pode impactar nas decisões dele.

Por isso, não adianta chegar de terno e gravata para uma reunião com o dono de uma mecânica, o qual vai te receber de camisa e calça jeans, não é?!

Isso nos volta às técnicas de rapport. Conecte-se ao seu cliente!

2. O cuidado com tom de voz

Outra técnica de PNL muito usada quando o interesse da pessoa é vender é o cuidado com o tom de voz.

Isso porque ela pode influenciar negativamente na sua venda caso você não conheça o que é PNL e não aplique essas técnicas.

Com o tom de voz correto você transmite confiança e credibilidade ao cliente. Isso, alinhado à técnica de espelhamento, pode trazer o sucesso da sua venda.

Imagine um vendedor chegando na empresa do cliente para fazer uma reunião na certeza de fechar negócio.

Ao entrar na sala ele se depara com um diretor comercial nervoso, agitado, falando alto e muitas vezes gritando com os demais. Um vendedor comum enxergaria naquilo um péssimo dia para vender alguma coisa.

Já um mais experiente sabe que se o cliente está agitado, sua mente implora por algo que o tranquilize, o tire do conflito e da agitação.

Por isso é preciso falar de forma mais calma, dando respiro entre as frases e em um tom muitas vezes mais baixo e neutro do que o diretor estava usando até poucos momentos atrás.

Dessa forma as técnicas de PNL te ajudam a quebrar aquela correria e a pessoa começa a te dar atenção pelo simples fato de trocar o tom e a maneira de falar.

3. Conte sua luta e desafios

Nessa técnica dentro do conceito de o que é PNL é interessante falar da história da sua empresa e a luta necessária para crescer e ser reconhecido no mercado.

Mostrando as dificuldades do seu negócio no começo, você cria a tão falada identificação com o seu cliente justamente porque ele também passou por uma batalha para conseguir crescer.

Por exemplo, no dia da reunião para fechar a venda, fale das suas dificuldades para conseguir fazer a empresa crescer e conte um pouco da história do seu negócio e como foi para começar a trabalhar nessa área.

Seu cliente vai se identificar porque com todo empresário brasileiro foi assim no começo: difícil e até mesmo cansativo.

Dessa forma fica mais fácil oferecer um produto ou serviço o qual atenda as necessidades do cliente, pois já não existem mais barreiras, pelo contrário, começa a nascer uma conexão.

Afinal, as barreiras foram derrubadas quando o vendedor colocou em práticas suas técnicas de o que é PNL e aplicou suas táticas no momento da venda.

4. Faça uma oferta imperdível

Crie uma oferta, mas não uma qualquer, uma oferta irresistível para seu cliente. Essa pode ser a técnica de PNL arrebatadora para fechar negócio.

Então coloque nessa oferta tudo que pode gerar valor para o seu cliente e isso pode ser uma garantia, bônus ou até um desconto.

Assim, você surpreende ao oferecer algo novo, algo que seus concorrentes não fazem, algo que faça o seu consumidor se sentir único e prestigiado.

Viu, não é muito complicado utilizar os conhecimentos sobre o que é PNL no dia a dia das vendas na sua empresa, você só precisa conhecer as técnicas certas para isso.

Mais informações acesse: Ideal Marketing

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.